Cristais • Livros + F.A.Q Pessoal

31.5.16

Este texto foi um pedido especial de uma das pessoas mais inspiradoras dessa blogosfera alternativa, a Giovana Mathos. *-* Eu escrevi muito pouco sobre assuntos relacionados aqui no blog até então, sendo os únicos textos uma resenha bem básica e superficial sobre o livro A Linguagem da Astrologia e outro post, um dos primeiros do blog, com as minhas leituras anuais do Almanaque Wicca e do Pensamento, que tem mais de um ano. Eu não pensava realmente em abordar este tipo de conteúdo aqui, mas como estou sentindo interesse da parte de vocês, vou começar a trazer mais assuntos relacionados. Hoje, então, vou falar sobre algo que quem me conhece, sabe que eu amo muito: Cristais. ♥
(Obs: não sou Wicca, mas me interesso por religiões pagãs no geral)

Um pouquinho de história (pessoal).
Eu comecei a prestar atenção em cristais e afins quando estava no Ensino Médio. Foi uma fase bem "pesada" na minha vida, na qual eu havia passado por um período de depressão. Um dia, fui numa feirinha que tinha perto do colégio, e encontrei a primeira pedrinha que me chamou atenção. Uma aventurina que tenho até hoje. Eu senti uma "energia boa" vindo dela, e como na época essas coisas eram bem baratinhas - paguei R$0,25, comprei. Ela é um pouco menor que a palma da minha mão. Eu tinha o costume de deixá-la num copo com água e sal grosso, e um dia, estava com tanta dor de cabeça que sabe-se lá porque, peguei a pedrinha e coloquei sob a minha testa. Heuhe! Foi engraçado, eu sentia como se a pedrinha "puxasse" toda dor, e fui notando um alívio. Este foi o estopim para que eu começasse a me interessar pelo assunto e começar a procurar livros, afinal, me ajudou muito. 

Tenho dois livros sobre o assunto, e assumo que preciso terminar de ler. Eu sempre estou procurando livros relacionados, mas acabei entrando em hiato sem querer querendo nas minhas leituras desse tipo de conteúdo. Enfim, os livros que eu tenho são: Conhecimento Prático com Cristais, da Judy Hall e Chakras e Cristais, de Jennie Harding - ambos da Editora Pensamento. Eu gosto muito dessa editora e inclusive, recomendo juntamente com a Madras para quem procura bons livros de Ocultimo, Esoterismo e Misticismo no geral. (Mas dá pra encontrar muita coisa legal em PDF também). 

Conhecimento Prático com Cristais
Este livro é um workshop bem completinho sobre cristais, trás bastante informações básicas e explica, de maneira bem fácil, como usar os cristais. Ainda vem com um CD que ajuda em meditação. A autora Judy Hall, também escreveu outros livros que estão na minha wishlist como a Bíblia dos Cristais, (uma vez, caminhando na Paulista, vi que uma das hippies que vendiam cristais tinha este livro e fiquei batendo papo com ela um tempão sobre ele, realmente, parece ser muito bom). Recomendo muito este livro para quem quer um conhecimento básico sobre os cristais, já que ele oferece bastante informação sobre os tipos e pra quê usá-los, e precisa de um guia de consulta. Por ser um workshop, ele é bem didático, foi o que me fez gostar dele. E ainda é interativo, pois tem algumas partes que incentivam a usarmos mesmo os cristais e anotarmos nossas experiências no próprio livro. :3

Chakras e Cristais
Este foi o que usei mais e gostei muito. Devo ter lido umas duas vezes, e sempre uso como referência quando preciso de alguma informação. Vem um livrinho de 80 páginas apenas, com informações bem simples e diretas sobre os cristais (que também acompanham o livro) e sobre os chakras. Se você se atrai por estes dois assuntos, o livro é um excelente ponto de partida. Um destaque bem grande para a expressão "ponto de partida", porque ele realmente é bem simples. Eu tenho um carinho muito grande por este livro, porque ele toca bem no ponto que me atraiu para este mundo dos cristais - a energia de cura. É claro que a terapia não substitui um médico, mas ajuda muito. 
Agora vou responder algumas perguntas que costumam me fazer, porque acredito que demonstrando meu ponto de vista, eu talvez possa ajudar às pessoas a compreenderem melhor o assunto. Vale lembrar que não sou especialista, e tudo o que repasso aqui é fundamentado na minha própria experiência com as pedrinhas. Se você já tem algum tipo de identificação com  o assunto, confie em sua intuição! Nada é imutável e fixo, e cada um pode construir o próprio conhecimento.

Por quê  e como você usa cristais?! 
Eu uso cristais porque, desde a minha primeira experiência com eles, sempre senti uma troca de energia muito positiva. Sem contar que, como adornos são lindos, além de serem naturais. Eu tenho um amor quase que transcendental por cristais então, tenho colares e anéis, além das pedrinhas mesmo que costumo andar sempre comigo. É algo que quero, inclusive, comprar em tamanhos maiores para distribuir pela minha casa futuramente, pois realmente acredito na energia que eles emanam. Sem contar que é um lembrete lindo da Grande Mãe. ♥ É indescritível meu amor.

Quais costuma usar com mais frequência?!
Quase sempre estou com uma ametista comigo, mas também uso muito quartzo branco. A ametista é um símbolo que criei, um objeto de identificação e o quartzo, é porque gosto muito da energia dele, por ser bem pura. Também me ajuda a controlar a ansiedade quando devidamente energizado.

Qual pedrinha é melhor pra mim?!
Cristal é uma questão de sensibilidade, então, aquela que lhe atrair por algum motivo. Judy Hall diz, em seu livro Conhecimento Prático com Cristais, que cada pessoa é única e experimenta a energia de um cristal de uma forma, principalmente por causa de experiências passadas, expectativas, camadas energéticas, bloqueios emocionais, dentre outros fatores. Além dos cristais também terem efeitos a partir de suas práticas espirituais, assim sua escolha é algo muito pessoal.

Algumas pedrinhas e seus significados / especialidades.
Quartzo transparente: representa a pureza, tem um efeito purificador.
Quartzo rosa: é a pedrinha do amor, tem efeitos relacionados ao emocional.
Ametista: mudança de estado da consciência normal, para a meditativa - calmante.
Sodalita: ativa o pensamento lógico e o equilíbrio emocional e artístico.
Aventurina: é a pedrinha da esperança (pra mim), e acalma as emoções.
Olho de Tigre: aumento da intuição e alerta contra perigos.
Cornalina: é a pedrinha do conforto - ela ajuda a nos sentirmos seguros.
Jaspe Vermelho: muito utilizado contra mau olhado e para proteção.

Eu sempre quis estudar mais profundamente as cores, porque percebi que tem estreita relação com a finalidade dos cristais - assim como cada cor corresponde à um chakra. Bom, em breve aprofundarei ainda mais o assunto com as resenhas e mais fotos dos livros citados. E pra fechar, gostaria de avisá-los que existem muitos falsos cristais vendidos por aí, que mais parecem plástico. Esses sim são apenas apetrechos decorativos, heuhe! Fiquem espertos.

E é isto, é um MUITO complicado tentar explicar logicamente algo que se aprende apenas na prática, por causa da sensibilidade. Lidar com cristais é isto: sensibilidade e energia. Com prática e vontade conseguimos compreender esses minerais inanimados que influenciam verdadeiramente nosso estado de espírito, um verdadeiro presente da Natureza. Espero ter ajudado de alguma forma!
Dúvidas? > Comentários!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Beesha Amoooo <3 o que dizer deste post?
    Eu tenho uma quedinha pelos quartzos, são maravilhosos e emanam uma energia tão gostosa que é impossível não sentir! Outro que não vivo sem agora é a olho-de-tigre, tem uma energia contagiante! Gosto muito da citrino também mas sinto que ela me deixa um pouco agitada demais ahsuausuasha sei lá! Acho que meu chacra é desequilibrado no solar...

    Enfim, amo demais esse assunto e passaria o dia escrevendo sobre... <3

    Beijocas de trevas monamu!!!

    Madessy.Blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Fico feliz que tenha gostado meu amô, estava mesmo preocupada com a abordagem, pra saber se não pequei em algum ponto do assunto! Eu tenho que viver de ametista, cê não faz ideia! Só que houve uma época que eu estava usando demais, que estava me dando muito sono. Heuheuhe! Logo mais vou ver se escrevo algo sobre os chakras, beijão! <3

      Excluir
  2. eeeee o post pedido saiu uhul
    oin,obrigada pelo elogio <3
    Amei saber sua história com os cristais.
    Eu estou lendo e estudando um pouco mais,mas ainda tenho muito a aprender,mas desde que comecei a trabalhar com eles o amor e curiosidade só crescem.
    Eu tinha alguns em casa,pq eu achava lindo e gostava de ficar pegando neles,mas era só isso,até comentei com vc uma vez que eu não acreditava e tal.
    Mas o encanto aconteceu e eu estou apaixonada.
    Esse pentáculo é aquele que usei?
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é nessa atração curiosa de estamos sempre com eles por perto que as coisas acontecem, por isso que disse: é muita questão de sensibilidade. *-* Continua estudando sim! Em breve vou abordar mais o assunto, e falar sobre chakras também. ♥ E também tenho que resenhar os livros que citei, pra mostrar mais fotos, vai ajudar bastante. <3 E siiim, foi o que comprei aí em Cwb! Lembra que eu pedi pra você e a Vivs usarem por uns tempos?! É a mesma ideia da energia de significação. Beijão sua linda! <3 Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  3. Que post lindo! *-*
    Como eu te disse, também amo cristais. Estudo sobre eles sempre que posso e tenho vários aqui em casa. Sou louca pra ter pingentes com eles, mas os que encontro por aqui dá pra ver nitidamente que são falsos e pra comprar pela internet, tenho medo de quebrar a cara por esse mesmo motivo.
    Sua história com os cristais é bem parecida com a minha, porque meu primeiro cristal, uma ametista, eu encontrei num momento bem turbulento da minha adolescência e quando bati o olho nela, senti uma paz incrível. Lembro que na hora não pude comprar, mas implorei pro moço da barraca guardar pra mim e no dia seguinte, com o dinheiro da merenda eu corri lá e comprei. Kkkkk Ela foi meu amuleto por muitos anos e só não continua sendo porque na mudança, eu infelizmente a perdi.
    Gostei muito do seu post, escreva mais sobre esses assuntos para nós. Em breve vou liberar um post sobre chakras, já está quase pronto. Acho que você vai gostar. *-*
    Beijão.

    www.creepybeauty.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Su! <3 Eu simplesmente amo Cristais, e realmente, dá medinho comprar pela internet, mas entra em contato com o fornecedor e pergunte! Se a loja for séria, será sincera com relação à isto! Ou então, pode até exercitar seus dons artesanais e criar você mesma os acessórios, tem bastante loja online legal que vende as pedrinhas em separado. Acho incrível, qualquer dia vou fazer! E vou aguardar teu post! <3 Obrigada lindona!

      Excluir
  4. Adorei o post Jaque!
    Tava pensando outro dia mesmo em começar a falar desses assuntos lá no blog também, acredita? rs
    Ametista! ♥
    Também adoro essa pedra. E nem sei porque... ^^
    Também tenho a mesma vontade que você de comprar vários cristais em tamanhos diferentes pra espalhar pela casa... além de lindos ainda ajudam na energia do ambiente.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda ver, que vou adorar ler, Monezita! <3
      Um grande beijo

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!