Guarda-Roupas • Organização

14.4.15

Hoje daremos andamento ao projeto Renovando o Guarda Roupas com algumas dicas de organização. Eu ainda não tive oportunidade de comprar o guarda-roupas, como falhei em prever, porque as circunstâncias da vida me levaram à morar numa república atualmente. Portanto, é bem provável que eu tenha que adiar o primeiro passo por alguns meses, mas já estou resolvendo a questão e procurando uma casa para alugar para solucionar não somente esta, mas outras questões mais importantes. Atualização dada, vamos ao que interessa.

As dicas de organização que dividirei com vocês hoje foram fruto de uma pesquisa bem detalhada, que incluiu até mesmo a organização de gavetas e sapatos. No entanto, antes de sabermos como organizar mais à fundo as peças, precisamos ter noção de como começar a organizar totalmente o armário, para que o momento de escolher uma roupa para sair não seja tão demorado. Portanto, separei algumas dicas que irei aplicar nessa primeira fase do projeto, e que vocês podem aplicar em casa também. Acompanhem!

• Destralhar totalmente o guarda-roupas.
Uma ótima maneira de iniciar a organização do guarda-roupas é retirar tudo o que há nele, analisar peça por peça, e decidir o que fazer com cada uma delas. Nesse primeiro momento, localizamos peças que não usamos mais, que não servem para doação e teremos que descartar. Isso serve para meias velhas, meia-calças rasgadas, roupas íntimas, peças muito manchadas, enfim, tudo o que você sabe que não usa, e que não servirão para doação.

• Doar roupas e sapatos a quem precisa!
Eu acho injusto vender roupas usadas com a quantidade de pessoas carentes precisando. É claro que se for uma peça bem diferenciada e única, pode valer a pena vender, mas dependendo da peça, bem melhor demonstrar um pouco de humanidade e doar para instituições de pessoas carentes e afins. O mesmo vale para sapatos e acessórios. Geralmente, decido doar ou não uma roupa quando penso na finalidade dela, e há quanto tempo não a uso.

• Separar roupas que precisam de conserto.
Não sei vocês, mas às vezes, deixo uma peça de roupa passar séculos encostada no guarda-roupas simplesmente porque descosturou, ou precisa fazer a barra e sempre fico adiando o conserto. Essa é a hora de separar essas peças que precisam de reparo e deixar fora do roupeiro, em lugar visível e levá-las para consertar - ou consertar você mesmo! - no máximo até o dia seguinte!

• Separar e organizar o restante.
Veja o quanto de espaço possui e quantas roupas precisa guardar. Organize tudo da melhor forma para você! Geralmente, dentro das divisões básicas de "calça-com-calça", "blusa-com-blusa", etc, separar por cor é melhor para visualizar exatamente o que precisamos, mas a organização, deve ser funcional para você e não para os outros. Outras formas boas de organizar é separar as roupas que usamos mais deixando-as em evidência, ou fazer um ciclo de trocas no roupeiro, colocando em evidência as roupas para a respectiva estação.

Dentro deste projeto, pretendo trazer dicas de como organizar cada espaço do guarda-roupas com ideias criativas e funcionais. No entanto, é sempre bom ter em mente que a organização de nosso armário precisa ser funcional para nós mesmos, independente do que os manuais de organização ditam.
E você, como organiza o seu guarda-roupas?

You Might Also Like

22 comentários

  1. Ando precisando arrumar meu guarda-roupa urgente... rs
    Mas to com preguiça porque a distribuição de espaço dele anda me deixando muito irritada... vou ver como vou fazer ainda... rs
    Adorei as dicas!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa nem me fale em distribuição de espaço. Te entendo. Mas vamos focar pra nosso guarda-roupas melhorar! <3

      Excluir
  2. Legal, o post!!! :) Pinterest é amooorrr <3 :D
    Beijoka, Jaqueline!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinterest é inspiração total! <3

      Excluir
  3. Eu vivo fazendo faxina no guarda-roupas. Como meu quarto é bem pequeno, acabei comprando um guarda-roupas pequeno também, então não cabe muita coisa lá dentro. Destralhar sempre é a palavra de ordem! Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque é pequeno que não merece uma organização, não é menine? E pensando bem, comprar armários menores incentiva a gente a guardar menos coisas, até porque provavelmente, nem usamos tudo o que temos na real!

      Obrigada pela visita, menine! <3

      Excluir
  4. Ai, adorei as dicas.
    Veio em boa hora.
    Com essa correria do dia-a-dia, meu quarto fica uma zona!

    Já anotei aqui pra me organizar melhor.
    Seu posta vai ajudar bastante ♥

    Beijo, beijo
    http://www.drawnwings.blogspot.com

    --
    Tirei o dia pra visitar blogs que já passaram pelo meu cantinho. O seu é um deles ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Lory! Fiquei feliz em te ajudar nessa hora, quando fizer, volta aqui pra dizer como foi? <333 E obrigada pela visita! *-*

      Excluir
  5. Queria poder era jogar o meu guarda roupa fora e usar só araras, isso simmmm. Eu amei as dicas e quando eu dar um up no meu quarto, colocarei em prática!
    Xx,
    www.dreamsinparis.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, seria legal mesmo. Só que eu gosto das portas pra fechar. Acho que fica uma cara desorganizada deixar só aquelas araras como na foto, a menos que você tenha poucas roupas. xD Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  6. Devo admitir que preciso destralhar meu guarda-roupa hahaha. Mesmo ele sendo pequeno e eu já ter dado uma esvaziada nele, sempre acho que tá muito cheio. Já estou no aguardo das dicas pra otimização de espaço <3

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre assim, a gente destralha uma vez, e quando vai ver... o tempo passou e mais roupas deixou de se usar! Hauhaua! Pode deixar que vou preparar mais coisas sobre organização, menine! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  7. Que bom quer gostou do meu blog, fico feliz. Eu adorei o seu, você é super estilosa ;)
    Organizar o guarda-roupas é uma luta né? Eu arrumo o meu e depois de poucos dias já tá uma bagunça novamente HAHAHAH

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. ): Se a gente não tem um espaço bem organizado, vulgo um lugar pra cada coisa, fica difícil mesmo manter. Ainda mais se for em pilhas!

      E obrigada pela visita e pelo elogio! <333

      Excluir
  8. Oi!
    Um tempo atrás eu arrumei meu guarda-roupas e separei algumas coisas para doar. Nunca tinha pensado em mandar roupas para o conserto, mas é uma ótima ideia, vou começar a fazer isso, dá um aperto no coração quando cai o botão de uma roupa ou ela rasga e a única saída é jogar no lixo (a única saída para quem não pensa em outras saídas, ou seja: eu).
    Seu bloguinho é um amor <33
    Ah! E obrigada pelos elogios lá no Butter Tea, fiquei feliz!
    Beijos ~
    butter-tea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que linda, você veio me visitar! Eu que fiquei feliz agora! <3 Fico feliz tbm em ter te ajudado com uma nova ideia! Obrigada pela visita.

      Excluir
  9. Ótimas dicas!!!

    Eu conheço uma ong chamada Casa André Luis. Todo ano a gente separa horrores de roupas e liga para eles buscarem na nossa casa. Ajuda tantas crianças carentes! E de quebra você arruma o guarda-roupa. Acho muito válido isso.

    Eu ultimamente, como estou no mesmo projeto que você e não estou trabalhando, estou vendendo algumas peças quase novas que estavam no meu guarda-roupas, além de alguns presentes que recebi, acho também válido a gente ter um dinheirinho extra para poder investir nele com peças que nos agrada.

    E eu separo tudo por cor, tamanho, enfim, eu sou chata em organização... kkkkkkkkkkk tudo para mim tem que estar perfeito.

    Beijos!!!

    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah claro, tem peças que vale a pena vender mesmo. Mas pra quem tá podendo, ajudar outra pessoa que precisa muito, é bem melhor a sensação. <3 Eu ainda não sei se vou ter nada realmente legal pra vender, mas ainda vou destralhar tudo, pretendo fazer ainda essa semana quando voltar em casa! Vamos ver!

      Obrigada pela visita, minha diva!

      Excluir
  10. Esse post é tudo o que eu precisava agora!! Partindo para reforma no quarto, melhor momento para já começar com tudo organizado, muito bom!!
    -T

    www.inconstanteborboleta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom se reorganizar, jogar coisas fora, se renovar, e junto com isso tudo, mandar embora velhos hábitos! Vale a pena mesmo! <3

      Excluir
  11. Arrumei o meu guarda roupa no início do mês, tirei um monte de roupas pra doação e outras que não servem pra nada, deu um baita alivio no meu guarda roupa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!