Pages

26.10.15

Olhar Abstrato • Pontos de Vista Diferentes

Décima terceira e última parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

Finalmente chegamos à última parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato. Revisei-o desde seu início, e acabei retirando algumas publicações que estavam programadas, mas que gostaria de falar com mais detalhes futuramente, deixando apenas aquelas com textos básicos para quem quer um ponto inicial. É óbvio que tudo foi abordado de maneira bastante superficial, portanto, foi apenas uma porta aberta para que se inspirassem a procurar aprender mais através de livros específicos e outros sites sobre o assunto. Além desse intuito, também o fiz para que eu mesma desenvolvesse mais minhas habilidades fotográficas e percebi que tenho muito o que aprender ainda. Afinal, somos seres em construção, sempre teremos o que aprender. A partir de agora, acompanhem a marcação Fotografia no blog para verem mais conteúdo livre sobre o assunto. 
E o último assunto é sobre Pontos de Vista Diferentes. Não há muito o que "ensinar", a única dica válida é treinar os olhos para identificar enquadramentos potenciais que, em situações comuns (só apontar e fotografar) não revelariam nada de mais. É uma questão de criatividade, portanto, é necessário exercitar nosso olhar, enxergando "enquadramentos interessantes", se é que poderia colocar dessa forma. Esse olhar treinado, somado à todos os pontos que já foram discutidos no projeto, podem lhe ajudar a fotografar qualquer coisa de maneira criativa. Aliás, é este último ponto que realmente diferencia um bom fotógrafo, já que pode-se entendê-lo inclusive como uma impressão digital do mesmo. 
Às vezes eu fico me perguntando "qual é a minha marca?!" 
Chego a conclusão que talvez seja a simetria aliada a simplicidade...
Costumo pensar que uma boa fotografia é feita na hora em que é tirada, portanto, as edições e tratamentos vem como complemento dentro desse cenário. Uma boa fotografia é aquela que menos precisa de edição, na minha opinião. Portanto, esforce-se para desenvolver bons cliques nesta hora, deixando o mínimo de correção para os programas. Lembre-se quanto mais editada, mais artificial. Se eu fosse dar uma dica que resuma o projeto inteiro, poderia dizer: Treine os olhos, use boa iluminação e necessite do mínimo de edição possível, o restante é planejamento. Pelo menos, esta foi uma das mais importantes dicas que aprendi durante todo este projeto! Espero que tenham gostado do Olhar Abstrato! ♥

Em breve, virei com as considerações finais do projeto!

18 comentários :

  1. coisa mais linda essas fotos, Jaque! <3 legal ver que conseguistes chegar ao final do projeto, pois sei que não é fácil seguir um projeto até o final T_T E concordo contigo quando diz que uma boa foto é aquela que não necessita de edição. Sem dúvidas! ;) mas to louca pra ver os próximos cliques que farás! xD bjsss :*****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda, estava com saudades de você!!! <3 Fico feliz que aparecestes!!! Eu ainda estou com alguns projetos na cabeça, e tenho mais dois que vão finalizar em breve, ainda bem, é uma sensação muito boa de missão cumprida. Beijos *-*

      Excluir
  2. Tão legal ver você terminar os projetos e ir aprendendo junto com você! ^^
    Também acho que esse "ponto de vista" é o que realmente diferencia um fotógrafo bom de um não tão bom assim e que resulta realmente em um trabalho diferenciado e criativo.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Monezita! <3 Espero concluir mais projetos ainda este ano! *-*
      Tem alguns que já terminei de escrever, falta ir liberando aos poucos.
      Beijos linda <3 (E siiim, o ponto de vista é praticamente a marca do fotógrafo!)

      Excluir
  3. Eu adorei o projeto e essas fotos!
    Suas dicas me ajudam bastante! <3
    Beijos!

    conexaolunar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Ane! *-*
      Muito obrigada mesmo. <3

      Excluir
  4. Te marquei numa TAG lá no blog. ^^
    Sinta-se a vontade em recusar o convite. Eu nunca sei quem gosta ou não gosta de coisas desse tipo.
    Link: http://monevenzel.blogspot.com.br/2015/10/tag-grande-tag-musical.html
    bjin ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece que recuso TAGs suas, Monezita! Responderei logo menos. *-*
      Obrigada por lembrar de mim! <3

      Excluir
  5. Que lindo ver você terminando projetos <3 pirei muito na penúltima fotografia.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso! Sou apaixonado por fotografia e tenho vontade de me aprofundar bastante, principalmente porque tenho projetos futuros que envolvem esse campo. As fotos estão muito boas! Gostei especialmente da dos pés e a da roda gigante.
    Curti muito seu blog, te segui!

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada mesmo! Fico bastante feliz por ter gostado do blog e do post!
      Quero ver seus projetos, pois já estou te seguindo também! ^^
      Beijos e volte sempre. <3

      Excluir
  7. Meu Deus q fotos lindas ! Vou parecer um pouco burrA, mas essa última foto eh no Egito? Babando... Esse bolo também ficou sensacional, queria provar :):) hahahahhaa beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera eu tivesse viajado pra lá, hein?! <3
      Essa última foto é do Hopi Hari, linda! Beijão.

      Excluir
  8. Adorei as fotos. Concordo com vc, acho que uma boa fotografia não precisa de muita edição., são feitas com um enquadramento legal(as vezes de angulo diferente) e boa luz!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Muito obrigada pelos comentários, linda! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien