Minha coleção de livros do Asimov + Os Robôs da Alvorada

7.3.16

Uma das minhas metas do 30/30 e do 101/1001, era ler todos os livros do Isaac Asimov que foram publicados pela minha editora favorita, a Aleph. Num âmbito mais amplo, a ideia era ler mesmo todos os livros do autor, só que como são muitos, e eu tenho outras leituras a serem feitas, preferi limitar às publicações da editora. Até o atual momento, foram publicados todos os livros da imagem abaixo - que é a minha coleçãozinha favorita ♥ -  a finalizar por Robôs da Alvorada, que foi o último que li e sobre o qual falarei um pouco hoje. De agora em diante, pretendo acompanhar de perto todos os lançamentos que a editora fizer desse autor - que por sinal, é o meu hiper favorito de sci-fi, e me manter atualizada. Só tenho a agradecer à Aleph, que é parceira do blog há mais tempo que nossa existência - sim, há uns dois anos! - por me ajudar nessa meta prazerosa! (Instagram)
Eu comecei a ler Asimov através dos livros da Fundação, que comprei na feira de livros da USP há um bom tempo, provavelmente em 2013. Desde então, eu cheguei a ler todos os livros dessa saga umas duas vezes e confesso que todo ano tenho vontade de reler, porque foi com essa saga que o autor me conquistou verdadeiramente. Eu já fiz resenha sobre todos os livros aqui no blog, então, não irei me estender sobre o que achei. Depois, a editora lançou Origens da Fundação, e a partir daí, tive a felicidade de já ser parceira e poder receber os livros. Continuei lendo, passei por todos os livros, e acredito que já falei sobre todos eles aqui no blog: Prelúdio - Limites - Origens - e Terra, Os Próprios Deuses, O Fim da Eternidade, Eu Robô, As Cavernas de Aço e O Sol Desvelado. De maneira geral, o único que realmente não me agradou parcialmente foi Os Próprios Deuses, mas os outros... Bom, hoje irei comentar sobre o que achei do último que li: Robôs da Alvorada. ♥
Sobre a História: Dois anos após desvendar um assassinato em Solaria, o detetive Elijah Baley é novamente convocado para uma investigação em um Mundo Exterior. Com ajuda de seu parceiro e amigo R. Daneel Olivaw, Baley terá de solucionar um crime bastante peculiar: um caso de roboticídio que coloca em xeque a reputação de um importante estudioso naquele planeta. No terceiro volume da consagrada Série dos Robôs, em meio à mais evoluída colônia humana fora da Terra, Baley está prestes a enfrentar conflitos ainda mais complexos, que envolvem a segurança de Elijah Baley, interesses interplanetários e o destino da própria humanidade.
Comentários: Eu não saberia descrever com precisão qual foi a sensação ao terminar este livro. Deu uma vontade enorme de chorar - isso mesmo, sou bem dramática u.u - com o nível de complexidade da obra! Todos os livros do Asimov se conversam de alguma forma, e com este não foi diferente. As histórias formam uma jornada sensacional e atemporal, aludindo ao mesmo universo. Eu já sou totalmente puxa-saco do Asimov - embora não tenha perdoado Os Próprios Deuses - mas tive mais uma agradável surpresa com Os Robôs da Alvorada. Eu adoro livros que retratam sociedades futuristas, inteligência artificial e robôs, e este livro foi um prato cheio! Já me senti em casa porque conhecia os personagens dos livros anteriores! A história prende muito atenção, e trás um questionamento tão profundo sobre a consciência humana, discussões sobre questões culturais e comportamentos humanos, sobre como cada sociedade é diferente e tem seus próprios valores. Enfim, a riqueza com que o autor descreve os tipos - não somente neste livro - é impressionante. Asimov, sem dúvidas, era um ótimo sociólogo, ou ao menos, um excelente observador da sociedade. Vale muito a pena ler, pois não se trata apenas de entretenimento, há uma boa dose de aprendizado e reflexão envolvida na leitura deste livro. "Adeus, amigo Elijah, e lembre-se de que, embora as pessoas apliquem a expressão a Aurora, deste momento em diante, a própria Terra é o verdadeiro Mundo da Alvorada." E ah, foi muito bom reencontrar R. Daneel Olivaw, meu robô favorito de toda eternidade! ♥

Compre Aqui: Os Robôs da Alvorada, Editora Aleph
Veja Também: O Sol Desvelado, Isaac Asimov

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu comecei a ler Fundação faz pouco tempo <3
    Amo as histórias do Asimov!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nuca li nada desse autor, mas "Eu, Robô" está na minha lista a um bom tempo hahahaha
    Curti muito os outros livros, só pela capa já compraria hahaha

    Beijos, Chris Pereira
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Eu Robô vale muito a pena! <3
      Siiim, as capas são realmente sensacionais!
      Obrigada pela visita! *-*

      Excluir
  3. Dona Jaque reapareceeeeeeu! Até que enfim hahaha
    É, eu to me prometendo a ler Asimov há um tempão e nada, e olha que meu namorado tem um monte dele à disposição!
    Beijão e vê se não some de novo!

    Zona de Conspiração | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô vendo essa promessa há tempos mesmo, viu Ju?! Hauhauha!
      E siim, finalmente sai do hiato e estou de volta!
      Fico feliz que tenha notado, minha linda! Adoro suas visitas!
      Beijão.

      Excluir
  4. Que inveja! kkkk Até agora só li/tenho Eu, Robô! E poxa, amei muito! A Aleph também é minha editora favorita, ano passado a editora veio para Bienal do Livro daqui de Pernambuco, e fiquei parecendo uma louca dentro do estande! kkkk Assim que entrei no estande corri para o box da Fundação, mas como estava caro acabei não comprando (pelo menos saí com dois de Star Wars...) Minha listinha de livros ainda continua enorme, por isso ainda não pude comprar, mas desse ano não passa!
    Parabéns pela coleção linda!

    ~Duda~ www.dudaecami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, linda! Geralmente quando eles vão em feira de livro dão 50% de desconto em tudo. O Fundação comprei assim! Agora os demais, acabei ganhando mesmo. E olha, adquire sim que vale MUITO a pena, palavra de sci-fi reader assídua! Beijão e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  5. Meu Deus! Fui ver os outros posts seus e fiquei mega curiosa pra ler (confesso que ando bme triste pq não consigo mais ler igual antigamente, parece que nunca sobre tempo =( ) mas, acho que vou colocar um dos livros dele para as próximas metas de leitura ^^E, sei que não se pode fazer esse julgamento mas, amei as capas dos livros <3 beijos linda!

    www.poisonmakeup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a capa conta muito, sim, Bruna! É um atrativo, é claro que não diz tudo, mas é um super atrativo! Hauhauha! Tenho reparado nisso desde que comecei a ir nos cafés da Aleph! E coloque sim, se eu puder indicar, coloque Fundação! Certeza que não irá se arrepender! E muito obrigada pela visita, linda!

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS