Pages

20.4.15

• Tutorial • Cabelos Coloridos

Imagino que cabelos coloridos atualmente não é mais uma novidade. Para a galera das antigas, que pintava os cabelos bem antes de virar a moda que está atualmente, esse tutorial não irá ajudar tanto, porque vai abordar um assunto que já estamos cansadas de saber. Mesmo assim, resolvi montar esse tutorial para ajudar quem está chegando agora e precisa de algumas dicas, baseadas na minha experiência de alguns anos sendo colorida. Espero que seja útil! :)
Nesse mundo de coloridos, para quem gosta de fazer as coisas em casa como eu, percebi que tem bastante informações que ninguém diz, e que fazem toda a diferença na hora de pintar. Por isso, aconselho que além deste texto, quem realmente se interessa pelo assunto e quer fazer o próprio cabelo colorido em casa, que aprofundem-se nos links que irei deixar ao final da publicação. Já escrevi sobre descoloração, sobre cabelos brancos e platinados e sempre estou falando sobre tratamento capilar aqui no blog, portanto, vou escrever apenas o essencial aqui. Quem não tem segurança para fazer algo do tipo em casa, façam com um profissional. Esta publicação é para quem curte fazer tudo por conta, como eu. 

• 1º Passo: Analise o estado do seu cabelo.
É muito importante ter certeza de que seu cabelo irá aguentar o processo de descoloração. Para tanto, mantenha-os sempre hidratados. Para saber se o cabelo aguentará o procedimento, basta preparar uma pequena porção do produto e aplicar numa mecha, esperar agir de 30 a 40 minutos e prestar atenção no resultado. Se os cabelos ficarem elásticos, continue tratando e tente novamente depois de alguns meses. Se der tudo certo, vá para o segundo passo!

• 2º Passo: Descolorir o cabelo até atingir a base ideal.
O segundo passo é descolorir. Use bons produtos, pois eles farão toda a diferença. Em alguns casos, especialmente para platinados e cores mais claras, pode ser necessária mais de uma descoloração. Nesse caso, tenha paciência e dê espaço entre as descolorações, preocupando-se em recuperar bem a estrutura do cabelo. Também fique atento na hora do processo, pois bases muito manchadas ou mal descoloridas podem comprometer todo o resultado final. No final da publicação, deixarei links úteis explicando todo o processo de descoloração e indicando produtos que uso e aprovo!

Como saberei se a minha base está ideal?
Cor-base significa a cor de fundo que seu cabelo precisa atingir para que seus fios peguem a cor da tinta corretamente. Para tonalidades avermelhadas e alaranjadas base de 8 a 9 já são suficientes, para verdes e roxos, recomenda-se base 10. Para azuis, menos amarelo o possível, porém não necessariamente platinado. Assim, não corre o risco do azul ficar verde! Para os white tonners e platinados, tons claríssimos de 11 a 12 para serem neutralizados.
• 3º Passo: Tratamento intensivo no cabelo.
Depois da descoloração, é muitíssimo importante que se trate bem os cabelos. Enxágue todo o descolorante com bastante água e lave com shampoo. Aplique uma boa máscara de preferência com queratina e deixe agir por alguns minutos. Enxágue com condicionador. É super recomendado que o cabelo esteja em boas condições antes da coloração, pois fios porosos e quebradiços não seguram tinta! O motivo é simples, com as escamas abertas demais, como é que o cabelo vai "fechar" para reter o pigmento dentro da fibra?

Cabelos Frágeis?
Aqueles que tiverem os cabelos frágeis, como os meus, recomendo que sigam, tanto antes quanto depois dos processos químicos, a disciplina do Cronograma Capilar para manter o cabelo sempre saudável. Seguir o cronograma mantém os cabelos fortes e preparados, assim como ajuda a recuperar qualquer possível dano que possa ocorrer após a descoloração. Também ajuda a manter a cor viva por mais tempo, uma vez que mantém as cutículas dos fios fechadinhas. Recomendo para as cacheadas, aquelas que adoram chapinha ou possuem progressivas, principalmente.

• 4º Passo: Pinte!
Depois de atingir a base necessária para a cor que deseja, e com os cabelos devidamente tratados, pinte com a tinta de cor e marca de sua preferência! Existem várias cores, várias marcas, como a Directions, Hard Colors, Manic Panic, Candy Color e afins. Vale lembrar que algumas marcas possuem baixa fixação, o que pode fazer com que a tinta desbote rapidamente, portanto, se o seu objetivo é uma cor de longa duração, use tintas que tenha boa fixação! 
Eu ainda pretendo publicar uma série de textos falando sobre os possíveis problemas capilares e as soluções para cada um deles. Em quatro anos de colorida já passei por bastante experiências tanto boas quanto ruins, e a única saída para se ver livre delas é a informação. Por isso acho tão importante que quem saiba algo mais, compartilhe sua experiência, assim como estou fazendo. Não é atoa que recomendo o uso de bons produtos, não é atoa que digo para tomar cuidado na descoloração, pois foram experiências que já passei e me fizeram crescer nesse sentido. 

Aprofunde o assunto:

Breve opinião sobre a questão estética e social
Algo que pouca gente fala, mas acho muito importante, é refletir é sobre o porquê de você querer cabelos coloridos. Eles dão trabalho sim, e você passará a chamar atenção na rua, e por vezes, até ouvir piadinhas sem graça. Se você é uma pessoa que se importa muito com a opinião dos outros, pense bem antes de fazer. Eu sou do tipo que defende que todos devemos ter personalidade própria e cuidar de nosso corpo da forma que melhor entendermos, optando sempre pela autenticidade. Mas tem muita gente, inclusive por causa de moda, que acaba fazendo e depois, criticando porque "não deu certo", ou porque "não gostaram". Acredito que optar por mudanças "radicais" fazem parte da personalidade da pessoa, e se isso não condizer com quem ela é por dentro, poderá passar por uma experiência penosa, ainda mais nesse país hiper preconceituoso que vivemos. Então, pense duas vezes antes de se jogar não somente nesta, mas em qualquer "moda". Reflita no real porquê! Se é isso mesmo que você quer, seja bem vinda! :)

Breve considerações sobre químicas
Cabelos coloridos não é só para quem tem cabelos lisos ou tons de pele que "combinam". Isso tudo é besteira. Fica bem em todo tipo de cabelo, de "pele" sim, e se você acha que não, talvez, devesse repensar um suposto pensamento preconceituoso que esteja tendo. Algo realmente importante a considerar é a química que alguns fios possuem, aí o combinar estaria relacionado à outra coisa, que não é bem estética. Geralmente, quem alisa o cabelo, faz progressivas ou vive de chapinha (oi?), pode enfrentar alguns probleminhas a mais e precisar de redobrar os cuidados. Tem químicas que são incompatíveis com descoloração, algo essencial para se ter o cabelo colorido, então, se você faz algum tipo de alisamento ou progressiva, procure se informar se ela é compatível com descoloração. No meu caso, que não tenho químicas, mas faço muita chapinha, o cabelo fica naturalmente fragilizado quando descolorimos, e usar muita chapinha pode enfraquecê-lo ainda mais. Sofri muitas quebras por isso, portanto, estou pensando em deixá-lo crescer mais e começar a minha transição para usá-lo natural, afinal, não é só cabelos lisos que ficam bonitos coloridos. Pensem nisso!

Deixem as suas dúvidas, opiniões, comentários, sugestões, o que gostaria de compartilhar comigo nos comentários! :)
Fonte das Imagens: Pinterest

18 comentários :

  1. ótimas dicas! :) acho lindo cabelo colorido! *_* tenho muito vontade de pintar o meu de azul ou roxo, mas meu cabelo é muito ressecado...já recebeu química demais, o coitadinho...e como não tenho saco pra cuidar dele, vou ter que ficar só na vontade mesmo, se eu não quiser ficar careca... T__T

    Riscos e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é assim acredita? Mas acho que ele não sofre tanto porque eu gosto muito de tratamentos capilares, fico ansiosa até quando compro algo novo para usar! Hauhauha! O que me ferra mesmo é a chapinha. Mas vamos ver, tô deixando crescer e espero usar natural um dia!

      Excluir
  2. Nossa seu post está super explicativo gente! Eu morro de vontade de descolorir os cabelos e pintar de turquesa, porém fazer isso é um grande comprometimento. Meu cabelo tá virgem, sem coloração nenhuma, acho que vou manter assim mesmo até aparecer os cabelos brancos, ahauhau
    Mas enfim as suas dicas são excelentes pra quem realmente pretende se aventurar na coloração. Bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, virgenzinho sem nada, que tentação! É o melhor jeito, partir do zero, se informar pra não fazer nada errado: dão os melhores coloridos! Mas você está certa, a ideia é estarmos da maneira que melhor nos sentimos! Um beijo!

      Excluir
  3. Que lindo!
    tudo bem explicado,ótimas dicas.
    Me trouxe lembranças hahahahaha
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei você de azul, diva! <3

      Excluir
  4. Sou completamente apaixonada por cabelos coloridos e bem antes eu era ruiva sempre queria chegar ao tom de ruivo perfeito, mas como todas meninas que tem cabelo tigido de cor "aparente" vamos se dizer assim, da muito trabalho manter então fiquei morena de volta e que sabe quando tiver um orçamento melhor não voltar a ser ruiva né, adorei sem pots meu bem!!

    luizacharme.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruivo é chato porque tem que sempre estar retocado para estar com os reflexos que a gente gosta. Já fui ruiva também, não sei se voltaria! Um beijo!

      Excluir
  5. Ótimas dicas, ai, ai, que vontade de colocar uma cor na juba.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, mas nem me arrisco fazer nada de "perigoso" em casa porque sou um desastre... haha
    No máximo só passar uma tinta e olhe lá... ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo mesmo fazer no salão, nesse caso! Mas é sempre bom saber "como" no caso de alguma emergência ou produto novo compatível! Bjx

      Excluir
  7. Sou daquelas - assim, como você - que fazem seus procedimentos capilares em casa. Particularmente, não tenho paciência pra salões...
    Ótimas dicas. Sobretudo, o modo como você destacou o "modismo" sobre as madeixas coloridas. É importantíssimo ressaltar que, em terra de coloridas, quem tem cabelos saudáveis é rainha! rs'

    Beijões! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhauha! Disse tudo! E bom, eu não tenho é dinheiro para salões, e nem consigo encontrar profissionais realmente bons que sabem lidar com o meu cabelo, por isso gosto mais de fazer eu mesmo, que se der merda, não fico com ódio de ninguém! Hauhauha!

      E né menina, as vezes a pessoa faz as paradas por moda e aquilo nem representa a personalidade dela. Por isso fiz questão de ressaltar! Obrigada por sua visita! <3

      Excluir
  8. Obrigada pelas dicas! Já tive o cabelo roxo uma vez, e recentemente descolori as pontas para pintar de colorido com anilina. Mas e a preguiça de hidratar? Agora meu cabelo está castanho e horrível, parece uma palha! Vou fazer o cronograma capilar e seguir suas dicas pra ver se volta a ser sedoso, só que dessa vez coloridão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cabelo colorido tem que ter pelo menos o mínimo de tratamento. Quem vai querer divar com um cabelo ressecadão, né? E nem toma nada do seu tempo, lê o post com as dicas do Cronograma que cê vai ver como é facinho. Mesmo se usar poucos produtos! Obrigada pela visita e fico feliz em ter ajudado! Vou te acompanhar pra ver o coloridão de volta! <3

      Excluir
  9. Que post maravilhoso!!! Muita informação e muito bem escrito, parabéns! Acho que o que mais falta pra quem quer ter o cabelo colorido é a paciência de tratar e achar a tinta ideal pro tom desejado, eu mesma fiz cagada no meu como se viu lá no meu blog por pura pressa de ter o bendito roxo na cabeça kkkkk Mas vida que segue né, bora com cronograma que as coisas melhoram!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Cé vai ver que com o tempo, vai gostar mais de cuidar do que de colorir! Hauhauha! E muito grata pelos elogios! *~* Beijão!

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien