Pages

11.3.17

Tutorial: Cronograma de estudos simples.

Hoje venho compartilhar um tutorial bem simples à todos aqueles que costumam me pedir dicas de estudos e afins. Recebi recentemente uma pergunta no Curious Cat, sobre quantas horas por dia eu costumo estudar, pensando nisso, e em outras situações recorrentes, resolvi compartilhar com vocês uma forma simples de elaborar um cronograma de estudos e se preparar em casa para vestibulares e concursos. O modelo pode e deve ser adaptado às suas necessidades, basta seguir as dicas. Eu já tive a felicidade de ser aprovada em uma Universidade Pública, e em alguns concursos também, e tudo através do estudo em casa! Lembrando que, essa forma funciona bem para mim, se você acha que compensa mais inscrever-se em um cursinho ou afins, vá em frente! Este tutorial é para quem tem a disciplina de estudar por conta, e até prefere, assim como euzinha aqui! :) Deixem seus comentários!

Você vai precisar de:
Um espaço tranquilo no qual possa se concentrar, de preferência longe de distrações.
Uma agenda simples, um caderno e lápis/caneta, e uma forma de acesso ao conteúdo.
Disciplina para dedicar-se fielmente aos estudos pelo menos durante os dias úteis!
Primeiro passo: prepare-se com antecedência.
Nas vezes em que decidi estudar para prestar alguma prova, ou vestibular, comecei a estudar desde Janeiro. Como eu sabia que gostava de explorar bastante os temas que me dedicava além dos textos, incluindo videos e filmes, começava antes, afim de ter mais tempo disponível e calma para compreender tudo. Dessa forma, contava quantos dias tinham desde a data inicial até uma data final, e dividia o conteúdo a ser estudado com o número encontrado. Por exemplo: comecei a estudar dia 09 de Março, até a data final que estipulei, no caso, 29 de Setembro, ficaram 147 dias. Considerei todos os dias da semana, incluindo feriados. Estes 147 dias é o período no qual estudarei todas as matérias para as provas do Enem/Fuvest. Desta forma poderei, inclusive, estudar menos horas diárias.

Segundo passo: conte os tópicos e separe pelos dias disponíveis para estudar.
Após encontrar a quantidade de dias disponíveis, que pode e deve ser de acordo com a sua necessidade, é a vez de separar o conteúdo diário a ser estudado. Assim, você não abrirá os livros e/ou acessará a internet procurando por conteúdo aleatório, e sim, terá um roteiro ao qual se ater. Recomendo muito que façam anotações de todo o conteúdo consumido durante os estudos, pois, é comprovado que o cérebro retém mais informação quando recorremos à escrita. Bom, se o conteúdo em questão for as matérias do Ensino Médio, na internet há vários sites que disponibilizam o que estudar, recomendo muito este aqui, que foca em Medicina (mira alto que quantos mais acertos, melhor, heuhe!) Se for conteúdo de concurso e afins, basta acessar o Edital do Candidato que fica no próprio site em que é feita a inscrição do concurso. Geralmente, deixo quatro horas diárias para o estudo da cada matéria, mas quem vai decidir esse tempo é você, conforme suas necessidades! :3

Terceiro passo: anote tudo na agenda.
Se você trabalha, ainda estuda, ou tem outras atividades diárias, se tornará indispensável o uso da agenda de papel! Compre uma que goste bastante, e anote nela tudo o que precisa estudar durante aquele dia, separando um horário bacana para dedicar-se totalmente aos estudos. Não procrastine, não deixe para "mais tarde" e evite os horários em que o cansaço bate forte. Se precisar acordar mais cedo, acorde, mas separe a quantidade de horas necessárias para estudar, e dedique-se pra valer aos temas separados para aquele dia. Vale também pedir ajuda à algum amigo ou familiar para corrigí-lo.

Quarto passo: siga o cronograma fielmente.
Pesquise a nota de corte do curso interessado, leia bastante os sites da Universidade pretendida e programe-se já pensando no que precisaria adaptar/mudar em sua vida para ingressar nos estudos. Dessa forma, você cultiva bons pensamentos e tem mais chances de conseguir se dar bem. Também siga com toda disciplina possível o que separou para estudar aquele dia e vá atrás de sanar qualquer dúvida! Dessa forma, todo estudo é aproveitado e você não perde tempo. Fique atento também às fontes que utiliza para pesquisar, no caso da internet, tem bastante conteúdo legal no Youtube. :3
Dicas Extras:
• Se trabalhar acessando o conteúdo através da internet, mantenha-se distante de redes sociais e outras atividades que possam distraí-lo, como ficar pulando música no Youtube ou afins. Deixe apenas o PDF específico ou a aba em questão aberta e dedique sua atenção total ao conteúdo.
• Não recomendo estudar com televisão ligada, e nenhum outro tipo de distração, exceto música instrumental, se for de seu agrado, é claro. Pra estes casos, gosto de música clássica e recomendo!
• Deixe o celular em outro cômodo, e desligue o telefone de casa, se for possível.
• Durma e alimente-se bem, esses hábitos contribuem para uma boa concentração.
Determine-se! Nada é alcançado sem esforço.

Boa sorte à todos, e deixem suas dúvidas nos comentários! :3

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien