Tratamento e Manutenção de Cabelos Brancos e Platinados

16.3.15

Eu pintei o meu cabelo recentemente, e portanto, para fechar as publicações sobre Cabelos Brancos e Platinados, resolvi escrever esse guia básico de tratamento e manutenção. Pretendo publicar em breve uma Galeria de Imagens com algumas fotos pessoais dessa minha fase, que gostei bastante. De fato, cabelos platinados dão bastante trabalho, primeiramente para consegui-los e depois, para mantê-los, pensando nisso, vim compartilhar algumas dicas que funcionaram para mim, enquanto ainda era adepta do white hair!
Recém descolorido, meu cabelo não era o exemplo da saude. :P
Antes, vamos relembrar algumas publicações úteis:
• Para quem gostaria de alcançar a cor: Tutorial Cabelos Brancos e Platinados
• Para quem precisa de dicas de descoloração: Guia Básico de Descoloração

Como eu já havia escrito um tutorial sobre como conseguir cabelos brancos e platinados, e outra publicação com dicas básicas sobre descoloração, percebi que faltou informações mais consistentes à respeito de tratamento e manutenção, que de fato, não é tão simples assim. Gostaria de lembrar que não sou profissional, portanto, o que escrevo aqui são fatos baseados na minha experiência pessoal, escritos para quem também gosta de se aventurar em casa.

Tratamento
• A rotina de um cabelo platinado / branco será bem mais intensa no quesito tratamento, disso você pode ter certeza! Para manter um cabelo com esse grau de descoloração saudável, é aconselhável seguir estritamente a rotina do Cronograma Capilar, com produtos de boa qualidade. Não precisa ser os mais caros, mas opte por linhas que realmente fazem a diferença em seu fio.

• Como já ressaltei várias vezes nas publicações anteriores, é necessário muita paciência para conseguir atingir o grau de clareamento de um cabelo platinado. Se você seguiu esse procedimento com muita calma e paciência, não estará com os fios tão danificados. A solução agora, é investir em bastante tratamento para recuperar os fios. Nesse procedimento "pós" cabelos brancos, optei pelo Crono Lola, para reparar todos os danos causados pelas descolorações. Funcionou bastante, apesar do resultado gradativo.

• Nessa fase de tratamento, invista em produtos que realmente reparam os danos do cabelo. Não precisa necessariamente ser produtos voltados para cabelos descoloridos, como aqueles shampoo matizadores ou coisas assim. Invista em produtos hidratantes, se for para cabelos loiros, melhor ainda. O melhor cuidado está em produtos voltados para cabelos danificados ou frágeis, para fortalecer bastante a fibra. Recomendo: RMC Gold Black, da Amend Cosméticos; Linha Coco Brazil da Kert Cosméticos, e por aí vai... Os produtos "matizadores" para a manutenção, pois, no momento o enfoque é o tratamento.
• Mesmo após ter recuperado os fios de todo o processo de descoloração, continue tratando com bons produtos e seguindo a disciplina do Cronograma Capilar, assim previne o ressecamento e outros problemas para os quais cabelos nessas tonalidades são mais propícios.

Por que cabelos brancos e platinados são mais frágeis?
Após tantos processos de descoloração para atingir tal nível de clareamento, é natural que a fibra do cabelo se fragilize por ter suas escamas tão abertas. Ele se torna consequentemente mais vulnerável à quebras e ressecamento vindos de secadores, chapinhas ou até mesmo de agentes naturais como o Sol. Por isso é tão importante manter em tratamento.

Manutenção
• Em tratamento constante, a manutenção dos fios será necessária para manter a cor sempre viva e o cabelo, longe de tons amarelados indesejados.

Não passe mais de um mês sem retocar a raíz, principalmente se seu cabelo natural for escuro. Deixar a raíz muito grande torna mais difícil igualar as bases posteriormente, e acaba causando aquele fenômeno desagradável que toda platinada odeia: a raíz evidentemente amarelada em contraste com o cabelo branquinho. Sem contar que com menos de um dedo de raíz, com apenas uma descoloração é fácil igualar o cabelo inteiro, e portanto, causará menos danos por não precisar descolorir mais vezes para igualar.

• Utilize uma linha matizadora pelo menos uma vez por semana. Sabe aqueles shampoozinhos roxos/azuis? É recomendável utilizá-los periodicamente para manter a cor sempre branquinha e brilhante. Esses tipos de produtos neutralizam o amarelado, no entanto, não devem ser usados com frequência, porque podem ressecar - por isso, como disse anteriormente, não é recomendado utilizar esse tipo de produto para tratamento, apenas para manutenção.
Legalmente Loira, da Lola. Ótima para matizar!
Conheça alguns produtos que já comentei aqui:

Use e abuse de protetor térmico! O cabelo branco / platinado tende a amarelar e ressecar com muita facilidade ao contato com o Sol, portanto, mesmo que não seja adepta de escovas, é recomendado utilizar o produto. Também tome cuidado com piscinas e praia, pois o cloro deixa o cabelo esverdeado. Não vou indicar nenhuma solução para esse esverdeado, porque não aconteceu enquanto eu estava platinada, mas já li que leite resolve o problema.

Como consertar "manchas" em cabelos platinados / brancos?
Há três modos de consertar manchas em cabelos platinados e brancos: descolorindo, desamarelando/matizando ou tonalizando. Partindo do pressuposto de que a mancha seja muito amarelada (como uma raíz escura retocada após vários meses), ou demais cores, a melhor solução é uma nova descoloração localizada, ou um soap cap. Nesse caso, basta preparar uma porção do produto e aplicar somente onde está manchado. Para manchas amarelas/acobreadas mais clarinhas, é possível neutralizar com desamareladores ou matizadores. Há casos em que a neutralização não surte efeito, e tonalizar pode solucionar o problema.

A diferença entre desamarelador e matizador.
Desamarelador: produto responsável por retirar pigmentos amarelados do cabelo. É da cor roxa, pois conforme a Estrela de Oswald, é oposta a amarela. O resultado irá puxar para o reflexo cinza. Caso a intensidade do amarelo seja muito forte, pode não adiantar muito.
Matizador: produto responsável por remover pigmentos acobreados dos fios. É da cor azul, pois conforme a Estrela Oswald, é a cor oposta ao laranja. Se aplicado em cima de fios amarelos, podem ficar esverdeados, portanto, é recomendável aplicar no tom exatamente oposto, para que obtenha resultados desejados.
A tão falada Estrela de Oswald. Fonte: Google Images.
Este é um dos motivos que gostei bastante da linha Sexy Blonde, da Lola, pois o shampoo é roxinho e o condicionador é azul, ou seja, se complementam para uma neutralização/matização completa. É a linha que mais recomendo, nesse caso. Um exemplo de tonalizante para neutralizar tons amarelados, é o Polar Ice, da Keraton que já comentei esses dias.

Basicamente, estes são os princípios de como tratar e manter um cabelo platinado. Goste mais de tratamento do que de descolorações, e seu cabelitcho irá agradecer! Combine a manutenção, com o tratamento constante, de preferência seguindo o Cronograma Capilar, e seja feliz! Mesmo que faça o cabelo no salão, recomendo procurar se informar de bons produtos para fazer uma boa manutenção em casa! Espero que tenha ajudado. :)

Vou demorar um pouquinho a voltar, mas adorei essa fase!
E vocês? Já usaram ou tem vontade de platinar os fios?
Como tratam e cuidam dos seus platinados?

You Might Also Like

10 comentários

  1. Seu cabelo é lindo! Eu acho lindo cabelos brancos e platinados, mas deve dar um trabalhão mesmo...

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá bastante trabalho, primeiro pra alcançar, e depois, pra manter. Obrigada pelo elogio e pela visita! <3

      Excluir
  2. Cabelo platinado da um trabalho e tanto. Até tenho vontade, mas além de não ter paciência pra esperar chegar no tom, não teria muita paciência com toda essa manutenção... rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de muita paciência, porque se não, ou dá quebra, ou fica com aparência feia. /: Por isso que não resisti e acabei pintando, muito mais fácil até mesmo um colorido!

      Excluir
  3. Seu cabelo está lindo,beeeeem branquinho,e isso é difícil de conseguir e manter,tem que ter muita dedicação.
    ótimas dicas,parabéns pelo post.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que cabelo lindo, como eu queria conseguir chegar nesse tom, mas cabelo crespo para descolorir é uma batalha, haja paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu te disser que tenho cabelo cacheado, você acredita? :P Pois bem, eu vivo de chapinha porque meio que acostumei ele assim, e ele perdeu a forma. Mas um dos objetivos pra quando ele crescer mais um pouco é assumir a forma natural. Bem melhor!

      Excluir
  5. Se ajudou? Seu sobrenome deveria ser solução, Jaquelinda! Queria ser objetiva nesses guias de dicas de cabelos ahueaheua
    Você sabe dar o começo, meio e fim com objetividade e eu ATÓRON seus macetes <3

    Confesso que não sinto saudades da vida platinada (por motivos de $$$$), mas quando vejo essas suas fotos LINDAS, eu fico com vontade de fazer a cruela e platinar só um lado do cabelo :3 hahah

    Beijo minha divona ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é ter a opção, né minha diva?! Confesso que gosto mais do meu cabelo colorido, e sinto falta até do preto, pra você ter noção! Eu gostei do platinado, foi bom enquanto durou, mas um colorido é bem melhor em todos os sentidos. <3 E obrigada pelos elogios, minha diva linda! Fico muito feliz quando sou útil pra ti em algum post, e ainda não esqueci do de organização, viu?! Bjx

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS