• Tutorial • Cabelos Pretos

22.3.17

Um tutorial sobre cabelos pretos?! Sim! Engana-se quem imagina que ter e manter cabelos pretíssimos sem nenhuma forma de manutenção é super fácil. Ok, é bem mais simples em comparação com as demais cores, no entanto, por ser um cabelo com químicas constantes, não deixa de ser necessário cuidados com eles também! Hoje vou falar um pouco sobre essa cor, considerando minha experiência. Já tive cabelos pretos de várias formas e "por vários caminhos", então, vou expor os prós e contras de todas aquelas que tive oportunidade de passar até o momento. Espero ser útil! :3
Meu cabelo natural é castanho escuro, mas desde os 13 sempre o mantive na cor preta, até os 19, que foi quando começou minha fase colorida. De fato, a cor preta é uma das minhas favoritas porque é a mais fácil de manter, e a que mais combina comigo. Eu acredito que a cor vai bem com tudo, e dá um ar bem dark, o que gosto bastante. Minhas colegas de trabalho sempre me perguntam o que faço para mantê-lo sempre pretinho e com cara de recém pintado/hidratado, por este motivo, resolvi escrever este tutorial. Pretendo comentar especificamente sobre tratamentos e manutenções numa próxima!

• 1º Ponto: Opções/Objetivos (Tinturas de Farmácia, Fantasia e Henê)
Eu já usei diversas tintas de farmácia, tintas fantasia e Henê. O que posso dizer à respeito delas é: sobre as tintas de farmácia, todas costumam cumprir bem com o quesito cor, embora algumas marcas tenham uma fixação melhor, e também, o modo de aplicação mais fácil. Aquelas tintas naturais são boas porque não tem amônia, no entanto, acabam saindo mais rapidamente. O que gosto nas tinturas da Koleston é aquele gelzinho hidratante que vem junto, é uma maravilha. Sobre a tinta fantasia, que são aquelas que geralmente as marcas oferecem cores como azul, rosa e afins, sobre a cor preta das mesmas posso dizer que o resultado da cor vai depender muito de sua base. Se for um cabelo escuro, ficará preto com aquele aspecto "banho de brilho". Se for tons mais claros, pode acinzentar facilmente... Nesses casos, compensa mais optar por uma tinta com amônia para conseguir o preto perfeito. Sobre o Henê: melhor opção para manter preto e liso, sobre qualquer textura de fio! No entanto, eis a grande ressalva: o Henê é totalmente incompatível com qualquer outra química. Para retirá-lo do cabelo, somente crescendo e cortando. Já ouvi falar de um produto que promete retirá-lo, mas nunca testei. Está nos planos futuros testar quando entrar em processo de transição, já que atualmente, estou usando o produto. É bom em questão de custo x benefício, porém, é definitivo!

Então, resumidamente:
Tintas de Farmácia / Profissionais: melhores opções. Fácil de aplicar, dá pra retirar.
Tintas Fantasia / Banhos de brilho: boas para manutenção. Saem facilmente.
Henê e afins: ótima opção para solução definitiva, só sai cortando o cabelo.

• 2º Ponto: Pintura/Truques de Manutenção
Pretendo aprofundar a questão do tratamento e manutenção em outra publicação mais específica, conforme fiz as demais. Aliás, para cada cor, pretendo seguir esse roteirinho, então, sobre essa parte, vou dar apenas uma dica rápida. Para quem gosta de fazer as coisas em casa como eu, é bem simples, basta estar com os cabelos em boas condições de hidratação e comprar o produto de sua preferência em uma loja de cosméticos. Aplique conforme as instruções da caixa, e faça o retoque mensalmente, ou conforme suas necessidades! O que recomendo como truque é: utilizar quinzenalmente uma boa máscara de tratamento que também faça banho de brilho. A que uso e recomendo é a Black Mamba da Lola. Ajuda muito a manter os fios sempre em dia, e não precisar ficar pintando sempre. É compatível com Henê (pelo menos, nunca me aconteceu nada usando!) e deixa os fios em ordem.
• Finalizando: assim como comentei no tutorial de cabelos coloridos, é imprescindível que seu cabelo esteja em bom estado antes de começar a pintar. E é até melhor à longo prazo. E por quê?! Bom, porque um cabelo hidratado, irá segurar melhor a tintura, e não ficará com aquele aspecto palha após a pintura. Até mesmo as tinturas convencionais ressecam um pouco por conta da amônia, portanto, é bom dar uma hidratada boa nos fios antes de começar. Também é mais fácil prevenir do que remediar, não é mesmo?! No mais, recomendo muito o teste de mecha, e a nutrição também do couro cabeludo, para evitar o envelhecimento precoce dos fios, principalmente quem já tem fiozinhos brancos e precisa pintar com maior frequência! É sempre bom mantê-lo nutrido para evitar que os fios engrossem ao longo dos anos usando a química frequente das tintas. E é isto! Não deixem de seguir um bom cronograma capilar, inclusive em breve vou expor uma disciplina simplificada à quem interessar. Espero que tenham gostado deste singelo tutorial, e deixem seus comentários. :3

Nota: publicação não patrocinada.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Amo meus pretinhos, uso henê só na franja, pra caso algum dia se eu quiser recolorir, não precisarei cortar heheh quero muito achar a black mamba, parece ser ótima, mas não encontrei na loja onde compro Lola, vou ter que comprar pela net :/
    bjão sua linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia, Nay! Eu acho legal a praticidade. Acredito que irá gostar da máscara! Beijão :3

      Excluir
  2. Adorei as dicas, vou guardar este post para quando eu quiser voltar para o preto. Eu sinceramente nem lembro qual tinta eu usei hauhauhau

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado, Tary! <3

      Excluir
  3. Gostei muito! ^^
    Preto é a minha cor favorita pra cabelo, inclusive foi a primeira que usei! Nunca pensei em usar henê, até pq tenho progressiva e gosto de ter a liberdade de mudar de cor de vez em quando. Tava mesmo pensando em testar o tom preto das marcas que vendem fantasia pq meu cabelo é escuro e queria saber como ficaria, mas ele é difícil de achar hahahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deb! <3 Você encontra muito mais facilmente pela internet. Mas recomendo mais como banho de brilho, devido a facilidade com que sai. O lado bom é que como você já tem a química da progressiva, usar uma fantasia não vai prejudicar! Depois conta como ficou! *-* Beijos

      Excluir
  4. Que legal, acho muito lindo cabelos pretos, mas eu não tenho vontade de pintar, nem quando ficarem brancos e eu vou é deixar eles cinzas quando eu estiver mais velha e com cabelos brancos, o que não vai demorar porque já tenho um monte, hahaha

    www.blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho legal quem mantem o cabelo natural pela vida toda. É bonito, embora pessoalmente gosto de mudanças. Beijão Jess!

      Excluir
  5. Meu namorado tem o cabelo preto natural, fico até com raiva.
    To pretendendo pintar meu cabelo de pretinho daqui uns tempos, então to sempre a procura de dicas e inspirações. :3


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa bem, que do jeito que a senhorita é, vai sentir saudades dos cabelos coloridos rápido, rápido! Hauhaua! Beijão!

      Excluir
  6. Boa tarde Jaqueline

    Tenho cabelo natural castanho escuro, no comprimento +ou- do tamanho do seu nessas fotos⬆
    Última vez que pintei e cortei foi pra ir no Rock na Praça do ano passado (muitos meses atrás) e também por insistência usei progressiva.
    Também utilizo Koleston (Preto Azulado 26) pelo hidratante e pela boa fixação, ouvi falar na mesma tintura só que em versão espuma o que promete ser menos agressiva para os fios, mas até então nunca usei.
    Desde tal evento meu cabelo está sem nenhuma tintura ou química.E apesar de ser o único homem aqui não sou muito vaidoso rs ^^
    Por isso gostaria de saber qual tintura ou método devo utilizar pra mantê-lo sempre bem preto, liso e com cara de recém pintado/hidratado.
    (Fantasia e Banho de Brilho não me interessam muito pois não desejo que a cor saia logo).

    Pelo o que tu disse Henê é que oferece tal aspecto bonito, liso/recém pintado, mas depois ainda pega a progressiva?

    Parabéns pelo trabalho ❤
    Desde já agradeço 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oierr! Primeiramente, seja muito bem vindo aqui no blog! <3 Sempre que houver qualquer coisa que puder ajudar, pode vir aqui que será bem recebido! :3

      E bom, nesse caso, indicaria o uso do Henê mesmo! Não vai nem precisar de progressiva depois, porque ele mesmo pinta e alisa, é gradual, mas é definitivo, e ficará SEMPRE com o aspecto liso recém pintado e preto! No entanto, há ressalvas: ele é totalmente incompatível com qualquer outra química, então, se um dia você desistir dele, só esperando crescer e cortando mesmo.

      Há outras opções que demandariam mais trabalho e seriam mais facilmente reversíveis, porém, o Henê vale a pena por ser o melhor custo benefício para o que você procura no momento!

      Espero ter ajudado! ^^
      Beijão! E muito grata pelo carinho!

      Excluir
  7. Eu adoro um cabelo pretinho básico uma pena que o henê já não está mais fazendo bem aí Cabelo e vou precisar parar com química por um tempo.adorei seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuramente estou pensando em uma série de postagens falando sobre químicas e métodos alternativos de aquietar nosso volume, heuhe! Beijão Su! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS