Eu, Robô - Isaac Asimov (Livro)

12.9.15

Eu tenho a paranóia de pensar que não estou lendo o bastante, mas agora que parei para ver, até que estou indo razoavelmente bem! Estou quase terminando O Perfura Neve, e faz alguns dias que finalizei Eu, Robô do meu autor favorito, Isaac Asimov! Confesso que demorei bastante para ler, porque tinha esquecido o livro dentro da minha bolsa, mas eu finalizei e é isto que importa! Ontem tive um pequeno pico de energia na madrugada, aí desci para a minha mesinha uma pilha de livros, incluindo praticamente todos os últimos envios da Editora Aleph, e pretendo focar na leitura para diminuí-la. Também continuo com o projeto de ler todos os livros do Asimov... vamos em frente! Hoje venho deixar registrado as minhas impressões sobre este livro.

Por falar em Editora Aleph, vocês viram que eles fizeram um novo canal no Youtube? Achei simplesmente maravilhoso, porque eu adorava ir aos eventos da Editora principalmente por causa das novidades do mundo sci-fi, e agora, com essa proximidade, fica tudo mais fácil! E acessível também, já que quem não pode ir aos eventos, pode desfrutar um pouco do que é discutido neles através dos videos. A apresentação é feita pelo diretor Fromer e o editor Lameira, os mesmos que costumam apresentar os eventos. Muito bom, sugiro fortemente uma conferida! ^^ E bom, voltando ao livro...

Sobre a História:
Sensíveis, divertidos e instigantes, os contos de Eu, Robô são um marco na história da ficção científica, seja pela introdução das célebres Leis da Robótica, pelos personagens inesquecíveis ou por seu olhar completamente novo a respeito das máquinas. Vivam eles na Terra ou no espaço sideral; sejam domésticos ou especializados, submissos ou rebeldes, meramente mecânicos ou humanizados, os robôs de Asimov conquistaram a cabeça e a alma de gerações de escritores, cineastas e cientistas, sendo até hoje fonte de inspiração de tudo o que lemos e assistimos sobre essas criaturas mecânicas. Verdadeiro marco na história da ficção científica, Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência. (www)
Comentários:
Depois desta descrição, não tem nem o que falar, né? O livro é simplesmente sensacional, com contos instigantes que prendem nossa atenção e nos levam numa verdadeira viagem ao mundo dos robôs e consequentemente, da ficção científica. Asimov era mestre, não canso de repetir isto aqui no blog, porque seus livros me conquistaram desde a primeira vez que tive oportunidade de ler Fundação. As histórias são simples de compreender, e cheias de significado. Uma leitura fluida, totalmente descomplicada, mas que requer atenção, ao acompanhar as resoluções da psicóloga roboticista Susan Calvin. Os contos formam uma linha do tempo que, atrelada à vida da psicóloga, vão narrando o desenvolvimento dos robôs, amparados pelas Três Leis da Robótica, criadas por Asimov. O mais incrível disto tudo foi o impacto dessas leis na própria ciência! Eu sou totalmente fascinada por estes acontecimentos, ainda mais quando a vida imita a arte! Recomendo muito a leitura, principalmente para os iniciantes neste gênero, portanto, se você provavelmente nunca teve contato com a literatura de ficção científica, este livro é um ótimo ponto de partida! Esteticamente, o livro é lindo, a nova edição da Aleph está incrível, como puderam ver. As páginas são grossas, os capítulos curtos e bem divididos o que facilita o fluxo da leitura. Recomendo de olhos fechados! A cada livro que leio, me torno ainda mais fã do Bom Doutor! E claro, como poderia deixar de favoritar um livro sobre robôs como este?

Para os curiosos:

"Houve um tempo em que o homem enfrentou o universo sozinho e sem amigos. Agora ele tem criaturas para ajudá-lo, criaturas mais fortes que ele próprio, mais fiéis, mais úteis e totalmente devotadas a ele. A humanidade não está mais sozinha. [...] Os robôs são uma espécie melhor e mais perfeita que a nossa." Dra Susan Calvin (Psicóloga Roboticista da U.S. Robots and Mechanical Men, Inc) ♥ É sério, estou com muita vontade de reler mesmo após finalizá-lo. Sobre o filme, eu ainda não o assisti, mas não vejo boas críticas sobre ele. Fiquem de olho no Desafio 365 que aparecerão comentários sobre o filme por lá! 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu tenho MUITA vontade de ler as coisas desse cara, até conversei com meu pai sobre isso e ele adora! Haha. Eu morro de medo de robôs, mas ok, quem sabe um dia eu leio. Lembro que vi alguma cena perdida do filme, mas nem me liguei...

    Já viu a série Humans? Se não me engano, os robôs tem um chip em homagem às leis que ele criou, pra que eles não machuquem os humanos, haha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não precisa ter medo não, muito pelo contrário, é uma leitura que vale a pena!
      E nunca vi essa série, vou procurar pra assistir, afinal, robôs! <3

      Excluir
  2. Sou apaixonada pela capa desse livro, a fonte é linda, adoro o foco no robô envolto de cores tão claras.
    Isaac Asimov é daqueles autores que morro de vontade conhecer, mas me perco para começar, mas esse post me deu aquela animação para me organizar e ler pela primeira vez um livro dele escolhendo alguma das opções na biblioteca que frequento.

    Dragões em Júpiter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ray, se você aceitar uma indicação, inicie pela série da Fundação, não irá se decepcionar. É claro que este livro também é um excelente começo, mas todos os livros da Fundação são os meus favoritos do Asimov! Beijos <3

      Excluir
  3. O livro parece mesmo incrível.
    Depois vou procurar pra ler, por que me deixou curiosa ^^
    Mas também, é só falar que é livro que eu já quero ler.. não tem jeito... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo demais, Monezita!
      É excelente pra você ver se tem interesse pelos temas de ficção em livros!
      Beijos linda!

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!