Tutorial • Como tirar boas fotos com o celular?!

4.6.16

Adivinha quem veio com mais um tutorialzinho! Quem me segue no Instagram, sabe que boa parte das fotos que publico por lá são tiradas com celular - apesar de eu postar bastante coisa com a minha câmera profissional também. E esses dias, conversando com uma amiga, a loca vai e me solta um "adoro tuas fotos do Insta, mas são todas tiradas com tua Canon, não é?!" Não gente! Imagine só se eu tivesse que tirar aquela câmera nada discreta toda vez que quisesse fotografar algo na rua ou até mesmo em casa?! Pensando nisso, hoje vim compartilhar algumas dicas básicas pra quem quer melhorar suas fotografias tiradas com o celular! E não, não é preciso ter um celular foda, com uma câmera foda (se você já tiver, ok! Mas nada que seja absurdamente necessário). Exemplo disso são as primeiras fotos do meu Instagram - que já fiz uma retrospectiva aqui - e que muitas delas foram fotografadas com um Moto G (aquele primeira geração que tem uma câmera têrriveu!) Heuhe!
Sim! Todas com celular, exceto a do próprio celular, claro! Heuhe
• Iluminação: Não adianta! 90% da qualidade da foto vai estar vinculada à boa iluminação, não há pra onde fugir! Então, dê preferência para fotografar o que deseja sob ótima iluminação. Se for iluminação natural, melhor ainda! Caso esteja fotografando algum objeto à noite, coloque próximo alguma fonte de luz, para deixar o mais claro o possível. Dependendo da câmera do teu celular, uma fotografia à noite pode sair com muito ruido - até a minha câmera do celular que é relativamente boa fica com ruido quando fotografo sem boa iluminação. Uma foto bem tirada, nesses parâmetros já é meio caminho andado para melhorar - essa é a dica mais importante!

• Ache um bom ângulo: Explore os ângulos quando for fotografar! Se, de repente, uma fotografia de frente não favorece o que está fotografando, tente de cima, dos lados, vá fazendo testes. Isto serve para tudo, tudo, tudo - eu mesma, costumo tirar várias fotos para depois decidir quais dela irei usar e apago o restante. Se for foto de Outfit (alô Vivs!) use algum suporte para deixar o celular em pé, reto e programe o timer para lhe ajudar! Praticamente todo celular tem essas funções básicas. Depois, é possível arrumar o enquadramento em programas básicos de edição no pc, ou no próprio celular! 

• Bons editores de imagem: Para o Insta, costumo usar o próprio editor do aplicativo, que costuma suprir todas as minhas necessidades, que são, basicamente, o percentual do filtro, e a saturação. Mas existem vários que dá pra utilizar, como o Vscocam, Candy Camera, enfim, eu mesma, uso apenas o editor do Instagram que atualmente está bem completo, na minha opinião. No computador, uso programas basiquíssimos como o Picasa 3 e o Photoscape. Eu realmente não manjo muito de edições, tanto é que mal sei mexer no Photoshop - apenas pra fazer o básico do básico. Heuhe! 
Como viram, não há nenhum segredo. Essas três dicas básicas são o que costumo seguir para fotografar todas as fotos com o celular - e até mesmo com a câmera, porque são as mais importantes. Sobre a edição, sou da opinião de que quanto menos, melhor - mas vai da necessidade e ponto de vista de cada um. Para mim, uma boa foto é feita na hora em que é tirada, quanto menos deixar para a edição, melhor! Sem contar que, ninguém vai querer perder muito tempo editando uma foto para publicar no Instagram, não é mesmo?! Espero que tenha ajudado, e qualquer dúvida, deixem comentários.

Nele você encontra noções básicas sobre enquadramento, ISO, flash, obturador, enfim...
Várias dicas básicas detalhadas para câmeras compactas e profissionais. :3

You Might Also Like

6 comentários

  1. Miiiga, se a câmera do Moto G é ruim, imagina a do Moto E hahaha mas tendo luminosidade, até um V3 tira fotos boas (sqn haha).

    Quem dera conseguir tirar todas as fotos com a Canon, mas é pesada pra caramba! Engano fica difícil mesmo usar a qualquer hora, mas o celular é uma mão na roda, sem contar a praticidade: usar ele pra tirar a foto, pra editar e pra postar <3

    Ahh, me diz uma coisa: qual o modelo da tua Canon? E lente(s)? Gosto muito da Canon, de conhecer todos os modelos de corpo e mente, mas só tenho a lente do kit #chora haha

    Um beijão pra ti, Jaque?

    www.vultuspersefone.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migaa, obrigada por estar sempre comentando! <3 E na realzona, a iluminação é a alma do negócio, o resto, é criatividade. De verdade! E a minha lente também é a do kit, miga! Heuheuhe! Não tenho tanto dinheiross o quanto gostaria para investir na parada, mas ainda pretendo comprar uma de foco fixo, uma 50tinha! <3 Eu acabo usando essa lente diferente só quando vou tirar fotos pro ensaio, que é do meu amigo. Mas a minha do kit cumpre bem com o pouco que uso dela, até o momento. Logo mais quero essa outra, a 40tinha também e uma Instax! *u* #OremosPelaRiqueza!

      Excluir
  2. Nem assim consigo, acho que ainda sou uma negação pra fotos! >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sua boba, se não tentar, não vai melhorar! u.u

      Excluir
  3. Ótimas dicas Jaque!
    A questão da iluminação é tudo mesmo! Você pode ter tudo perfeito que se a iluminação não estiver de acordo, já era a bora foto. ^^
    Adorei o post!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, sua linda! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS