Os Três Estigmas de Palmer Eldritch, Philip K. Dick

15.10.15

Ultimamente a minha vida tem sido livros e filmes, e por este motivo, é o que vocês mais estão vendo aqui. Eu desisti temporariamente do desafio de maquiagem que estava fazendo e simplifiquei alguns outros projetos, porque simplesmente, estou no pique de ler bastante e quero aproveitar este momento enquanto há tempo! Hahaha! E bom, terminei mais um livro do Philip K. Dick e assim caminho em direção à minha meta de ler todos os livros deste autor e também do Asimov que já foram publicados pela Editora Aleph. Este também ganhei de presente da editora e tive uma experiência de leitura incrível. 
Sobre a História: Num futuro não tão distante, quando o exílio compulsório de um planeta Terra excessivamente quente significa instalar-se miseravelmente em colônias marcianas, a única coisa que faz a vida dos colonizadores suportável são as drogas. Única em sua finalidade, a Can-D "traduz" aqueles que a consomem para uma outra realidade. No entanto, o surgimento de um concorrente abre uma disputa por esse mercado. Chamada Chew-Z, a nova substância é comercializada sob o slogan "Deus promete a vida eterna; nós cumprimos a promessa". Mas a questão é: Que tipo de eternidade ela oferece? E quem - ou o que - será seu portador?
Comentários:
Eu fico impressionada com a capacidade de Dick em criar universos totalmente diferentes da realidade. A história é psicodelia total que, com certeza, ilustra as viagens que o autor tinha quando utilizava LSD. Dizem que esta é uma das obras mais importantes do autor, e dá pra se compreender o porquê, pois Dick tem uma habilidade incrível em misturar questões religiosas e existenciais com - quase que - previsões tecnológicas. Não é uma leitura fácil, quando comecei, demorei alguns capítulos até adentrar naquele universo e me acostumar com as referências, mas quando se lê com atenção, a gente vai gostando daquela loucura toda e até começa a compreender os personagens, entrando na pele deles. Sem dúvidas, uma história muito criativa. Durante toda a leitura, fiquei me perguntando o porquê daquele título e só depois que fui me deparar com as características físicas de Palmer que eram "traduzidas" para quem usava a sua droga, a Chew-Z. Uma espécie de alucinação psicodélica.
Dentre os inúmeros aspectos que me chamaram atenção na história, talvez o maior deles, seja o fato da obra ser de 1965 e ter antecipado, mesmo que subjetivamente, tantos adventos da humanidade. A história, ambientada em 2016, fala sobre uma Terra superpovoada e sofrendo com questões ambientais, como a alta temperatura, na qual os ricos tiram férias na Antártida e onde ar condicionados e ambientes de proteção ao Sol são mais do que necessários, são vitais. Assim, prevendo-se que logo mais o planeta se tornaria inóspito, instalam-se colônias em outros planetas, dentre eles, Marte. Acho interessante a referência à essa Era como "Idade do Fogo", uma - quase - realidade.

Porém, o autor, ao contrário de Asimov, faz suas projeções do futuro se guiando mais por intuição do que por especulações racionais. Há muita ficção fantasiosa mesmo, digna de "gibis", como no caso da semelhança do personagem alemão Dr. Denkmal com Dr. Frankenstein, o que eu acredito que só contribui para a história ser ainda mais rica em detalhes e divertida. Na história, ao consumirem a tal droga Can-D, os usuários entram na pele de "Pat Insolente" e de seu namorado "Walt" e vivem uma experiência que poderia ser interpretada de várias formas - o que me lembrou várias histórias aleatórias desde "O Substituto" até The Sims e algum filme por aí que não consigo me lembrar qual, que tem a história dos personagens que se projetam para o "mundo" de uma pessoa, e vivem a vida dela por ilusão. Essa droga, bem como a Chew-Z proporcionam momentos de fuga de uma realidade difícil que era enfrentada nas colônias.

O que falar de Eldritch então?! Uma espécie de personagem paterno, onipresente, ora do mal, ora do bem, alienígena e misterioso. Pesquisando me deparei com a informação de que o crítico Adam Corbin disse que a combinação da máscara de gás com a imagem de Eldritch foi o que inspirou George Lucas a criar a imagem do Darth Vader - e provavelmente deve ter inspirado vários personagens cyberpunks dos anos 80. E se pararmos para pensar: não é que tem a ver mesmo?! Não em questão de história, mas em questão de semelhanças. E bom, teria ainda muito o que discorrer à respeito do livro, é excelente para debates inclusive, uma vez que ele levanta até mesmo questões de fé, o bem e o mal e a ciência, além da existência humana. Caso esteja procurando por uma experiência de leitura totalmente diferente do que já teve até hoje, leia este livro!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Queria ter esse seu pique para ler (mentira eu tenho) mas eu fiz o inverso, parei de ler para aprender a me maquiar melhor e melhorar as fotos pro blog, são tantas coisas que a gente quer aprimorar, e falta tempo hahaha
    Essa historia parece ser interessante pelo toque no humor não tão convencional nas histórias de ficção científica, que seria ideal pra quem não conhece muito e quer algo mais "leve" para se aprofundar.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, só uma agenda pra me salvar de tanta coisa que eu quero fazer! Hauhauha! E sim, é uma história muito boa, pode causar estranhamento no início até adentrar aquele universo, mas é sensacional. É uma viagem pura!

      Excluir
  2. Parece muito bom mesmo Jaque!
    Achei a proposta da história bem interessante!
    Depois vou procurar pra ler ^^
    Ótima resenha!
    p.s.: achei uma pena ter desistido do desafio de maquiagem. Poderia ir levando ele a medida que desse. Mas faz parte, você sabe o que é melhor pra você e pro blog ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou recomeçar em breve, Monezita.
      Digamos que não foi uma desistência, por apenas um recomeço. ^^
      Eu não estava gostando das maquiagens que estava fazendo.
      Agora vou tentar de novo!
      Muito obrigada linda. <3

      Excluir
  3. Querendo começar a coleção de livros dele viu?
    hahahahah Estou com muita vontade de ler <3

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tanto livro bom! <3
      Vai adorar.

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!