Tutorial • Como Renovar o Guarda Roupas?!

6.6.16

Eu tô inspirada nos Tutoriais, né?! De fato, gosto muito de compartilhar dicas básicas de coisas que aprendo, porque aí acabo até aprendendo mais com vocês também, então, hoje, vou aproveitar que dei uma pausa no meu projeto Renovando o Guarda Roupas (que já vem correndo há um ano ou mais), e compartilhar dicas fáceis de como renovar o guarda roupas - principalmente sem gastar muito! Antes, gostaria de comentar um pouco sobre a pausa: basicamente, parei com a compra das roupinhas novas e atualização do conteúdo aqui no blog porque estou eliminando bastante peso. Então, não vi sentido em comprar peças de roupas que depois de um tempo, eu nem iria mais usar. Mas pretendo sim voltar com o projeto assim que possível, aguardem que virão muitas novidades.
Recorte do meu Instagram
Primeiro passo: Destralhe totalmente o seu guarda roupas! (+Infos)
Se você é o tipo de pessoa que acumula muitas roupas e sapatos que não usa, agora é um momento muitíssimo importante. Faça num dia que estiver com muita disposição, principalmente se tiver roupas demais, mas não deixe de fazer, pois, é o passo primordial mais importante para a renovação do guarda roupas: tire todas as roupas e acessórios do seu guarda roupas e coloque de volta apenas as peças que você realmente usa e quer manter por algum motivo. O mesmo vale para sapatos e acessórios. Esse destralhe vai abrir espaço para o novo vir, principalmente se você também pensa em uma adaptação de estilo. Doe as roupas que não irá usar mais para pessoas carentes, faça uma boa ação! Também vale vender aquelas peças mais sofisticadas, há bastante grupos no Facebook para isto! O bom é que a venda também vai lhe gerar umas verdinhas para investir em peças novas! ;)

Plus: Se você tem roupas que gostaria de "se livrar", mas não pode ainda porque não tem outra equivalente, crie uma lista de espera no celular, ou no computador, e registre todas. Eu tinha uma lista de espera grande, porque a maioria das roupas que tinha, não atendiam mais ao meu gosto pessoal, então, fui renovando com o tempo. Assim que comprava uma peça equivalente, doava / vendia e tirava o nome da lista de espera. É definitivamente muito útil! 

Segundo passo: Dê jeito naquelas roupas que precisam de conserto! (+Infos)
Eu já fui o tipo de pessoa cuja desorganização no guarda roupas beirou o caos de tanta roupa precisando de conserto que eu ia acumulando, e simplesmente esquecia! É um zíper que quebra, um botão que falta, enfim... pegue todas estas roupas e separe do restante. A dica aqui é bem simples: ou conserta, ou manda embora. Não coloque de volta no guarda roupas, uma vez lá, dificilmente você irá usá-la ou lembrar de consertá-la! Pode confiar na Phyx! 

Terceiro passo: Para não acumular coisas, adote a ideia do "entra um - sai um"! (+Infos)
Eu sou uma pessoa bastante modesta com relação à vestuário. Sempre estou revisando o que tenho guardado, e o que não uso, passo pra frente de alguma forma. Ou dou para alguém, ou vendo. Acredito que não adianta ter muitas coisas no guarda roupas, porque definitivamente, não iremos usar tudo aquilo sempre, então, prefiro ter pouco, e ir substituindo conforme o giro das estações, ou até enjoar da peça de alguma forma. Para isto, adotei a política do meu "mínimo necessário", então, eu tenho um número "x" de peça "x" que eu preciso ter, e vou trocando conforme minhas necessidades. Ajuda muito a poupar dinheiro também. Há um exemplo de postagem aqui no blog sobre sapatos, mas dá pra aplicar ao vestuário e até acessórios, basta adaptar às suas necessidades! 

Quarto passo: Descubra do que gosta, e no que gostaria de investir! (+Como fiz?!)
Este passo é para os interessados em mudar de estilo, ou aprofundar mais o seu vestuário em um estilo específico! Faça uma boa pesquisa, com bastante imagens de referência sobre o estilo de vestuário que você gostaria de adotar, e identifique as peças chaves! Eu fiz isto duas vezes aqui no blog, e foi a luz na minha vida! Acessem o primeiro texto aqui, e o segundo aqui. Tenha em mente também, as classes de roupas que você precisa investir, por exemplo: roupas de frio, roupas básicas para o trabalho, roupas de academia, enfim, o que encaixar em sua necessidade. Tendo o tema, e a classe na cabeça, fica muito mais fácil organizar as compras! 

Quinto passo: Faça algumas wishlists para direcionamento. (+Como fiz?!)
E como organizar as compras?! Faça wishlists! No meu caso, as wishlists servem para duas coisas: para me direcionar quanto ao que estou necessitando no momento, e para exercitar o intercâmbio de peças que eu gostaria de usar! Nem sempre tudo o que gosto é adaptável ao meu vestuário no geral, então, eu acabo fazendo uma wishlist por estação do ano, para ter essa visão geral sobre meu guarda-roupas. Sempre estou ligada no tipo de peça que me favorece, e no tipo de peça que eu gostaria de usar, e vou decidindo se vale a pena adquirir ou não, encaixando aquela peça de uma forma geral no meu guarda roupas. Geralmente, tento manter um certo equilíbrio nas wishlists, colocando um pouco de tudo o que preciso, assim, consigo cumprir com as duas ideias. Não se sinta na obrigação de comprar nada! Pense sempre no que você precisa, muito mais do que no que você quer!

Sexto passo: Revise sempre! (+Infos)
Eu acredito que renovar o guarda roupas é um processo constante, porque sempre estamos comprando roupas novas, mesmo quando não estamos nesse projeto. Então, é sempre importante estar revendo o que comprou, se usa ou não usa, o tipo de peça que costuma ficar parada no guarda-roupas, basta ter um olhar mais atento, que conseguimos identificar facilmente estas peças. O oposto também deve ser feito, sempre tem aquelas peças e sapatos que usamos mais, e que precisam de uma troca com maior frequência. Revise sempre, doe sempre que precisar e venda, se for possível!  

Finalização: Estipule seu tempo e seu investimento. Compre aos poucos! 
Renovar totalmente o guarda roupas é uma missão que requer paciência, se for feito da maneira certa! Sair comprando loucamente vários tipos de roupas, sem direcionamento algum, só vai fazer gastar muito dinheiro, e não atingir realmente o objetivo que muitas vezes está vinculado à mudança de estilo e tudo mais. Você acaba acumulando coisas, e vai sempre se sentir insatisfeito com o que comprou, portanto, vale a pena repensar nesta postura, se realmente estamos precisando, ou se estamos apenas cedendo à impulsos sociais - se é que me entendem. Estipule seu tempo, pause se precisar, e vá comprando aos poucos! Destine um percentual pequeno de seu ganho no mês, e recorra à sua wishlist para ver o que está precisando! Faça sua lista, e atenha-se à ela o máximo possível. 

Algo que tem me ajudado bastante à renovar meu guarda roupas, são os projetos de vestuário que venho desenvolvendo aqui no blog, e projetos que citei lá no início do blog que faria! Mas vale lembrar que uma renovação tem que ter em pauta, em primeiro lugar, seu gosto pessoal, e o que você gostaria de usar! Espero ter ajudado mesmo que minimamente com as dicas de hoje!

Gostou do conteúdo?! Compartilhe, link-me, mas por favor, não saia utilizando meus tutoriais sem consideração alguma pelo meu esforço! :( Há um carinho e um trabalho tão grande por trás de cada texto, que é simplesmente desmotivador encontrar meu conteúdo (mesmo que nas entrelinhas) por aí, sem créditos. Vamos todos nos valorizar e nos ajudarmos!  
No mais, caso você precise de uma ajuda mais ativa na renovação de seu guarda-roupas, eu ofereço este serviço que apelidei carinhosamente de "consultoria alternativa" pessoalmente na cidade de São Paulo (outros lugares à consultar!), clique aqui e saiba mais informações! Até logo. :)

You Might Also Like

12 comentários

  1. O terceiro passo é essencial! Eu aprendi com a mãe de um amigo, que fez a neta dela trocar quase todo o guarda-roupa depois da festa dos 15 dela! Ela ganhou muitos presentes, aí a avó dela falou assim: "Adivinha quem vai dar muitas roupinhas e sapatos pro brechó?"

    E ela foi lá e deu tudo <3
    Eu acumulo muita roupa pra consertar/modificar, e acabo deixando tudo parado, sabe? É uma boa dica mesmo. Amanhã, que é dia de folga, vou organizar direitinho e já separar o que é pra modificar ou consertar.

    Tuas dicas ficaram muito boas, Jaque!
    Beeeeeeijo!

    http://vultuspersefone.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado, sua linda! <3 Logo mais pretendo aprofundar as dicas, falando sobre as "classes" do guarda roupas, vamos ver se crio mais algum tutorial interessante... Beijão!

      Excluir
  2. Eu tinha tanta roupa bonita, mas agora preciso renovar tudo hauhua que droga!
    Amo suas roupas pretas e trevosas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh muito obrigada sua linda! <3

      Excluir
  3. Olá!
    Cara, eu amei a dica da lista de esperas. Como nunca pensei nisso? Σ( ° △ °|||)
    Phyx, vai fazer algo com nu goth ainda? Eu percebi que tenho muitas peças desse estilo no armário e queria saber um pouco mais sobre ele. O que eu encontro é sempre vago ou não está em português -q Adoraria ver J-goth também, é um estilo maravilhoso, riquíssimo em detalhes ( > c < ). Com esse teu armário divo vai ficar facinho ♥
    Beijinhos, Shima-chan
    http://cha-e-manju.blogspot.com.br/
    http://fashionunicornsdf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muitíssimo feliz em ter ajudado, sua linda! Estava com saudades de você por aqui, viu?! Sobre o Nu Goth, a boa notícia é que ele sairá em breve! (Na verdade, eu estou esperando o cabelo crescer mais um pouquinho, pra fazer um corte mais a cara do estilo) e tô vendo de comprar um sapato. Vai demorar, mas é um dos próximos, então, não será uma demora tããão grande. :P Já o J- vai demorar um pouquinho sim, infelizmente. Mas uma hora sai, me acompanha. <3

      Felizona com teu comentário! Beijo linda!

      Excluir
  4. Você deveria fazer um ebook com essas dicas e assim alcançar mais pessoas para te contratar! Porque de fato, é muito TRUE o que você falou e deu como dicas!
    | A Bela, não a Fera| | Coisas diferentes nas casas da Finlândia|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia, vou pensar em algo assim quando voltar com o pc, muito obrigada pela dica! <3 Beijão!

      Excluir
  5. Adorei o post Jaque!
    Vai super ajudar quem estiver precisando passar por essa renovação de guarda-roupas.
    Ficou bem didático.
    E sobre o post em si, concordo com tudo que você falou. E sempre faço muito do que você falou também. Entra alguma coisa, sai outra. Rever peças que estão paradas a muito tempo. Tirar outras que estão muito gastas. Consertar o que precisa ser consertado. Ajuda bastante ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! Obrigada pela visita, sua linda. <3

      Excluir
  6. Que dicas ótimas, eu tenho poucas peças que não uso, porque já coloquei várias a venda, hehe mas pretendo fazer peças novas de acordo com o que gosto esse ano, estou precisando muito, principalmente vestidos e blusas de frio

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda ver! <3 Logo mais estarei fazendo as minhas próprias roupinhas também! *-* Beijão Jessie!

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS