• Cronograma Capilar • Nutrição

16.1.15

Hoje continuarei a série de publicações sobre o Cronograma Capilar.
Já escrevi sobre Hidratação, hoje falaremos sobre a segunda fase: Nutrição.

O que é?
A Hidratação é a fase responsável pela reposição de água dos fios, no entanto, o fio também necessita que seus lipídios sejam repostos, é aí que entra a segunda fase do Cronograma Capilar, a Nutrição. Ou seja, nutrir significa repôr os lipídios, que consistem, à grosso modo, na "gordurinha" dos fios. São geralmente substâncias hidrofóbicas. Cabelos que necessitam de nutrição geralmente estão bastante porosos devido, principalmente, à processos químicos. Reparem que não estou falando sobre ressecamento ou quebra aqui e sim, porosidade. Vale lembrar que todo cabelo necessita de Nutrição, pois perdem essas substâncias orgânicas por químicas como descoloração, tinturas excessivas e afins. 

Como fazer?
Para fazer uma boa nutrição, use máscaras e produtos à base de óleos, manteigas, dentre outras substâncias oleosas/emolientes. Eu gosto de utilizar uma linha completa cuja proposta seja nutrição. Recentemente, utilizei a linha Bossanova da Cadiveu e gostei muito dos resultados, mas ela não vem com máscara de nutrição, então, eu utilizava a PhytoNutri, da Avora e ficava tudo certo - mas vi que ela tem parafina (cry!). Vale lembrar que não é necessário que a linha inteira seja nutritiva, mas que a máscara de tratamento seja altamente nutritiva, pois ela é o coringa de qualquer tratamento capilar! Mais uma vez o segredo está no rótulo!

Dica: Uma novidade dessa fase do Cronograma é a Umectação, que consiste basicamente em umectar os fios com óleos vegetais puros ou cosméticos oleosos já destinados à este fim. Recomendo muito a linha Natural Oil Collection da Inoar, tenho todos e faço umectação com eles e são maravilhosos os resultados! Pode ser utilizados para umectação: óleo de oliva, óleo de rícino, óleo de argan, óleo linhaça, de abacate, de amêndoas, óleo de macadâmia, de semente de uva, entre outros. Um site que indico para compra desses óleos vegetais puros é o Sabão e Glicerina, sempre com preços bons!

Princípios ativos nutritivos:
Como já citei acima, os principais princípios ativos dessa fase do Cronograma são os óleos e as substâncias mais emolientes como as manteigas. Dentro desse princípios encontram-se todos os tipos de óleos que citei acima, e também, manteiga de karité, óleo de pequi, óleo de jojoba, óleo vegetal de maracujá, e afins. Você pode ter uma máscara nutritiva e um óleo para umectação. Também vale fazer uma boa mistura caseira e utilizá-la nessa fase.

Dica: Muitas pessoas recomendam fazer Umectação nos cabelos sujos, mas penso diferente. Prefiro fazê-la nos cabelos limpos por questão de absorção. Duvido muito que um cabelo cheio de outros produtos consiga absorver com eficiência os princípios ativos dos óleos, portanto, prefiro fazer a umectação da mesma forma que faço um tratamento comum, após o shampoo - com um tempo de pausa um pouco maior, é claro. Mas cada um pode fazer da melhor forma que funciona para si.

Cosméticos nutritivos que indico:
Abaixo vou indicar alguns produtos que já usei/uso na minha fase nutritiva e deram certo. No entanto, vale lembrar que cada cabelo reage de uma forma aos produtos, então, fica como uma indicação para possíveis "experimentos", caso você não tenha ideia de quais produtos comprar! Gostaria de lembrar também que evitem as máscaras que contenham "Petrolatum", "Paraffinum Liquidum" e "Mineral Oil" em suas composições. Em outra publicação aprofundarei este assunto. 

Uma das linhas nutritivas que usei e gostei!
Linhas Nutritivas:
• Linha BossaNova, Cadiveu Cosméticos
• Linha Tratamento Power, Joy! Cosméticos
• Linha PhytoNutri, Avora Cosméticos
• Linha Vive Essential Hair Oil, Avora Cosméticos
• Linha Coco Brazil Phytogen, Kert Cosméticos

Máscaras Nutritivas:
• Máscara Force Vector, L'Oreal Professionnel
• Máscara Absolut Repair Cellular, L'Oreal Professionnel
• Máscara Caviar Intense Hair, K.Pro

Para Umectação:
• Linha Natural Oil Collection, Inoar

Outros:
• Receita caseira Mel + Yamasterol branco

Veja também: Cronograma Capilar | Hidratação | Reconstrução
Fiquem à vontade para fazerem perguntas, acrescentarem/debater informações e darem dicas de produtos nutritivos que vocês usam e adoram! Espero que tenham gostado da publicação!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que post mais completo <3
    Me ajudou muito, de verdade! Eu sinceramente não entendo muito de cronograma capilar, nunca sei do que meu cabelo está precisando hahaha

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o segredo do cronograma tá em diversificar os tratamentos e equilibrar. Se você já faz isso no dia a dia usando produtos diferentes, de diversos princípios ativos e afins, já está bem encaminhada. O cronograma só "organiza" tudo! Obrigada pela visita, menine! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!