Olhar Abstrato • O Uso do Flash

21.10.15

Décima segunda parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.


Flash é algo que definitivamente quase não uso, sempre dou preferência à luz natural / artificial ou faço melhorias no ISO quando vou fotografar. Porém, pode ser uma ferramenta útil na criação de algumas fotografias que pretendem passar uma atmosfera específica. Como o flash ilumina seu tema a partir do mesmo ângulo do fotógrafo, projeta sombras duras para frente. Além disso, por ser uma iluminação bastante forte, acaba superexpondo o objeto em primeiro ângulo. Por isso temos aquela sensação de que o flash "não dá certo" para algumas fotos, porque precisamos saber exatamente quando usá-lo.
Flash de Preenchimento:
O flash de preenchimento é uma opção para se iluminar o objeto em primeiro plano à luz do dia, destacando-o. Caso esteja fotografando uma cena à contra-luz ou querendo destacar o primeiro plano sem necessariamente estar no escuro, é o flash de preenchimento que você deve usar.
Algumas fotografias antigas minhas. A primeira com flash de preenchimento, a segunda com flash.
E basicamente é isto, quanto mais quisermos melhorar e realmente entender nossos equipamentos, mais devemos mexer e lidar com ele, de várias formas, fotografando os elementos de mais de uma maneira. Altere os padrões, tente tirar fotografias diferentes, sem medo de estar fazendo algo "errado" e só assim irá conseguir compreender melhor e até mesmo encontrar sua própria tática. Eu não sou fotógrafa profissional, mas fui aprendendo dessa forma. Estas publicações são inspiradas no livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, do Henry Carroll. Estamos quase terminando... ^^
Espero que tenham gostado!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Flash de preenchimento é meu preferido, mas costumo não usar muito pq "amarela" minhas fotos. Ai prefiro luzes auxiliares.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo preferir qualquer outra forma de iluminação do que o flash. Tanto é que custei bastante encontrar no meu banco de imagens alguma imagem que eu tenha utilizado flash de preenchimento e flash normal. :)

      Excluir
  2. Que blog lindo, que ruiva linda!
    Adorei o clima daqui, seguidora garantida! <3
    P.S. ótimas imagens, a gente sempre subestima o uso do flash, afinal, a iluminação é a melhor aliada da fotografia, mas o flash também é essencial e tantas fotos ficam maravilhosas apenas com o uso dele.
    Beijos :*

    Micaela Ramos
    Wanderlust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. êêê! Muito obrigada por sua visita e pelo follow, linda! <3
      Siiim, sabendo usar, o flash salva muitas fotos! Beijos

      Excluir
  3. Flash é algo que precisa-se ter muitooooo cuidado pra não estragar a foto. Por isso é mesmo importante fazer o que você falou, pegar os equipamentos e estudar e treinar, treinar, treinar.
    Adorei as fotos e os cabelos coloridos! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, por isso que eu quase não uso! Hauhauha! Prefiro ajustar o ISO, pegar uma iluminação natural, ou ter alguma ajudinha a mais com a artificial, porque é bem difícil eu conseguir alguma fotografia boa com flash. Beijos linda <3

      Excluir
  4. Interessantes essas noções sobre a forma de se usar o flash...
    Eu não curto tanto, talvez por isso. Por não saber exatamente em qual fotografia ele se encaixaria. Costumo contar com a luz ambiente mesmo e trabalhar em cima do que tenho ali.
    Bacana!

    Baú de Canto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Flash nunca dá certo comigo. ):
      Fico feliz que tenha gostado do texto!
      Obrigada pela visita. <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS