Olhar Abstrato • Trabalho do Quadro

3.6.15

Sétima parte do projeto fotográfico Olhar Abstrato.

Continuando as publicações do Olhar Abstrato, hoje venho conversar um pouco sobre composição, ou seja, sobre o trabalho do quadro. (Na semana passada falamos sobre a regra dos terços.) Bom, neste "conceito", definitivamente não há regras. A ideia essencial de "trabalhar o quadro" é identificar uma composição interessante, com elementos que juntos formem um quadro que atraia atenção. É aí então, onde entra o treino de nossa ferramenta mais valiosa: os olhos. 
Para conseguir um quadro interessante, também depende um pouco de sorte. Um exemplo disto é a imagem acima, na qual os carrinhos vermelhos acabam "combinando" com as janelas do Shopping Light. É claro que eu dei sorte de encontrar estes elementos juntos. A ideia de trabalhar o quadro, além de sempre estar com o olhar afiado, também é saber identificar e fugir de temas "passivos" que não acrescentam muito. Ajuda pensar que cada centímetro do quadro é importante e deve ter peso, ou seja, trabalhe o enquadramento quando localizar vários elementos interessantes juntos. Quando enquadrar, pare uns instantes e observe o que está fotografando, ao invés de sair clicando loucamente a câmera para todos os lados. Observe como os elementos se encaixam no quadradinho da câmera. Está tudo no lugar? Tudo encaixa perfeitamente onde deveria estar?
Sempre quando eu tiro alguma foto, além de clicar pouquíssimas vezes, sempre penso: "o que chama a atenção nesta foto?". Caso nem eu mesma consiga responder esta pergunta, sei que a fotografia não está boa, não está da maneira como eu gostaria que estivesse. Acho interessante dar poucos cliques, porque, pelo menos no meu caso, eu acabo prestando mais atenção aos elementos que estou fotografando, como se cada clique houvesse um maior peso. Inclusive, confesso que o trabalho do quadro é sempre um grande desafio para minhas fotos. É algo que estou sempre trabalhando para melhorar. E bom, como sabem, não sou fotógrafa profissional, mas já fotografo há um bom tempo. Procurar elementos no cotidiano que compõe uma boa foto, centímetro por centímetro, sempre será nosso maior desafio, portanto, recomendo: treine seus olhos.

Conselho do dia: pare, observe e clique.
Câmera: Canon T3i e Nikon Coolpix S3400

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu sou uma danação para fotos! Mesmo usando a regra dos terços! Estou até pensando em fazer um curso rápido, apenas para melhorar um pouco as minha imagens, porque as minhas fotos, ultimamente, estão sofríveis!
    Boa dica pensar o que chama a atenção na foto, vou tentar lembrar disso. Eu sou a louca dos cliques, e nem sempre observo o alvo da câmera.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso é uma boa a se fazer, exceto por ser tão basicão (pelo menos pra mim) que acaba não compensando o dindin pago. Acho que muita coisa vem do treino também. Se você pegar sua câmera e sair com ela mais vezes, vai ver que na prática é onde realmente se aprende e talvez, dispense o curso. Acho curso bom pra quem precisa de algum papel pra comprovar que é fotógrafo. Eu só faria por este motivo... Ou se fosse fazer algo acadêmico na área... Beijos Vivs <3

      Excluir
  2. Pra mim é uma das coisas mais interessantes na fotografia essa coisa de trabalhar o quadro. É aí que a gente perceber o olhar e a criatividade do fotógrafo. ^^
    Acho incrível como diferentes fotógrafos conseguem composições diversas a partir de um único cenário.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é o que mais gosto de observar também! É um meio físico de percebermos que cada um temos um ponto de vista bem relativo! Bexos Mone! <3

      Excluir
  3. Que fotos lindas!! Vou correndo ler os outros posts do projeto, porque queria muito saber tirar fotos (mas querer não é poder. D:). Já li vários tutoriais mas nunca lembro da teoria ao por em prática, bate o desespero de querer capturar o momento e nunca fica muito bom.
    Vou tentar trabalhar meus olhos!
    Beijos.

    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, espero conseguir ajudá-la então, Bea! <3 Fica à vontade e qualquer coisa, só deixar suas dúvidas que me esforçarei pra respondê-las! Beijos

      Excluir
  4. Essa primeira foto tá hiper linda, continue firme e forte nesse projeto, tá foda!

    ResponderExcluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!