Olhar Abstrato • Luz Suave e Luz Dura

2.9.15

Décima parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

Este mês irei precisar tirar o atraso do projeto Olhar Abstrato. Não tive tempo de dar continuidade à ele no mês passado, mas não tem problema, corrigimos isto agora. Hoje, portanto, iremos falar sobre Luz Suave e Luz Dura, dois conceitos que podem modificar totalmente a atmosfera de uma fotografia, e auxiliar no efeito desejado. Como não há muito o que falar, irei exemplificá-los apenas, uma vez que sua execução depende principalmente do controle do ISO e da velocidade do obturador, conceitos já discutidos na publicação anterior do projeto. Se preciso, revejam! ^^

"Esteja você com ou sem câmera, a única maneira de aprender sobre a luz é observá-la constantemente."

Luz Suave
Ao visualizar uma imagem, a luz suave funciona como uma massagem, sendo o oposto da luz dura. Ela pode ser usada em imagens tensas, para que a atmosfera se suavize, pode determinar todo o sentimento passado pela fotografia. Um clima de tarde, de calmaria, de contentamento. A luz suave transmite isto. Ela ameniza!
Luz Dura
Já a luz dura transmite certa tensão. Destaca totalmente os pontos claros, chamando atenção. É um contraste bem evidente entre as zonas claras e escuras, podendo funcionar perfeitamente para criar uma atmosfera mais pesada. Assim como a luz suave, destaca formas, mas as deixa em muito mais evidência. Ela tensiona!
Como costumo sempre enfatizar em todas as publicações do projeto, não sou fotógrafa profissional, porém, depois de um tempinho fotografando, existem vários truques que vamos aprendendo e incorporando à nossa prática. Eu aprendi a olhar a luz como um objeto já tem um tempo, pois percebi que seja mais suave ou mais dura, modifica totalmente a atmosfera da imagem, como puderam ver acima. Encontrar este conceito no livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, do Henry Carroll, foi apenas uma confirmação. Esteja sempre de olho na iluminação - ainda mais trabalhando em conjunto com a cor! - principalmente em ensaios ao ar livre. Se pretende criar um ensaio feliz, em família, por exemplo, evite dias nublados, que podem "entristecer" a cena. Para dramaticidade, dias nublados, em horários da manhã ou final de tarde são os melhores - lembrando que estamos considerando apenas a luz natural. A cor ainda contribui para o trabalho, preto e branco costuma doar muita dramaticidade à uma fotografia, bem como cores mais fortes dão mais energia e vida. Tudo o que pode contribuir para uma boa fotografia. 

Conselho do dia: Observe e trabalhe com a luz.
Câmeras: Nikon D40, Nikon S3900, Sony Erickson e Canon T3i

You Might Also Like

6 comentários

  1. Tenho trabalhado bastante esses dois aspectos desde que voltei a tirar fotos, e é bem importante para o blog e o instagram, já que trabalhamos bastante com o visual.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! <3
      São coisas simples que fazem toda a diferença!
      Beijos Carol ^^

      Excluir
  2. Acho muito lindo esse projeto e admiro muito o jeito que você fotografa *-*
    beijinhos <3

    stay-creepy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Van, muito obrigada mesmo! <3
      Fico feliz com sua admiração! Obrigada!

      Excluir
  3. Que fotos lindas...
    Essa questão de observar a luz é mesmo muito importante. Mesmo eu não sabendo muito de fotografia, foi uma coisa que sempre percebi... ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!