Pages

11.3.15

Olhar Abstrato • Linhas Direcionais e Enquadramento.

Segunda parte do projeto fotográfico pessoal Olhar Abstrato.

Na publicação passada, explorei o assunto de Paisagem / Retrato, os formatos da fotografia. Hoje vou dar continuidade aos meus experimentos fotográficos com os conceitos de Linhas Direcionais e Enquadramento. Eu não sou fotógrafa profissional, nem entendo loucamente do assunto, portanto, o que exponho aqui são apenas experimentos baseados no livro do Henry Caroll, que gostei muito. 

Linhas Direcionais
Assim como os formatos, as linhas direcionais tem o poder de levar o leitor através de uma "viagem" na imagem, seguindo um caminho específico determinado pelos elementos da composição. Servem para dar estrutura e atrair o espectador para o elemento que queremos atenção. Escolhi algumas imagens da minha galeria que considero as linhas direcionais bem evidentes. Vejam:
Estação Rio Grande da Serra, indo para Paranapiacaba.
Centro Cívico de Mogi das Cruzes
Parque Villa Lobos, São Paulo.

Enquadramento
Enquadramento é uma forma de "pensar dentro da caixa". Percebi que consiste basicamente na maneira que escolhemos organizar os elementos em nossa composição. Nesse caso, podemos trabalhar com todos os temas anteriores, como as linhas direcionais e o formato da imagem. Ele chamará atenção para uma determinada parte da composição, por isso é importante encontrar temas que valham a pena ser focados. Essa é a principal essência do pensar dentro da caixa.
Parque do Ibirapuera, São Paulo
Uma mudança no enquadramento. Outros pontos de vista.
O Banco. Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Vou encerrando por aqui. Quem quiser acompanhar as demais publicações do projeto, basta acompanhar a marcação Olhar Abstrato aqui no blog. Está sendo bastante divertido explorar imagens e conceitos baseados no livro do Henry Carroll, tenho aprendido bastante! Espero que tenham gostado também!

Conselho do dia: Explorem as linhas direcionais e enquadramentos!
Câmeras: Princesa Leia e Nikon D40.

15 comentários :

  1. Estou amando acompanhar esse projeto com você!
    As fotos ficaram incríveis!
    Eu adoro essa sensação de profundidade que as linhas direcionais dão! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh fico feliz que esteja gostando! O Olhar Abstrato é um projeto bem simples, mas é tão legal de clicar / escolher fotos! Obrigada pela visita! *-*

      Excluir
    2. Mas a maioria das vezes, a beleza está na simplicidade mesmo! ^^
      Eu to gostando de verdade do projeto!
      Tenho até pensado com mais frequência em estudar fotografia, já que vou precisar entender um pouco mais disso daqui pra frente... rs

      Excluir
    3. Você podia me acompanhar e fazer as fotos comigo, o que acha? Por exemplo, nesse post, estou falando sobre Linhas Direcionais e Enquadramento, o que você poderia clicar pra representar o mesmo? Faz também, iria adorar ver você participando! <3

      Excluir
    4. Ah.. mas primeiro preciso de uma câmera.. até tem a da minha irmã lá em casa que é a que uso quando gravo algum vídeo e a que ela usa pra fazer as minhas fotos, mas como tenho pensado em adquirir uma, porque não é sempre que as duas estão disponíveis, aí queria já começar a estudar aprendendo direto na câmera... ^^

      Excluir
    5. Huuuum, entendi! Bom então me resta torcer pra você conseguir sua câmera logo! *-*

      Excluir
    6. Sim.. também to torcendo.. mas acho que vai demorar um pouquinho.. não to podendo gastar por agora... :/
      rs

      Excluir
  2. Até que fim saiu a segunda parte e sim, estou criticando a demora HAHAHAHAHA Enquadramento é oq eu to me policiando no momento, não adianta nada uma foto linda sem um enquadramento bonito, eu tirava muita foto sem me importa muito com isso porém agora to arrumando isso.
    Essa foto do ibira tá linda, principalmente o céu azul de fundo dando aquele contraste bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :3 E sim, um enquadramento estranho pode acabar com uma foto boa. /: eu tenho um exemplo disso, e talvez até publique nas próximas edições. E a demora é falta de tempo mesmo, começou a faculdade agora tá difícil. ;-; Mas até o final do mês sai mais um post! <3

      Excluir
  3. Você fotografa bem pra caramba e estou gostando dessas suas postagens tenho aprendido algumas coisas, já que estou tentando dá uma de fotografa amadora e tem sido algo razoável, mas resumindo suas fotos são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Adoro fotografias amadoras, você poderia compartilhar o que vem experimentando por ai no seu blog. Seria bem legal acompanhar! Obrigada pela visita e pelo comentário! *-*

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien