Fundação e Terra, Isaac Asimov

24.2.15

Felizmente, estou lendo bem mais rápido do que resenhando. Ainda estou terminando de ler Prelúdio à Fundação, e creio que até o final do mês termino Origens sem nenhum problema! Hoje venho atualizar meus registros com breves comentários da minha leitura de Fundação e Terra, segunda publicação após a Trilogia Original de Isaac Asimov e última em questão de enredo e história do livro - prometo explicar isto melhor depois!
Sobre a História:
As dúvidas de Golan Trevize quanto ao bom andamento do plano milenar de Hari Seldon fizeram com que o conselheiro partisse em uma jornada rumo aos limites da Galáxia. Seu destino é o planeta que deu origem a todo o antigo Império, um lugar chamado Terra. Uma missão inglória, visto que todos os registros da existência desse lugar mítico parecem ter sido apagados. Com a ajuda do historiador Janov Pelorat e da intrigante Júbilo, o grupo vaga pelas estrelas tentando solucionar o mistério, que pode elucidar a origem da humanidade e da própria Fundação.

Comentários:
Sem dúvidas, um dos melhores livros da saga. É claro que todos os livros precedentes à Trilogia Original não carregam o mesmo brilhantismo da mesma, mas não deixam de ser muito bons! Gostei bastante de toda a áurea mística que Asimov criou envolvendo a Terra, que tornou-se apenas memória perdida no passado. Lembro de que primeira vez que li os livros, havia gostado bem mais de Limites da Fundação do que deste, mas dessa vez foi ao contrário, gostei bem mais desse. Os personagens exploram planetas - assistiram Interestellar? É bem daquela forma! - e contatam culturas diferentes que se referenciam à Terra sem ao menos saber de onde surgiram essas referências... até claro, os personagens desvendarem todo o mistério. Achei Júbilo uma personagem muito irritante, mas necessária. Com o decorrer da leitura, a postura da personagem mudou bastante e acabou se tornando mais interessante, mas no início, haja paciência pra ler! Confesso que fiquei me perguntando se Asimov projetou a si mesmo na figura de Pelorat, o historiador. De fato, toda a aventura na procura pela Terra e os mistérios estarrecedores encontrados no final, são fantásticos! Foi um livro que li super rápido - cinco dias! E fiquei realmente fascinada. Robôs, planetas à serem explorados e naves gravitacionais são, sem dúvidas, ótimos ingredientes para uma fantástica história de ficção científica. O livro tem 460 páginas e foi publicado originalmente em 1986, quatro anos após Limites da Fundação.

Uma curiosidade: há boatos de que Fundação seria finalmente adaptada para uma série na tv, pela HBO. Será possível? Só me resta pesquisar mais para ver se acho mais informações e torcer muito para que vire realidade!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Não conheço nenhum livro dele, mas pelas suas resenhas parecem ser muito bons! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tarada por esse autor e por ficção científica. *-* Se gostar de ficção, é uma excelente maneira de passar o tempo! Mais legal de tudo é vê-lo "prevendo" o futuro muito próximo do que se tornou realidade! É assustador!

      Excluir
  2. Oi, amei a resenha, ainda não conhecia nenhum trabalho do autor, me pareceu ótimo. Vou procurar algum lugar pra comprar.

    Estou seguindo o blog, gostei muito do jeito que escreve

    beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou mesmo? Fico contente em compartilhar livros que realmente valem a pena! Indiquei o site da Aleph que você pode adquirir o livro, o link está no final do texto! Fico feliz que tenha gostado do blog e espero vê-la mais vezes por aqui! :D

      Excluir
  3. Eu não conhecia nada dele, mas através das suas resenhas estou me interessando bastante! São quantos livros no total? Porque parece ser uma coleção. E outra, onde você arrumou aquele Chewie amor? <3 Preciso <3 Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sete livros, sendo os três primeiros a "trilogia original" que Asimov escreveu, sem pensar em continuações. Por isso o livro seguinte veio com 25 anos de diferença, se não me engano! Leia sim, é realmente fantástico!

      O Chewie ganhei do meu namorado, vou perguntar onde ele comprou! *-* Lindo, né?

      Obrigada pela visita, menine!

      Excluir
  4. Graças ao livro que vc me deu do Asimov que senti finalmente vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ajudado! :3 Lembro que você não lia nada! kk

      Excluir
  5. bacana! em um dia que eu estivesse com vontade de ler esse tipo de livro totalmente daria uma chance. as capas são lindas tbm

    somundomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É excelente, super recomendo! Comece pela trilogia original e irá se apaixonar! Obrigada pela visita! *-*

      Excluir
  6. Esse livro é muito bom mesmo. E o Asimov é espertão. Termina o livro de um modo que faz vc querer os outros dele! Gostei bastante tbm da exploração do universo e do 'mito' da Terra. Até vi uma imagem com uma frase esses dias que me lembrou do Asimov na hora. Está como autoria do Carl Sagan, mas não sei se é mesmo: "Depois que a Terra morrer, daqui uns 5 bilhões de anos, depois que ela for calcinada ou até mesmo engolida pelo Sol, surgirão outros mundos estrelas e galaxias, e eles nada saberão de um lugar outrora chamado Terra". Enquanto estava digitando aqui, pensei: pq só depois? Com certeza já existem outras civilizações agora mesmo. I want to believe hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, migo, "the truth is out there!" <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!