Pages

22.2.15

Olhar Abstrato • Paisagem / Retrato

Primeira parte do projeto fotográfico pessoal Olhar Abstrato
Ps: Não sou fotógrafa profissional, estou apenas aprendendo e praticando.

O conceito de paisagem/retrato é bem simples. Dentre as conclusões que tirei enquanto pesquisava, pude perceber que a orientação da fotografia faz toda a diferença em uma composição, pois ela determina como nossos olhos irão se mover em sua leitura. Basicamente, fotos horizontais incentivam nossos olhos à se moverem de um lado para o outro; e verticais, faz com que se movam de cima para baixo. A escolha da orientação pode ser usada juntamente com as linhas direcionais para criar um enfoque e uma direção clara na composição. Também fiz uma pesquisa sobre linhas direcionais e falarei mais sobre depois!

Paisagem
A fotografia em paisagem dá impressão de mais espaço e exploração do quadro. Recebe este nome porque obviamente, é a melhor forma de se fotografar paisagens, aproveitando efetivamente todo espaço do quadro, incluindo mais elementos do cenário. Vejam alguns exemplos que fotografei:
A primeira foto, fotografei em Artur Alvim; a segunda, foi da janela da minha casa, na zona sul de São Paulo e a última, fotografei em Paranapiacaba, ano passado. Na composição, podemos e devemos experimentar vários tipos de formatos, explorando ideias novas. Sabemos que encontramos uma fotografia interessante, quando o efeito produzido pelo formato da imagem - conjuntamente com os elementos fotografados - nos trazem um "algo a mais". Eu, como amadora, percebo que gostei de uma foto quando vejo os elementos da imagem organizados harmoniosamente.

Retrato
Percebi que o formato retrato dá impressão de "peso", de corpo. O nome também vem do fato de ser o melhor meio de se fotografar pessoas, sendo mais fácil incluir proporcionalmente os membros do corpo. Resolvi incluir como exemplo, imagens relacionadas com as que expus acima, só que em formato retrato. Quais foram as impressões de vocês? Qual dos dois formatos lhes trouxeram mais naturalidade ou um olhar mais cômodo? Clique para aumentar.
Pude concluir que associado ao efeito que pretende-se criar ao planejar uma foto, os formatos paisagem/retrato podem ser obviamente muito úteis em composições criativas! Acho interessante clicar dos dois modos sempre quando se faz uma série de fotos. Porém, não acredito que existe "a foto certa", portanto, independente do que se quer fotografar, deveríamos experimentar. No mais, é tudo uma questão de "depende". Depende do que você quer criar ao fotografar, as impressões que quer passar, da maneira que irá utilizar a foto, detalhes que pretende incluir e como quer guiar a visão do leitor. Os formatos serão as ferramentas úteis nesse sentido.

Quadrado
E não poderíamos esquecer do nosso querido formato quadrado, imortalizado em nossas memórias através do aplicativo Instagram! :P O formato quadrado concede equilíbrio à foto, mantendo todas as suas proporções iguais, talvez seja por isso que o formato fora adotado pelo app, por ser uma alternativa 'diferente'.
Espero que estejam gostando de me acompanhar nesse caminho mega explorado que é a Fotografia. Vou encerrando por aqui a primeira parte do Olhar Abstrato, e espero que tenha dado inspiração para vocês explorarem os diversos formatos de fotos, para tentar inovar ao clicarem suas fotos.

Conselho do dia: Explorem os formatos!
Câmera: Canon T3i, a Princesa Leia.

16 comentários :

  1. Difícil escolher qual ficou melhor aos meus olhos já que tanto em paisagens e retrato ela apresenta uma visão sua muito boa para fotos, achei bem legal que as fotos em si em ambas podem mostrar que uma foto pode ser vista de dois jeitos. Sinceramente essa dá igreja me ganhou mesmo tendo um robert nela HAHAHAHA Parabéns pelo trampo com o olhar abstrato, fico no aguardo de outros posts *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara simplesmente não saia de lá pra eu tirar a foto, poxa! /: Obrigado pelos elogios! <33

      Excluir
  2. Linda a última foto, realmente o quadrado é ótimo para dar equilíbrio dependendo da foto. Amei o post, sou apaixonada pela fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que estava meio apreensiva com essa publicação, porque é super simples! Mas fico feliz de ver pessoas como você curtindo os posts! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Definitivamente o modo paisagem é o que mais me agrada. Parece que mostra mais elementos e mais detalhes. Parabéns pelo trabalho. Aguardando o próximo post ^^

    Beijo
    www.belezurasetravessuras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente é o que mais tenho utilizado também, mas é sempre bom variar e explorar! Obrigada pela visita e pelo elogio! Ajuda muito! <33

      Excluir
  4. Eu estou começando a aprender a fotografar (amadoramente) e gostei das suas dicas. O lance de olhar diferente pra cada tipo de foto (retrato ou paisagem) é verdade mesmo, mas nunca tinha percebido! haha Vou tentar observar mais quando for tirar fotos, e boa sorte no seu aprendizado <3 Suas fotos ficaram muito legais! Beijões :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou aprendendo, sei muito pouco. Pode ser que você goste dos próximos posts, então. *-* Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Adorei!! :) Continue a nos brindar com pots assim, querida!
    Eu não tenho muita preferência de formato. Acho que todos podem ser maravilhosos, depende do que se quer passar <3
    Beijoka :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Foi bem o que tentei passar no texto, que cada um tem sua especialidade, mas explorar pode trazer coisas novas! Fico feliz que tenha gostado, Bia, assim fico mais contente em continuar! *-*

      Excluir
  6. Muito bom ir aprendendo junto com você! ^^
    Do seu primeiro "teste", gostei mais das fotos em formato paisagem, exceto a da igreja, que gostei mais no formato retrato, por dar pra ver a construção inteira. ^^
    Mas estão todas muito boas!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram usadas só pra exemplificar, mesmo, menine! De qualquer forma, obrigada! Logo mais vem a parte 2 com as linhas direcionais! *-*

      Excluir
  7. Eu acho o formato "retrato" melhor quando vc tem edificações assim feito uma igreja e não tem tanto espaço ao redor pra poder pegar um ângulo mais aberto. Nesse caso, quando você pode pegar de um pouco mais longe, acho legal usar o paisagem, com o cuidado de não cortar nada na altura da edificação.
    E, de fato, os "Roberts" são um saco! rsrs! pelo menos essas foram fotos de teste, agora, imagina quando vc tem que bater pra valer mesmo, a luz solar tá boa, vc não tem um dia inteiro e o "dito-cujo" não sai da frente? Nossa!
    abração! Belo post.
    www.oreversodomundo.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um saco. Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  8. Pra começo de conversa: eu amo as tuas fotos! <3 Divinas!

    E paisagens são desafiadoras, sinceramente eu nunca acho que está boa a minha foto, sempre tem algo faltando, mas é como você falou, depende do que a gente quer enfatizar na fotografia, e isso é questão de criatividade pura hahaha! Eu sempre digo para todo mundo que quem faz a foto não é a câmera, é o fotógrafo.

    Sobre a foto de mais naturalidade, acho que foi a das nuvens. Ficou tudo mundo harmônico, parece cenário de filme!

    Tô apaixonada pelas suas fotos, inclusive a da igreja de Paranapiacaba, ainda quero dormir lá, nem que seja um dia... hahahaha silêncio divino.

    Eu não gosto do formato quadrado, porque as vezes me impede de enfatizar outras coisas legais que estão próximas ao objeto principal... Além disso eu corto algumas coisas na vertical, assim como você fez na foto da igreja... :( Tem que quebrar a cabeça para a foto sair boa! AHUSHAUS

    E tem gente que diz que fotografia não é uma coisa genial. Pode isso?

    Beijos!

    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, como não ficar feliz com um comentário lindo desses? Obrigada pelo elogio! Nem acho minhas fotos tão boas assim, mas fico contente quando alguém elogia, dá dicas e tal! *-* <3

      Você está mais do que certa quando afirma que é o fotógrafo que faz a foto, e não a câmera! A gente não precisa de equipamento caro pra mostrar talento, certeza!

      Quando for dormir lá, me chama que quero essa aventura também! Hahaha! Fotos fantasmagóricas pela cidade a noite seria MUITO foda! O que acha?!

      Obrigada pela visita, menine!

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien