Pages

14.7.15

Olhar Abstrato • Velocidade do Obturador, Abertura de Foco e ISO

Nona parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

De agora em diante, entraremos numa parte mais técnica do projeto, na qual iremos trabalhar com mais atenção os componentes da câmera. Lembrando que não sou fotógrafa profissional, embora fotografe há algum tempo e baseio todo este projeto nas informações do livro Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, do Henry Carroll. Antes de mostrar alguns experimentos meus, gostaria de compartilhar algumas informações sobre o obturador e ISO, para quem não sabe o que é, ou nunca ouviu falar disso. Bom, para começar, ao fotografarmos, controlamos a quantidade de luz que entra na câmera. Caso entre bastante luz, a imagem fica muito exposta, o que resultará numa imagem muito brilhante - e provavelmente com o branco estourado. Caso entre pouco, a imagem fica mais escura. Para equilibrar a luz, trabalhamos com três componentes: a velocidade do obturador, abertura e ISO. E o que é isso?

Basicamente...
✴ A Velocidade do Obturador controla o período de tempo em que a luz entra na câmera.
✴ O ISO (International Organization for Standardization) controla a sensibilidade da câmera à luz.
✴ A Abertura de Foco controla a quantidade de luz que entra na câmera.
E trabalhar combinando estes três componentes permite tirar qualquer tipo de foto, basicamente.

De maneira bem geral:
✴ A velocidade alta do obturador tende a congelar a imagem, pois deixa pouca luz entrar na câmera. Por isto, geralmente é aconselhável utilizar um ISO maior, para melhor iluminação da mesma. Velocidades baixas dão movimento desfocado. 
✴ O ISO geralmente varia de 100 a 6400 (baseei-me na Canon T3i), quanto maior, mais clara a foto. Quanto menor, mais escura.
✴ A Abertura determina o foco, e permite fazer imagens com fundo desfocado, ou totalmente em foco.
Lembrando que este é apenas um resuminho básico, caso queira aprofundar, fuce sua câmera ou leia outros manuais.

Selecionei algumas fotografias que brincam com a configuração desses componentes, embora não sejam as melhores que fotografei. Para iniciar, uma fotografia com ISO baixo e baixa velocidade do obturador, que fotografei hoje mesmo no Ibirapuera. Obviamente, eu deveria ter levado um tripé, pois sem ele, a foto ficou tremida, mas dá pra entender o conceito.
Me desculpem a foto mal tirada. /: Enfim, velocidades maiores do obturador, acompanhadas de um ISO maior para equilibrar a iluminação, são ótimas para fotografar coisas em constante movimento, evitando seu desfoque. Um bom exemplo é a fotografia abaixo, que tirei em Guararema. Meu namorado estava perto das capivarinhas, que corriam. Outra coisa em movimento era o carro que passava. Percebam que nada ficou com aspecto tremido graças à alta velocidade do obturador.
Por fim, mais uma foto do Ibira, dessa vez do ano passado. Usei um ISO mediano, e uma velocidade alta do obturador, que é a maneira que acho mais útil de fotografar paisagens sem sair tremidas e com boa iluminação. Ainda neste caso, uma abertura de foco menor permitiu que todo o cenário saisse focado, sem aquele famoso efeito de destaque dos elementos mais à frente da foto. Use uma abertura de foco maior caso queira evidenciar um elemento em detrimento dos demais.
Abertura de foco menor + ISO de valor mais alto.
E ao trabalharmos com estes três podemos fazer diversos tipos de fotos, como puderam ver acima. Obviamente, não existe uma configuração da "exposição correta", existem apenas ferramentas para que você possa criar a fotografia que quiser. Sugiro, inclusive, que mexa bastante em sua câmera, brincando com as configurações destes itens para conhecer melhor e se familiarizar com eles. Caso não tenha mesmo compreendido meu resuminho básico, sugiro fortemente que dê uma lida no livro que citei acima, ou procure mais textos aprofundando o assunto. Com prática, você perceberá o quanto é fácil e muito útil!

Vocês gostariam de um tutorial específico sobre algum tipo de foto?
Deixem suas sugestões nos comentários, por gentileza! ♥

Conselho do dia: fuce as configurações de sua câmera.
Câmera: Canon T3i

14 comentários :

  1. Obturador, iso, velocidade...nunca consegui dominar essas coisas, por mais que eu lesse a respeito, a coisa não entrava na cabeça >_< mas sempre achei tão legal o efeito da primeira foto (tu sabe o nome dele? se não me engano, tem um nome específico pra ele), mas nunca conseguir fazer, nem sem querer! T__T outro efeito que eu acho bem legal, é um que (não sei se vou conseguir explicar bem) aparece nas foto uma bolas coloridas, ou apenas de uma cor só, como se fossem feixes de luz brilhando, sem foco (ou é o contrário, a fundo da foto sem foco, e os feixes com foco..)...tem gente que faz isso com formas de coração também... se eu encontrar uma foto assim, te mando... enfim, acabei vendendo a minha câmera e não largo mais a minha digital T_T tu já viu umas fotos em que os caras fazem objetos parecerem miniaturas também? Não sei é preciso uma lente especial para aquilo, ou o quê... mas são mais uns efeitinhos bacanas para se brincar com a câmera, eu acho...
    bjss :********

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amo! Você reapareceu! <3 É tudo tão simples quando você fuça bastante a sua câmera, é questão de tempo e de praticar mesmo! Prometo. Então, eu conheço o nome do efeito por "trilha de luzes", nunca ouvi referências à ele de outro jeito... Pra fazê-lo, você precisa ajudar a velocidade do seu obturador para 4 segundos (ou mais), colocar um temporizador ou disparador, para não tremer a câmera, e ajustar o ISO conforme a sua vontade (um valor menor é recomendado, para não estourar o branco). Aí usa um tripé pra não ficar tremida igual a minha. xD Caso ainda não tenha sacado, posso fazer um tutorial disso mais pra frente! <3 E esses efeitos das bolinhas, eu ainda não o fiz, mas pelo que vi outro dia num texto pela internet é que ele é criado através de filtros, (literalmente cortar uma folha de papel em formato de coração, por exemplo), e usar com uma determinada configuração de ISO que eu não lembro no momento, mas também posso pesquisar... Já essa foto dos objetos em miniatura, não requer nada em especial, só uma lente fodona! rs Com uma lente de alcanço maior é mais fácil desfocar melhor o fundo, deixando o objeto em máxima evidência. Tudo trabalho dos componentes de obturador, ISO e abertura focal também... Espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho... >.< Beijos!

      Excluir
  2. MDS, QUE SAUDADE!

    Dei uma sumida pq fui abduzida e roubaram minhas cordas vocais, logo a inflamação de garganta me deixou zuada e dopada por mais de uma semana :'( auheauehehau

    Gente toda vez que venho aqui vejo projetos novos AHEUAHEAHUE. É sério, Jaque. EU TE AMO, NA BOA!
    Fico te imaginando passando o dia planejando caaaada detalhe pra manter essa perfeição auehauehau.
    Vou mandar a Sapa vir aqui e aproveitar cada detalhe das suas dicas, pois ela está querendo aprender técnicas de fotografia e melhor do que a senhora na blogosfera NÃO HÁ...

    COISA GOTOSA, ME ABRAÇA ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sua linda, estava com saudades de você! <3 Vê se melhora e apareça com mais frequência! E então, eu nem passo o dia planejando nada não. xD Esse projeto é a continuação do Olhar Abstrato, já estou na nona parte! Ele vai finalizar só lá em dezembro. @.@ Falta muito ainda! E poxa, muito obrigada! Eu não acredito que eu explique tão bem assim, mas tento!

      Vê se para de sumir, coisa punk malvada!
      Vi o teu texto hoje, e tava foda demais, vou comentar depois! <3
      ABRAÇANDO EM 3... 2... <3

      Excluir
  3. Acho isso muitoo legal, preciso logo de uma câmera! rsrs Acho que com uma em mãos seria mais fácil de entender esse paranauê todo ehaueh Gostei da primeira foto, apesar dela ter saído tremida. Acho muito legal esse efeito com as luzes dos carros.

    Sobre o comentário da Bia, aquele efeito com luzes de coração, bolinhas, etc, eu lembro de ter visto por aí que se chamava "bokeh" ou algo assim. Eu acho lindo!
    Beijos!

    http://espelho-de-prata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é esse mesmo o nome Dessa! <3 Só que geralmente, eles dizem que tem que comprar uma lente específica e blablablá, mas dá pra fazer caseira sem gastar tanta grana... E não precisa ter uma câmera foda pra ter esses componentes, tem câmeras bem mais baratas que possuem já!
      E muito obrigada pela visita! <3

      Excluir
  4. Apesar de manjar o basicão de fotografia, confesso que eu ainda confundo muito o uso do obturador e foco porque eu faço tudo na mais pura intuição, eu vou vendo o que fica legal para tal foto e assim eu vou vivendo a vida kkkk. O iso eu só uso nos casos de maior necessidade de luz e definição, a velocidade é ideal para fazer efeitos muito loucos com luz no escuro (longa exposição) o foco é uma incógnita porque eu uso uma abertura pequena para fotos bem focadas e uma abertura grande para fotos de paisagens. É o basicão mesmo, bem do meu jeitão.... ahushaushasuh

    Amei as fotos, está cada vez mais perfeito, sempre se superando! :DDD Lembrando que esse mês tem o fenômeno da lua azul, uma época de felicidade para todas as bruxinhas *---* se tiver um tripé é uma boa tentar fotografá-la e, além disso, fotografar a lua exige todos estes conhecimentos colocados no post. Não vejo a hora de chegar meu tripé, pois amo fotografar a natureza e paisagens *-*

    Beijos!

    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, faltam poucos dias! *-*

      Na verdade, o segredo é como você faz mesmo. Vai vendo o que funciona e o que não funciona e pronto. Cê acha que eu fico pensando quando vou fotografar? Hauhaua!... Eu penso assim: "saiu tremida, vamos acelerar mais", e aí por diante, não fico calculando configuração não! xD E sim, dá pra fazer bastante coisa, eu acho que esses três são os fundamentais das melhores fotos. Dá pra criar tudo que é essencial. Agora algumas outras coisas podem requerer uma lente mais foda e etc.

      Beijos meu amo! E muito obrigada. <3

      Excluir
  5. Gostei muito desse seu post falando sobre iso e obturador, muita gente não sabe como usar essas funções da câmera. E gostei das fotos também. :D
    Beijoos

    http://luddzilla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada menine! *-*
      Beijos!

      Excluir
  6. Lembro que estudei tudo isso na matéria de fotografia da faculdade, mas nem cheguei a colocar em prática... o dia que tiver minha câmera, vou ter que estudar tudo de novo... rs
    Adorei as fotos! Pena que a primeira ficou tremida, se não ficaria perfeita! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, choray porque não tinha tripé na hora. :'(
      Mas qualquer outro dia volto lá e clico de novo.
      E poxa, são conceitos bem fáceis.
      Acredito que aprendemos mais quando fuçamos mesmo.
      Na faculdade eu fico tão "zZz" que só revendo em casa.
      HAuhauha! Beijos Monezita!

      Excluir
    2. Isso é verdade.. só revendo e praticando em casa pra pegar o jeito..
      Volta sim e mostra pra gente!
      bjin

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien