Pages

23.2.15

TAG: Minha Faculdade.

Aproveitando que minhas aulas reiniciam essa semana, irei responder a TAG Minha Faculdade, que encontrei fuçando blogs pela internet. Muitas pessoas costumam me perguntar bastante sobre meu curso na faculdade, então, acho interessante incluir uma publicação sobre.
Uma foto do meu campus. <3
01. Qual seu curso de graduação?
Têxtil e Moda, cursado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Não é somente um curso de Moda, como à primeira vista costuma-se pensar, pois aprendemos também gestão e tecnologia, além do design, a parte "artística".

02. Quantos semestres ele tem? E em qual você esta?
Oito semestres. Estou no primeiro, mas ingressei no ano passado. Devido aos problemas ambientais enfrentados pela Universidade, meu primeiro ano ficou um caos com aulas espalhadas pela cidade e não pude frequentar, então, resolvi reiniciar para ter melhor aproveitamento.

03. Porque você escolheu esse curso? 
Por causa da grade curricular, que abrange assuntos de meu interesse pessoal, incluindo núcleos artísticos e diversificados, além do fato de eu gostar de costura. Foi o único curso que eu estudei a grade curricular e pensei: é o que quero! Creio que não estudaria Moda se não fosse este curso, cuja estrutura curricular é cedida apenas na Universidade de São Paulo.

04. Chegou a pesquisar sobre mercado de trabalho e piso salarial?
Apesar de ter tido acesso à algumas informações do tipo enquanto estudava Modelagem Feminina na ProModa, não pesquisei com afinco. Sabia que era uma profissão "difícil" até certo ponto, mas acredito que quando fazemos o que gostamos e colocamos originalidade em nosso trabalho, a recompensa passa a ter um valor bem mais alto do que apenas o financeiro. Quanto ao mercado de trabalho, vi que tem bastante oportunidade para modelistas. De qualquer modo, não conseguiria fazer um curso apenas pela remuneração sem estar feliz.

05. Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Com a situação em que meu campus estava, todos os alunos estavam perdidos sobre em qual unidade seriamos locados e como seriam as aulas. A dica que eu poderia dar é: mantenha a calma e seja você mesmo. Aos poucos vamos conhecendo tudo, descobrindo como lidar com tanta informação ao mesmo tempo, por isso é muito importante termos calma em cada passo dado. Apanhei muito até aprender a mexer com o sistema da universidade, até compreender e conseguir fazer a minha matrícula online por conta própria, a pegar ônibus dentro do campus, que é enorme, entre outras coisas. No fim, tudo dá certo.

06. Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Tenho uma leve ideia que ainda precisa ser aprimorada. Prefiro não revelar agora, mas envolve contextos artísticos e históricos e se possível, fotografia.

07. Você se considera uma boa aluna?
Sim, reconheço que sou bastante organizada e disciplinada quando tenho tempo sobrando. A coisa complica quando tenho que conciliar trabalho, porque o cansaço acaba prejudicando minha criatividade.

08. Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Nesse primeiro semestre, não. De modo geral, o problema do campus tem me desanimado bastante ultimamente, e as dificuldades que venho enfrentando para encontrar um lugar mais próximo à faculdade para morar tem me feito pensar muito. De qualquer forma, já decidi que vou terminar pelo menos o primeiro ano antes de tomar qualquer decisão. Creio que as coisas vão melhorar...

09. O seu curso tem algum material especifico?
Não necessariamente, mas trabalhamos com máquinas de costura e materiais relativos à costura em disciplinas específicas. 

10. Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Sim, mas não participei. Acho que não sou tão sociável assim. /:

11. Seu curso tem muita matemática?
Até o momento, tive matemática básica em Estatística, nada mais.

12. Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência”. 
Isso aconteceu na sua faculdade?
Sempre acontece. Mas na USP Leste tem acontecido com muito mais evidência, pois os problemas enfrentados pela instituição tem desanimado bastante pessoas.

13. Quais dicas daria para quem está querendo o mesmo curso?
Faça o Enem como treino, e não esqueça de inscrever-se na FUVEST, que geralmente abre inscrições no meio do ano. Vejo bastante pessoas querendo ingressar na USP e não prestam atenção em detalhes como estes, não se inscrevem e acabam perdendo os prazos. 

14. Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
De maneira geral, não sou aluna de ficar em DP. Meu método de estudo é bem diversificado, gosto de ler sobre o assunto, ver videos e estudar sozinha. Na aula, tiro as dúvidas e complemento o conhecimento. Por isso preciso de bastante tempo, porque realmente me envolvo na atividade, ainda mais se gostar!

15. Um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Para facilitar, vou extrair um trecho do próprio site da Universidade: "Organizado para que o estudante tenha conhecimento das três grandes áreas do setor – tecnologia, gestão e design e moda –, o curso oferece uma visão completa de termos teóricos e práticos, abordando desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções. O profissional pode atuar em indústrias têxteis, de moda, lojas, confecções e em demais empresas ligadas à área, além de trabalhar com ensino e pesquisa. A variedade de atividades realizadas pela profissão é ampla e envolve a produção de fibras, fios, tecidos, projetos de coleções, acessórios de moda e novos produtos." Fonte: Each.UspNet

Enfim, é um excelente curso para quem quer uma formação mais diversificada.
Toda vez que leio esse resuminho, me vem à mente os motivos de eu ter escolhido o curso. Realmente gosto muito e sou apaixonada pelo meu curso! Uma pena que imprevistos me fizeram atrasar um ano. Mas tudo tem lá o seu por quê, né?! Estou ansiosa para reiniciar logo os estudos e mandar ver! ♥

Todos que quiserem responder a TAG, fiquem à vontade e deixem o link para eu conferir! No mais, indico a Andressa, do Sábado Chuvoso e a Mone, do blog MoneVenzel para responderem! ♥

12 comentários :

  1. Obrigada pela indicação querida!
    Mas me responde uma coisa, eu já formei faz um ano, será que ainda estou apta a responder essa TAG? rs
    Adorei suas respostas, as coisas são bem melhores quando se faz o que gosta, né!?
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! Está apta sim! É até melhor que já responde com conhecimento de causa e com experiência! Fica a vontade pra decidir se quiser! <33

      Excluir
    2. Entendido!
      Vou responder sim! ^^
      bjin

      Excluir
    3. Respondi!
      Se quiser ver, ta aqui: http://monevenzel.blogspot.com.br/2015/02/tag-minha-faculdade.html

      bjin

      Excluir
  2. Poxa gostei bastante de conhecer um pouco sobre seu curso, sinceramente não sabia que o curso de moda podia ser tão abrangente! Bem legal mesmo!! Uma pena a USP estar passando por tantos problemas. Enfim adorei seu post! Bjs

    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responde também, menine! Adoraria ver suas respostas! <3 E sim, é uma tristeza isso. /: Nem me lembre!

      Excluir
  3. Oioi! Muito obrigada por me indicar para fazer a tag!
    Ah, já te falei que eu tinha prestado vestibular pra moda também, né? hehe Às vezes ainda me pergunto porque não fui cursar... Acho que a proposta dele era semelhante à do seu curso, pelo que me lembro (era Design de Moda). Sempre fui chegada às artes, mas depois que o bichinho da ciência me picou não consegui largar mais, heuaheu
    Beijões!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por outro lado, já me interessei por Engenharia Química. Olha só como é a vida! xD Mas acabei preferindo algo mais artístico, que tem mais a minha cara e é uma profissão que posso exercer, basicamente, em qualquer lugar! Quando responder, me avisa que vou conferir! *-*

      Excluir
    2. Oi, respondi a tag. Aqui está o link:
      http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/2015/02/tag-minha-faculdade.html
      Beijoss!

      Excluir
  4. Que tag legal! Interessante o tema dela, diferente da maioria que vejo sempre.

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade para responder tbm, menine! *-*

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien