Pages

8.5.15

FMT: 2001, Uma Odisséia no Espaço (Filme)

Continuando a Futuristic Movie Timeline, é com grande orgulho que hoje vou comentar um dos meus filmes favoritos: 2001, Uma Odisséia no Espaço. O filme foi dirigido por Stanley Kubrick, que é um dos meus diretores favoritos, e foi produzido na mesma época em que o livro de mesmo título fora escrito por Arthur C. Clarke. Eu tenho o livro, mas parei na metade da leitura, portanto, hoje vou me limitar a comentar apenas os aspectos desse filme interessante que prendeu e ainda prende atenção todas as vezes que assisto.

Acredito que o primeiro aspecto a ser observado é o ano em questão, o filme é de 1968 e apresenta efeitos especiais incríveis super avançados para a época. Isso sem falar nas reflexões que causa ao abordar assuntos como a evolução humana, tecnologias, inteligência artificial e vida extraterreste fazendo até mesmo referências ao Zoroastrismo. Ele foi produzido de modo que suas imagens ambíguas com efeitos surrealistas superam a necessidade do uso do diálogo, que é bem reduzido durante todo o filme. O próprio Kubrick chegou a afirmar que esperava que o filme se tornasse uma experiência visual e não verbal, como geralmente é o comum. Assim, ele alcança o subconsciente do espectador de um modo poético e filosófico, ou pelo menos, era isto o que o diretor esperava. O que mais gostei neste filme é que ele abre nossa perspectiva, permitindo interpretações diversas acerca dos elementos apresentados. O filme teve quatro indicações ao Oscar, recebendo apenas um por melhores efeitos especiais.
Acredito que não é um filme "fácil" de assistir, porque estamos acostumados a explicações diretas, com muitos diálogos e interações. E 2001 apresenta-nos à um conceito totalmente novo com cenas extremamente lentas - dignas de espaço mesmo! - e poucos diálogos, mas não deixa de ser um filme sempre atual que nos desperta para questionamentos a cerca da natureza humana. Uma curiosidade: a palavra "odisseia" faz uma direta alusão à Homero, devido as semelhanças entre a vastidão desconhecida dos mares para os gregos com a imensidão desconhecida do universo para a humanidade atual. Enfim, eu sou muito, muito suspeita para falar desse filme, porque tenho uma tendência natural à gostar do que foge aos padrões, portanto, assisti-lo me levou à uma perspectiva totalmente nova de cinema. Por causa dele virei hiper fã do Kubrick. Gostaria muito de ter visto como ele idealizaria A.I - Inteligência Artificial que é outro filme favorito. O diretor acabou falecendo antes do filme ser produzido, deixando a tarefa para Spielberg.
E bom, o filme teve uma continuação. 2010: O Ano em que Faremos Contato. Ou o filme mais desnecessário da história sci-fi, se preferir. A proposta do filme era explicar os enigmas de 2001, e obviamente, o filme não foi dirigido por Kubrick. A continuação não tem aquela aura fascinante e enigmática do primeiro, apesar de ser assistível. Eu, particularmente, não gostei. Bom, e sobre os livros, para quem não sabe, existem mais três continuações além de 2001, que são: 2010, 2061 e 3001 livros que, infelizmente, ainda não foram traduzidos e publicados pela Editora Aleph. Todas as reuniões públicas da editora fico enchendo o saco por estas continuações, espero que eles me escutem algum dia! Haha!

Enfim, eu consegui assistir ao filme porque tenho o DVD, mas é possível encontrá-lo online ou no youtube, apesar da baixa qualidade. Agora me contem, vocês já assistiram 2001? 
Fonte das Imagens: Google

10 comentários :

  1. Nossa, 2001 é muito bom! Concordo que é um filme difícil de assistir, mas acho que a dificuldade ajuda a deixar ele interessante.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas Ju! Muito interessante mesmo!

      Excluir
  2. OMG , sempre quis assistir esse filme mas... nossa não sei por que nunca assistir! Tenho que assistir <3

    ResponderExcluir
  3. Também sempre quis assistir esse filme e ainda não tive a oportunidade! Nunca vi alguém que não tivesse gostado, e isso me deixa ainda mais ansiosa para vê-lo.
    Um filme atual que compararam à esse foi o Interestelar, que eu assisti e achei uma obra genial do cinema atual (apesar de reconhecer que o Nolan tem a mania de mastigar tudinho pro espectador). Você já assistiu? Está ai uma opinião que gostaria de ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti siim, Interstelar é um dos meus favoritos dos sci-fi atuais, eu tinha feito uma publicação sobre ele, mas ainda está no rascunho. (Eu e minha mania de seguir o script me obriga a terminar a FMT primeiro), mas é um filme realmente muito bom!

      E vou te emprestar 2001! <3

      Excluir
  4. Eu acho que já vi esse filme quando era mais nova. Mas não tem certeza. O nome não me soa estranho.
    Mas como não lembro, depois vou procurar assistir de novo! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara, a trilha sonora desse filme é incrível, acho que vou tentar baixar ele para assistir final de semana, anos que não assisto e esse filme é visualmente muito bonito também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Simplesmente sensacional! Baixa sim, é uma experiência única. <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien