Guarda Roupas • Organizando Sapatos

3.5.15

Nesta publicação você também encontrará: noções sobre inventário de sapatos, organização "logística" e de consumo e comentários sobre compras como parte do projeto Renovando o Guarda Roupas. Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

O Inventário
Faz alguns dias que comecei a idealizar um inventário adequado para meu guarda-roupas. Resolvi começar "de baixo para cima", então, peguei o Evernote e comecei a anotar todos os calçados que eu considero essenciais, e que eu realmente usasse. Considerei as estações, os tipos de sapatos e li bastante publicações online que falavam sobre o tema. O foco era montar uma lista do que eu realmente preciso e irei usar. Pesquisando, cheguei em oito "classes regentes", e depois, escrevendo o que era importante para mim em cada uma delas, atingi o meu número "ideal". Neste número, inclui tudo o que considerei, dentro do meu armário/estilo, o mínimo necessário para conseguir compor visuais variados, sem sair do estilo. Também encaixei os calçados que já tenho, ou seja, considero que a minha lista ficou bem completa, mas falta bastante coisa.

Logística e Consumo
Com a minha lista pronta, criei uma regra básica: ela será meu mínimo necessário, levando em conta o que disse anteriormente. A menos que eu veja algo que realmente goste e seja diferente (mas que vale a pena comprar), tentarei manter meu número, seguindo a ideia do "entra um - sai um". Ou seja, só vou substituir um calçado quando ele já estiver pedindo por substituição, ou quando eu achar que ele não se encaixa mais no meu gosto, o que acontece. Não vou citar números porque acho que isso é muito pessoal de cada um, então, quem estiver idealizando algo semelhante, considere mais as dicas e não os fins, dado que cada um tem necessidades diferentes. Um exemplo: quase não uso salto, então, porque elaboraria uma lista cheia deles, compreende? É isto.

Quero tentar deixar de lado impulsos e prezar pela qualidade. É claro que como amante de moda alternativa, sempre vou querer algo novo ou diferente, mas antes disso, o importante será pensar em outras coisas mais relevantes em primeiro lugar. Considerar outros princípios mais gratificantes do que o simples consumismo, e é claro, economizar verdinhas para as minhas experiências - que nenhum objeto compensa. E bom, deixando de lado os termos "filosóficos" da coisa, embora tenha sentido necessidade de explicar por estar falando bastante sobre minimalismo ultimamente, as pessoas tendem a confundir o conceito com "ter o mínimo possivel", sem perceber que o importante é ter o suficiente, levando em conta nossas prioridades. É nisso que quero focar. Resumindo tudo: já que é pra ter, que seja de um jeito organizado!

As oito grande "classes" e sites de referência
Bom, as oito grandes classes que consegui identificar foram: chinelos - sandálias - sapatilhas - sapatos - botas/coturnos - cano alto - tênis - outros, lembrando que fiz essa classificação baseada no meu estilo pessoal, ou seja, no meu armário ideal, considerando o que realmente uso e não uso. Se alguém estiver se inspirando no meu projeto, pesquise, leia bastante e procure as próprias classes relevantes. Enfim, dentre os sites que foram úteis como referência: Amo Sapatos, que me proporcionou uma lista básica completa, na qual fui eliminando o que não era adequado para mim; M de Mulher, com uma lista também completa para comparação com o site anterior; e os alternativos Nosferotika e Madessy, que foram os únicos a abordar o assunto dentro do estilo que me atrai. E vi bastante coisas interessantes no blog da Anna também, que está na mesma saga que eu!

Os Resultados
No momento, tenho uma lista básica de todos os itens de calçados que preciso comprar. É claro que inclui nestes, os sapatos que já tenho, deixando em aberto apenas os itens que posso comprar de agora em diante. Os sapatos excedentes já coloquei à venda, ou doei, agora basta focar no que está em falta e pronto. Ainda estou pensando se vale a pena publicar as compras aqui ou não. O que acham? E ah! Resolvi começar pelos sapatos porque estes não sofrem diretamente a influencia do projeto Mais Leve, e afinal, com os sapatos já certinhos, daqui a um ano posso me focar apenas no vestuário.

Organização
• Prioridade para sapatos de uso recorrente, como os básicos.
• Entra um → sai um (que não estiver havendo uso).
• Entra um → deve ser guardado na parte específica, (e precisa ter uso).
• Vou comprar? → Penso se é realmente necessário ou impulso.
• Quanto mais versátil e flexível, melhor.
• Fazer uso do Homy Fads (indicação da Vivien).

Para elaborar a lista levei alguns dias e fiz muita pesquisa, porque acho importante a gente ter noção do que coloca numa lista de compras. Ter cuidado para não colocar itens para nos guiar apenas por tendências ou moda, e sim analisar nosso estilo pessoal e elencar coisas que realmente vamos usar. Espero que tenha ajudado com as dicas e inspirado bastante mentes criativas por aí!
Mais alguém já pensou nesta questão? Compartilhe comigo!

You Might Also Like

20 comentários

  1. Olá!

    Olha, achei bem interessante isso. Tenho um bocado de sapatos que não uso, principalmente de salto, mas parte deles eu ganhei, geralmente evito comprar porque sei que não vou usar. Estou pensando em aderir também, mas isso vai demorar um pouco.

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Curti seu blog. :*
    http://luxferia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já optando por comprar apenas o que gosta, e doando o que não usa é um início!
      Eu que agradeço a visita! :*

      Excluir
  2. bom, pelo menos, em questão de calçados e bolsas, posso dizer que sou minimalista! haha tenha muito poucos mesmo. Nunca tive essa obsessão maluca que algumas mulheres tem por bolsas e sapatos. (minha irmã é uma que faz coleção de bolsas. nunca entendi). Gasto mais com roupas mesmo. :\ mas calçados, posso contar nas duas mãos quantos tenho..e ainda sobram dedos. Mas muito bacana ver esses posts teus. dá pra perceber que tu investiu um bocado de tempo pesquisando sobre isso mesmo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, percebi logo que precisava de um direcionamento quando entrei na faculdade de Têxtil e Moda e comecei a me sentir influenciada por aquela áurea de ~ter roupas~sabe. Ai comecei a pisar no freio antes da virada. E acho que pesquisando a gente descobre bastante coisas legais, por isso fiz questão de ir um pouco mais além...

      E olha, a minha irmã é do mesmo jeito, eu realmente não entendo, parece que nada tá bom, nada é suficiente, vive reclamando e se metendo em dívidas. E isso eu jogo na fuça dela mesmo, quando ela vem reclamar pra mim. u.u Huhauhauha! Eu ganho bem menos que ela e "tenho" de tudo, (no sentido de que não me falta muita coisa) e pra ela, sempre está faltando aos montes. Acho engraçado isso, e ela ainda quer usar minhas roupas! Huahuahah! Mereço, né?

      Obrigada pela visita de sempre Bia! <3

      Excluir
  3. Eu gasto mais com roupas, tenho poucos sapatos mas adorei seu projeto, o importante é não sair gastando horrores pra depois ficar tudo entulhado.
    Parabéns pelo blog, beijos e boa semana!

    Vana&Maki
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem cheguei a o ponto que tenho o básico para um bom look, a questão é comprar o que realmente for usar ..... Porque o que vejo de gente que compra a Renner inteira e não usa nem a metade não esta no gibi ....

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, por isso o consumo consciente! <3

      Excluir
  5. Ok, isso foi muito útil. Eu tenho muito sapato e na maioria das vezes esqueço o que eu tenho e acabo usando sempre os mesmos ou comprando algo igual, haha.

    http://omb.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece, principalmente quando temos "muitos". Mas o importante é usar! :)

      Excluir
  6. Cara, desde que comecei a comprar minhas próprias roupas (coincide com a época em que comecei a usar moda alternativa) penso muuuuuuito antes de comprar alguma coisa, seja sapato ou até mesmo as roupas e acessórios. Hoje eu tenho o total de 6 pares de sapato, tem gente que acha pouco mas pra mim é mais que o suficiente. Tô com um coturno parado, tô bem enjoada dele e pretendo vender pra comprar outro (de verniz, tenho desejado verniz como nunca antes kkkkkkkk).
    Fico feliz de fazer essas escolhas mais minimalistas e necessárias, porque além da questão da grana tem a questão do espaço disponível na minha casa pra guardar sapatos (beeem limitado) e meu próprio uso diário que se resume a coturno e tênis.
    Acho que vou usar essa estratégia de organização pras roupas também. Sinto que ultimamente tenho comprado um monte de blusas no impulso de achar que podem formar um look legal, mas que estão paradas no guarda-roupa há um tempão e_e

    Beijos!
    Burlesque Suicide

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal! Eu adoro ouvir histórias de quem faz a coisa funcionar, porque afinal, é o meu foco também! Tanto por questão de usos quanto espaço!

      E siiim, aplica no vestuário também! Essa parte deixei pra escrever depois, porque estou tratando de cada "area" de uma vez só, mas faz sim. Funciona do mesmo jeito e você tem um resultado bem feliz, diga-se de passagem! Hauhauha! Caso queira acompanhar, ficarei feliz em encontrá-la por aqui nas próximas publicações! <3 Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  7. Eu admiro tua organização e queria ser capaz de fazer o mesmo. Andei dando uma limpa no meu armário. Calçado é uma coisa que pra mim dura aaaaanos, eu compro realmente pouco (pela durabilidade e também pq tenho um gosto chato pra calçilda). Sou adepta do sai um entra outro há algum tempo, porém no momento não tenho o que tirar (pq uso tudo) mas estou precisando adquirir 1 ou 2 pares por motivos de necessidade/atividade e estou em neura pq não quero me desfazer de nenhum outro rsrs!
    E saltos altos uso pouco, embora use... tenho uns 3 apenas o resto é salto anabella que eu uso mais direto. No mais, organização é o que há, faz a gente usar o que tem e comprar somente o necessário. Parabéns pelas iniciativas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Saninha! Fico feliz com um elogio vindo de você! <3 E poxa, se precisa, compra sem dó! Aproveita a oportunidade e escolhe bem do seu estilo! *-*

      Eu também sou bem desatenta com compras de calçados pra falar a verdade. Eu acabo repondo apenas o que uso com bastante frequência e acaba ficando gasto, no mais, é bem difícil eu comprar roupas novas. Alias, acredito que a ultima vez que comprei uma peça de roupas foi quando trabalhava numa loja... Acabo sempre comprando outras coisas, por isso esse projeto veio em boa hora porque acabei ficando com pouquíssimos mesmo! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
    2. Vou ter que comprar mesmo não tem jeito haha!
      Como eu costuro, compro pouca roupa, MAS compro muito tecido, então já viu né? Um monte de tecido esperado pra virar roupitcha! Eu preciso me controlar pra não ficar comprando todo tecido bonito que vejo na frente, a sorte é que tecido é muuuito mais barato q roupa pronta, com 20 reais em tecido eu faço 2 saias ou 1 saia e uma blusa, por exemplo.

      Excluir
    3. Com certeza! Tecidos é um paraíso sem fim, com infinitas possibilidades! Eu também gosto de visitar lojas de tecidos embora ainda não compre nenhum. (Um ainda bem grande viu?) e poxa, acho que inicialmente eu acabaria na mesma situação que você, produzindo sem parar. O bom mesmo é o preço, ne? Não tem nem como contestar! <3

      Excluir
  8. Sapatos sempre será um dos meus pontos fracos... haha
    Sempre acabo comprando algum por impulso, mas eu uso, não fica guardado pra sempre não.
    Adorei as dicas.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huumm, bom mas como vc é modelo precisa de variedade não?! De qualquer forma, o importante é o uso! <3

      Excluir
  9. Oi querida!

    Obrigada por mencionar o meu blog no seu post! Fiquei muito feliz!
    Passei os últimos dias apanhando com a transição de endereço e mudando o layout do blog, mas agora está tudo finalizado e posso me dedicar a fazer spam de comentários no seu blog!

    Botei mais 2 sapatos pra vender no Enjoei! Boa sorte pra nós!

    http://anna-costa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte pra nós! Hoje já vendi algumas coisas também! *-*

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!