Guia Básico de Descoloração

3.3.15

Escrever um guia básico sobre descoloração de fácil compreensão e com boas dicas para quem, como eu, gosta de mexer nos cabelos por conta própria era um objetivo bem antigo. Resolvi, então, adiantar essa publicação e compartilhar um pouco de utilidade pública. De fato, bastante pessoas me perguntam como consigo descolorir tanto meus cabelos e ainda mantê-los saudáveis e bem cuidados. Gostaria de lembrar apenas, que não sou profissional e muito menos especialista no assunto. Já tive muitos imprevistos fazendo minhas experiências cabeleirísticas em casa, portanto, muitas informações que vocês verão aqui são pautadas na minha experiência. Entre erros e acertos, consegui delinear o melhor caminho a seguir para conseguir manter meu cabelo saudável e crescendo, portanto, são essas mesmas informações que compartilho com vocês neste momento. Caso você tenha muito receio de mexer em seu próprio cabelo sozinha, sugiro que procure um profissional. Espero que lhe seja útil! :)
De fato, meu cabelo não é o exemplo do cabelo mais bem cuidado do planeta, porque eu judio dele muito mais do que gostaria de admitir. Ainda sim prefiro ilustrar a publicação com fotos próprias, por questões óbvias. E vocês também devem pensar: poxa, mas cabelos mais curtos são bem mais fáceis de se manter saudáveis, mesmo descolorindo. E a minha resposta é: não necessariamente. É claro que para você manter um cabelo longo saudável requer mais esforço, mais produtos, mas a rotina de tratamento e os cuidados para ambos são as mesmas. 

Bom, vamos ao que interessa... Por onde começar?
Ao contrário do que muitos pensam e dizem, é possível sim descolorir o cabelo e mantê-lo saudável. Tudo vai depender do cuidado constante com os fios, bons produtos e principalmente, paciência, pois, dependendo do objetivo de clareamento e de sua cor atual, uma descoloração pode ser insuficiente. O primeiro passo de tudo é decidir qual seu objetivo: se precisa descolorir para aplicar tons ruivos, azulados / roxos ou platinados, seja qual for. Observe:
Saiba sua base conforme seu objetivo. Fonte na Imagem
Costumo dizer que quanto mais clara a base, melhor a fixação e a duração da tinta. Os motivos são bem simples, não há outros pigmentos "brigando" com o pigmento que você está colocando em seu cabelo. Ainda lembrando que uma base bem descolorida faz com que seu cabelo não fique manchado e feio ao desbotar, principalmente os tons claros.

• Com o objetivo em mente, mantenha seus cabelos em cuidados constantes.
Mantenha seu cabelo em cuidados constantes, preparando-o para os processos de descoloração! Tenha seu esquema de hidratar sempre, nutrir e reconstruir. Mantenha-os sempre bem cuidados. A descoloração é um processo agressivo ao cabelo, é inevitável, porém, cuidado dos cabelos com carinho é possível minimizar os danos. Caso haja algum ressecamento, é justamente o cuidado constante que irá resolver o problema. Portanto, antes, durante e depois tem que cuidar!

• Use bons produtos na descoloração e nos tratamentos. 
Costumo dizer que um bom descolorante/oxigenada é um investimento, pois o uso de produtos com qualidade minimiza os danos causados aos fios, portanto, economiza-se em tratamentos. Sem contar que geralmente são mais eficientes e seguros de utilizar. Vale lembrar que não precisa necessariamente comprar o mais caro. Saiba qual é o seu objetivo de descoloração e pesquise! Por experiência própria, gostava de usar o pó descolorante da Amend quando era ruiva, não abria tanto, mas era o suficiente, portanto, o custo x benefício era o melhor. Hoje, platinada, gosto mais de usar o Blond Me e o Igora, que abrem bastante os tons e não danificam tanto, portanto, saem mais em conta mesmo sendo mais caros. No entanto, há outros descolorantes considerados bons como o Supermeches, Blond Up, e "Os Homens Preferem as Loiras" da Lola, só que estes últimos nunca usei.
E sim! A oxigenada também precisa ser de qualidade! De preferência, da mesma marca.
* Lista de Compras *
• Descolorante de qualidade •
Compre sempre a mais do que irá utilizar. 
Melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Esteja prevenido!
• Oxigenada de 30vL •
De preferência, da mesma marca que o descolorante.
• Linha de Tratamento à base de Queratina •
Compre uma ótima linha, que você confie nos resultados para remediar qualquer dano que a descoloração possa causar. O produto mais importante da linha é a máscara, e é interessante que seja à base de queratina, porque após descolorir é o que mais o cabelo irá precisar!
• Tonalizante coringa •
Tenha sempre um tonalizante à mão, para ajudar caso manche. Tenha em mente mais ou menos a cor para a qual o cabelo irá abrir e compre o tom mais próximo o possível, para que seja possível segurar até a próxima descoloração, se for o caso. Ou compre a tinta desejada!

• Muita, muita, muita paciência!
Cuidado e bons produtos você já tem, mas fez uma descoloração e não atingiu o resultado esperado... O que fazer? Descolorir de novo em seguida? Desistir de tudo e tacar preto? O segredo está na paciência! Descolorir novamente poderá trazer mais danos aos fios e pintar tudo de preto, pode dificultar muito seus avanços no futuro, portanto, mantenha a calma. Eu já passei por vários períodos de transições no qual meu cabelo realmente ficava manchado e estranho, mas resolvia tudo como podia: com lenços quando precisava dar pausas de um dia ou dois, e/ou neutralizações. Também resolve aplicar uma tinta um pouco mais escura (não preto!) do que a base alcançada, para homogeneizar a base. É preciso muita paciência e determinação para não desistir numa hora dessas... Mas o resultado compensa! Deixe seu cabelo respirar e se recuperar. Continue tratando e quando ver que ele está em boas condições, descolora mais uma vez! Como diz o ditado, a pressa é a inimiga da perfeição.

Se chegou até aqui e ainda deseja continuar... Vai em frente!
• Lembra-se de seu objetivo?! Pois bem, vamos recapitular...
Tem o cabelo natural e quer descolorir para ficar ruiva? Aplicar um tom mais claro, como azul? Quer ficar loira? Ou platinar os fios de vez? É muito importante saber qual é o objetivo que quer atingir até mesmo para escolher os produtos certos e conseguir atingir o resultado esperado com mais facilidade e o mais importante, sem muitos danos aos fios.

• Como vai o seu cabelo?!
Analise a situação atual do seu cabelo e seja sincero! Tá muito ressecado, quebrado, poroso? Trate dele antes e com muito amor e carinho! Eles vão agradecer muito por ainda estarem na sua cabeça e não no chão. Fazer um procedimento como descolorir um cabelo cuja situação não é boa, há o risco de quebra. É o famoso corte químico. No entanto, caso seus fiozinhos estejam saudáveis e sob cuidado constante, não há o que temer! É só escolher bons produtos para seu fio, conforme seu objetivo!

• Mas como?! Onde a mágica acontece...
Uma vez que já escolheu os produtos, e está com a situação do cabelo legal, hora de agir! Para explicar melhor, vou elencar alguns equivocos que devem ser evitados. Anote tudo e mãos à obra!

Deixar o descolorante muito tempo no cabelo: É importante, muito importante, importantíssimo respeitar o tempo de pausa do produto. Ele não vai agir mais, deixar branco, platinar só porque você passou mais tempo com ele no cabelo. E isso é muito sério! Não recomendo ninguém ficar mais que 35/40 minutos com descolorante no cabelo! Mais ou menos nessa hora, ele para de fazer efeito e só fica ressecando. Não vale a pena e não faz diferença.

• Como saber exatamente quanto tempo deixar o descolorante em ação?!
Antes de tudo, veja como seu cabelo está respondendo ao descolorante, se notar que ele está esquentando muito ou que está ficando estranho, lave urgentemente, pois o procedimento está danificando seu cabelo. Se estiver tudo ok, espere até atingir o tom que deseja, sem exceder 40min com o produto no cabelo. Se deu esse tempo, e ainda não clareou, compensa mais enxáguar e descolorir novamente outro dia.

Começar a aplicação pela raíz: Para uma aplicação uniforme, é recomendado começar a aplicação do descolorante pelas pontas. Essa dica serve para todos os tipos de cabelos, desde virgens a coloridos. O calor do nosso corpo faz com que a descoloração seja mais rápida próximo à raiz. Quando estou com o cabelo grande, costumo separar a cabeça em quatro quadrantes, dois na frente e dois na parte de trás, na hora de aplicar o produto. Também vale lembrar que a aplicação do descolorante deve ser rápida, para não manchar!

Potencializar a descoloração: Aplique o produto e espere ele agir sozinho, sem a atuação de nenhum cofator  como secadores e afins, que só vão contribuir para aumentar os danos. O uso desses instrumentos só vai causar mais ressecamento em seu cabelo com influência nenhuma no resultado de descoloração. Há pessoas que colocam descolorante no cabelo e vão se expôr ao sol, mas de fato, o que se intensifica é apenas o ressecamento dos fios! Evitem!
Dicas e Alternativas a Descoloração
• Dê preferência ao uso da oxigenada de 30vL. A de 40vL pode até ser boa, mas por ser mais forte resseca mais em troca de um resultado similar à de 30vL.
• Para desbotar uma cor, ou para descolorir parcialmente os cabelos, opte pelo Soap Cap. É um procedimento mais "suave" de descoloração, que consiste basicamente em misturar shampoo antirresíduos junto ao descolorante na proporção de 1:1:1. Para um procedimento ainda mais fraco, use Yamasterol no lugar do shampoo. Nesse último caso, costumo fazer quando quero apenas desbotar tons fáceis de sair ou retirar manchas.
• O Dekap Color é uma boa opção para retirar excessos de pigmentos de tintas comuns e/ou desbotar cabelos coloridos, dependendo da cor. O resultado é bem imprevisível, e o produto, tem um cheiro bem estranho, mas às vezes compensa.
• Algo muito importante a ser dito que eu quase ia esquecendo, é sobre a compatibilidade da descoloração com outras químicas que seu cabelo já tenha. Esteja atento à este fator, pois descolorir um cabelo com alisantes e progressivas incompatíveis é quebra na certa! Informe-se!

E bom, isso é tudo. Se ainda houver alguma dúvida, ou quiserem aprofundar alguma coisa, sintam-se à vontade para questionar nos comentários ou compartilhar sua experiência! Me conte também quais são seus produtos preferidos para descolorir e tratar após o procedimento!

Espero que tenha ajudado com essas dicas básicas! :D
Obrigada pela visita.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Excelentes dicas!
    Adorei esse post!
    Apesar que não tenho coragem de fazer nada sozinha no meu cabelo, porque além de desastrada eu sou sem jeito com essas coisas... rs
    Mesmo assim, é sempre bom saber pro caso de pegar um profissional ruim né..
    Desse problema eu já não sofro mais, porque achei um cabeleireiro muito bom, mas nunca se sabe...
    Sempre mudei meu cabelo e muitas vezes tive que descolorir, mas é o que você falou, hidratar, nutrir e reconstruir, sempre!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É sempre bom saber, tem "profissionais" que usam produtos ruins para cortar custos ou não de preocupam realmente com a saúde do cabelo, maquiando-o. É complicado! Obrigada. <3

      Excluir
  2. Que tudo! haha
    Eu amo cabelos platinados, mas nunca alcancei essa cor!
    Ainda assim mantenho o loiro sempre que eu posso.
    Estou tentando recuperar os fios para mais um clareamento, mas está difícil. Rs
    Muito corajosa você por fazer tudo isso em casa, são pouquíssimos os casos que vejo e dão certo. Mas é percepitível que você conhece muuuuito do assunto!
    Seguindo aqui, sou a irmã da Mone! :D
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! <3 Seja bem vinda! Cuida muito dele que vai dar certo, como disse, basta ter paciência!

      Excluir
  3. Que post lindo! Você explicou super direitinho tudo :3
    Eu estou pensando em fazer uma mecha azul no meu cabelo, mas sempre falta coragem... Eu já tinha tentado pintar a parte de baixo dele de roxo, e tinha ficado igual à base ali de cima da figura, mas não ficou roxo não, ficou castanho claro. Acabei ficando com preguiça de continuar e deixei loiro escuro mesmo. Hoje ele só tá com as pontinhas levemente loiras. Estou cuidando muuuito do meu cabelo, mas curto mais usar produtos naturais (eu acho mais divertido fazer as misturinhas hehe) e ó, tá sendo tudo muito lindo *--* heeh Você já usou argila no cabelo? To testando e adorando!
    Beijõess <3

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, apesar da tabela ser interessante pra usar como parâmetro, sempre defendo descolorir o máximo que der, assim a cor fica mais forte e mais fiel. E os resultados tbm dependem das tintas usadas, claro!

      E obrigada pelo elogio! <33 Fico feliz em ter conseguido criar uma publicação útil. *-*

      E nunca usei argila, apesar de quase ter comprado aquela linha da Cadiveu! Então, é bom mesmo? Resenha no blog! *-*

      Excluir
  4. Eu sou das que acredito que é possível descolorir e manter saudável. Eu tava usando Amend pq meu rosa pega fácil, mas lendo o post você e muitas meninas dizem que usar oxi de 30 é melhor. Eu, quando tingia de ruivo, passei muitos anos com oxi de 40 e só mais recentemente com oxi de 30. No lance da descoloração, notei que meu tom de castanho natural com oxi de 30 abre pra uma cor chata meio laranja, mas com 40 isso se ameniza.
    Sobre soap cap, eu já fiz umas 3 vezes e nada acontece kkk Aí acabo preferindo o Dekap mesmo, embora eu odeie aquele cheiro...
    Uma das coisas que acho ruim é a questão do alisamento e progressiva, que boa parte delas não bate com descoloração. Ah isso me chateia tanto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma opção no caso das progressivas, são os redutores de volumes. Eu testei o da Amend e gostei bastante, mas depende do seu fio, se tem muito volume e etc. Meu cabelo é o terror dos volumes, e no caso, o redutor deu apenas uma amenizada. Mas achei melhor que nada. Haha! Acho que só deixando crescer, pra pegar peso... E sobre o descolorante, poxa, é aquela história de cada cabelo uma sentença, vai ver quem se dá bem com a ox de 30vL tem um cabelo que abre com mais facilidade. No meu caso, usando 30vL ou 40vL os resultados são praticamente os mesmos. Já o Dekap que não funciona muito bem, pra você ver como é a vida! Hahaha! E soap é muito eficiente no meu fio, vai ver ele gosta de ser descolorido! :P Obrigada pela visita. <3

      Excluir
    2. Ah! Lembrei de mais uma coisinha: o fato de eu ter usado o Blond Me também pode ter influenciado no resultado da descoloração com ox de 30vL, já que ele é um descolorante mais forte, nesse caso. Eu não lembro o volume que usava na minha época de Amend. /:

      Excluir
  5. Miga oi.
    Estou pesquisando bastante a respeito de descolorações e decapagens, pois usei a anilina roxa e não ficou a cor que eu queria... Eu tenho meus cabelos naturalmente porosos, desde quando era criança, sem química nenhuma, fio grosso, volumoso e muito frizz, com as químicas que fiz ultimamente a situação se agravou kkkk.. Bom, eu vi algumas coloridas falando do color remover da alfaparf, que parece ser melhor que o decap color.. Estou pensando em testar ele e depois dar inicio ao processo do loiro dourado. Oremos srrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oe meu amô! <3 Eu não cheguei a testar o Color Remover, apenas o Dekap Color (que gostei parcialmente). Se você já tem essa tendência natural, recomendo de coração seguir um bom cronograma capilar, porque vai te ajudar muito a manter a saude dos fios nesse processo todo! Eu anotei aqui suas dúvidas com o soap, e o que conversamos imbox, e vou ver se penso em algo pra poder ajudar. <3

      Quanto a cor, faz com amor, carinho e muita hidratação que você consegue, sim! E volte aqui pra me falar os resultados. *~*

      Beijão Jeny

      Excluir
    2. Amiga oi!!! Fiz a louca e descolori, tu viu lá no face, mas precisava comentar aqui.. Tá um rosinha neon tão lindinho que dá dó de tirar.. Vou curtir ele por um tempinho.. beijass

      Excluir
    3. Eu vi sim sua linda! Fiquei muitíssimo feliz por você! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS