Pages

11.4.15

FMT: Laranja Mecânica (Filme)

Finalmente iniciei os filmes da Futuristic Movie Timeline. O primeiro da lista é Clockwork Orange, traduzido para o português como Laranja Mecânica, filme de 1971 escrito, produzido e dirigido pelo genial Stanley Kubrick. O filme é uma adaptação do livro homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962.

Eu tenho a edição especial desse livro e já li diversas vezes, mas hoje, vou me limitar a comentar somente sobre o filme, para dar oportunidade de resenhar o livro futuramente. Pesquisando, descobri que este filme foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Diretor e Roteiro, mas infelizmente, não levou nenhuma estatueta. Atualmente, caiu no gosto do público sendo considerado um clássico cult. Subtende-se o termo como produtos da cultura popular que mantém consumidores, fãs e admiradores ávidos mesmo após muitos anos de sua evidência. Daí o termo "cult" significa culto, ou seja, literalmente cultuam o filme mesmo após tantos anos de seu lançamento.
O filme conta a história do adolescente transgressor Alex DeLarge, que dedica seu tempo livre à passear pelas ruas de uma Londres futurista junto com sua gangue de druguis consumindo drogas, roubando e até mesmo estuprando. Um dia ele é traído por sua gangue, que se revolta com seu autoritarismo e vai preso. Depois disso, ele torna-se uma espécie de cobaia em uma nova técnica que estava sendo desenvolvida para minimizar a violência cada vez mais banal daquela sociedade. Vou deixar os detalhes para vocês verem ao assistir o filme, embora eu duvide que seja possível alguém nunca tê-lo visto - se não tiver, assistam que é interessante!
O filme tem bastante sacadas interessantes, e inspira discussões psicológicas, políticas e até mesmo religiosas. O capelão da prisão diz que Alex foi privado de seu livre-arbítrio dado por Deus, enquanto o Ministro estava apenas interessado em diminuir o congestionamento das prisões. Outra questão em jogo é a definição de bondade, na qual se põe em jogo o sentido de usar tal "terapia de aversão" com intuito de pôr fim à um comportamento imoral. E por aí dá pra ver o quanto de discussão o filme rende. Eu, particularmente, queria que ele se f*desse porque fez mal a tantas pessoas simplesmente por diversão. Mereceu! 
Na minha opinião, o filme é realmente muito bom por incitar tais reflexões, mas também, pelo lado estético como os cenários, o figurino, a trilha sonora, o vocabulário nadsat mega original, que contribuem para tornar o filme uma obra prima inigualável. É claro que há uma grande superestimação do filme por parte dos fãs, mas não se enganem: assistam e tirem suas próprias conclusões! Para a época em que foi filmado, o filme realmente dá o que pensar.

Vocês já assistiram? O que acharam do filme?
Fonte das Imagens: Google

8 comentários :

  1. Eu já pensei em assistir a este filme, e também ler o livro, mas sempre acabo desistindo da ideia. Por mais que ele incite discussões interessantes no campo social, psicológico, etc. eu não gosto muito das coisas que ele faz (e que já me contaram. Oi, spoilers). Concordo com você quando diz que ele tinha que se dar muito mal mesmo! kkkkk Um beijo : *

    (de-lune.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, leia o livro pelo menos! O vocabulário torna o livro um dos mais incríveis que já li, deixa bem interessante mesmo! Vale a pena ler. Sobre o filme, é, ele sofre um bocado, não gostei tanto do final, mas é um bom filme pra se assistir porque é interessante visualmente e trás boas discussões! <3

      Excluir
  2. Adoro Laranja Mecânica! Pra época ele foi bem polêmico, do mesmo jeito que o livro foi quando lançado, mas talvez, parte dessa polemização, se dê justamente pelo tanto de crítica que esse filme tem no background. ~

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Pegou bem o ponto. <3

      Excluir
  3. Eu nunca vi esse filme. Tenho vontade de assistir, mas até hoje não peguei pra ver...
    Ótima resenha! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser ver algo diferente e interessante visualmente, pegue pra assistir Moninha! <3

      Excluir
  4. Adoro distopias, e essa é uma das minhas preferidas :3 To querendo le o livro !

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito melhor! Leia sim! Vale a pena. <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien