Olhar Abstrato • Simetria

16.4.15

Quinta parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

Está sendo bastante gratificante dar continuidade à este projeto. Estou aprendendo muito com o livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, analisando cada capítulo e tentando dar a melhor representação para ele aqui no blog. Os resultados, vocês vem acompanhando por aqui faz algum tempo já. O legal é que já idealizei como será a exposição final, lá em Dezembro. Então, vamos colocar gás no projeto para ele não sair do planejado. Há alguns dias, comentei um pouco sobre closes interessantes, hoje é a vez de discutir o conceito de Simetria!
Mogi das Cruzes - Galeria de Imagens
Theatro Municipal, São Paulo
Na hora de fotografar, sempre procuro pelo equilíbrio, talvez, reforçando o fato de que tenho uma tendência natural de gostar de uma composição mais organizada. Aplicar esse conceito à fotografia é uma maneira muito simples de torná-la bela, uma vez que temos esse instinto natural primitivo pela ordem. A ideia essencial da simetria é criar harmonia e equilíbrio, no entanto, a linha que separa a beleza do tédio é tênue. Sempre devemos ficar atentos para a composição não parecer perfeita demais, dando boas vindas aos pequenos detalhes que fazem da foto algo organizado, mas não excessivamente.
O conceito de simetria é o meu favorito, por isso, foi bem fácil encontrar imagens na minha galeria para representá-lo. Lembrando que para criar uma boa foto, não existem regras, mas existem alguns truques que podem facilitar a composição, a simetria é um dos melhores. Na imagem acima, ainda apliquei o conceito que discutimos anteriormente, dando um close na estrutura que fotografei no Parque Villa Lobos! Essa é uma das minhas fotografias preferidas, pois parece um desenho! Sempre gosto de lembrar aqui que não sou fotógrafa profissional, portanto, fico muito feliz quando sinto que acertei. Esta é uma delas! Nas duas fotografias que abrem a publicação, também podemos sentir que há uma organização no elemento fotografado, que atrai o olhar.

Conselho do dia: encontre o equilíbrio. 
Câmeras: Nikon D40 e Princesa Leia

You Might Also Like

14 comentários

  1. Oie! Adorei seu Blog. E vou procurar por esse livro para melhor as minhas fotos. Confesso que sou péssima. Rs.

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos!
    Que lindo esse teatro em SP. Tô encantada... ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é magnífico, logo mais publico todas as fotos que tirei dele! Sensacional. ♥

      Excluir
    2. Deu até vontade de fazer um ensaio nessas escadas com uma roupa meio dark medieval com uma iluminação mais dark também.. acho que ia ficar lindão! haha

      Excluir
    3. Seria legal mesmo! Pena que não pode fazer ensaio lá. ):

      E Monte, eu apaguei sem querer o seu comentário do outro post, não deu nem tempo pra ler. Entrei pra responder pelo celular e meu dedo gordo apertou excluir ao invés de publicar. )))): #eternamentetriste

      Excluir
  3. Também não sou fotógrafa profissional, e nem entendo sobre o tema - diga-se de passagem-, mas essa foto do Theatro Municipal ficou, simplesmente, perfeita, Jaqueline!

    Beijões! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, obrigada Ma! <3 Fico feliz com seu elogio!

      Excluir
  4. Amei, cada foto linda demais, a simetria realmente torna a foto perfeita^^!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simetria é um dos conceitos que mais embelezam as fotos. Inclusive, está presente em tudo na natureza, até em nós mesmos. <3

      Excluir
  5. As fotos ficaram lindas, mas essa do theatro municipal ficou demais, gostaria de saber descrever como gostei da foto, mas serve o belíssima mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei contente! A visita ao Theatro é ainda mais inexplicavelmente bela aos olhos! Recomendo caso algum dia venha pra Sampa! <3

      Excluir
  6. Que fotos lindas, passam um ar tão (simetrico? hahahaa) puro sabe? De coisa fluida, perfeita, bonita. As medidas ornam e isso brilha aos meus olhos! Gosto demais. Um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que comentário legal, fiquei muito feliz que tenha conseguido atingir o objetivo da publicação! Volte sempre! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS