• Tutorial • Cronograma Capilar

6.1.15

Um dos assuntos que mais gosto de escrever, porque é um dos que mais gosto de estudar, é sobre Cabelos. Aos 12/13 anos comecei a pintar o cabelo e a usar químicas, e durante toda essa jornada, até os dias de hoje, aprendi e continuo aprendendo bastante coisas. Tive experiências boas e também ruins. Talvez, a coisa mais importante sobre tratamento que eu aprendi foi o Cronograma Capilar, pois sua estrutura supre todas as necessidades dos fios e deixa-os realmente saudáveis, independente do que você faça nos cabelos. Por causa disso, resolvi escrever hoje um "tutorialzinho" para quem ainda não conhece o termo - o que acho bem difícil, considerando o número de blogs que falam sobre isso - e adotar a prática, sem necessariamente recorrer aos produtos caríssimos. Mesmo que vocês já conheçam o assunto, sintam-se à vontade para ler e recomendar produtos que usam, e também acrescentar ou comparar informações!

O que é?
O Cronograma Capilar é uma rotina de tratamento para os cabelos que consiste em Hidratações, Nutrições e Reconstruções. Essa rotina tem o objetivo de suprir todas as necessidades do fio repondo água, nutrientes, lipídios e massa. Cada pessoa pode elaborar um Cronograma que melhor funcione para as necessidades de seu fio, dado que cada cabelo possui necessidades diferentes. No entanto, é necessário que sejam seguidas as etapas citadas. Por mais diferentes que sejam todos os tipos de cabelos que existem, todos eles possuem essa necessidade em comum de hidratações, nutrições e reconstruções, independente de químicas utilizadas, tipo de cabelo - como lisos, cacheados, crespos. O que realmente muda é a necessidade de cada cabelo em ter o tratamento específico de cada etapa do cronograma. E isso veremos mais adiante. Caso ainda não tenha ficado claro, mais à frente farei publicações específicas explicando cada uma destas etapas e indicando alguns produtos!

Para quem serve?
O Cronograma serve para qualquer pessoa, homem ou mulher, que tenha qualquer biotipo de cabelo que necessite ou não de tratamento, até mesmo cabelos virgens. Vale lembrar que o Cronograma Capilar é um costume que pode ser incorporado à rotina do cotidiano, sem grandes adaptações. A única coisa que realmente vai mudar é o número de máscaras de tratamento que você terá em casa, por exemplo. xD

Quais produtos usar?
Ainda não pretendo indicar produtos de marcas específicas, porque pretendo fazer uma listinha nas próximas publicações, que escreverei sobre cada fase. Porém, indicando uma listinha básica, seriam necessários os seguintes produtos:
• Shampoo e Condicionador para o seu tipo de cabelo.
• Uma máscara de tratamento hidratante.
• Uma máscara de tratamento nutritiva.
• Uma máscara de tratamento reconstrutora.
• Um leave in/protetor térmico, para quem faz escovas.
• Óleos e outros produtos e kits podem ser adicionados à rotina.

• Vale ressaltar que, como o cronograma é montado para atender a necessidade de cada fio, você pode e deve adicionar produtos que lhe convém utilizar nas fases. Sem dúvidas, esta é uma lista básica, porque eu mesma costumo utilizar uma linha completa para cada fase específica do cronograma.

Como começar?
Primeiramente, prepare-se para gastar um pouquinho, caso não tenha os produtos necessários em casa. Faça uma boa compra de produtos para cada fase. Caso não queira gastar muito, siga a listinha básica acima e compre apenas o que realmente precisar, vale utilizar o que já tem em casa, claro, desde que eles sejam adequados para as fases. No começo é meio difícil identificar se uma determinada máscara é mais nutritiva ou reconstrutora, até porque às vezes o rótulo não corresponde, mas vou aprofundar essa questão nos próximos posts. Se tiver dúvidas sobre quais produtos comprar, pesquise na internet, pois existem muitas resenhas disponíveis, indicando bons produtos. (Que não necessariamente custam horrores!). Depois da comprinha feita, basta organizar os tratamentos conforme os dias que você costuma lavar os cabelos. Eu fiz uma tabelinha para quem costuma lavar três vezes por semana, como eu, mas se você lava mais vezes do que isso, analise o seu estado de cabelo (de qual fase do cronograma precisa mais) e o tipo de fio, e distribua as fases do Cronograma conforme sua necessidade. Se ainda houver muitas dúvidas sobre como fazer isso, não deixe de acompanhar as próximas publicações!

Esquema de Cronograma (3x/semana):
Hidratação | Hidratação | Nutrição
Hidratação | Nutrição    | Reconstrução

• O esqueminha acima é indicado para quem tem cabelos químicamente tratados e moderadamente danificados, por isso as reconstruções a cada quinze dias. Também está conforme quem lava os cabelos três vezes por semana. A ideia é seguir esse esquema continuadamente.
• Sobre exatamente como fazer cada procedimento, recomendo utilizar os produtos conforme as indicações de uso presente nas embalagens. Existem máscaras que pedem 30 minutos, outras menos, a ideia é usar conforme o fabricante. Eu, particularmente, gosto de usar a máscara de tratamento após o shampoo e enxaguar com condicionador.
• Uma das maiores dificuldades enfrentadas é adaptar esse esquema ao cotidiano. Mas eu acho fácil, já que faço tudo no banho. Às vezes, quando o cabelo tá mais necessitado, capricho em alguma receita caseira e deixo agir mais tempo, porém, nunca passo muito tempo com qualquer cosmético que seja no cabelo. Mas isso é assunto para outra publicação!
• Sim! Pode utilizar receitas caseiras nas fases!

Por enquanto, vou ficar por aqui, até porque a publicação já está enorme.
Não esqueçam de deixar seus comentários sobre o assunto!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que legal *_* Vou mandar a Ellen aprender para fazer em mim xD

    http:// faroestemanolo.com.br /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a Ellenzinha é esperta, já deve saber! Mas é uma boa mesmo! :D

      Excluir
  2. Hoje com meu cabelo mechado meu cronograma (que nem devo chamar assim pq na verdade vejo tudo na hora que vou lavar o cabelo) basicamente se resume em nutrir e hidratar. Quando fiz as luzes no me cabelo pela segunda vez confesso que quase raspei a cabeça de tanto desgosto ao ver meus lindos bêlos todo embolado e numa secura que dava até dó!!! Mas hoje com os produtos certos e seguindo essa linha enviada por você a algum tempo atrás não consigo me imaginar com outra cor de cabelo e nem quero ficar mais sem minhas mechinhas!!!! hahahaha... hj estou linda, loira e hidrata!!!! Feliz da vida... hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuuuuu, você por aqui! :o Fico feliz em ter ajudado, até porque eu bem sei como é ruim abrir mão de algo que a gente gostou muito porque deu errado... Foi daí onde veio minha inspiração pra ir atrás e saber tratar corretamente o cabelo. Inclui reconstruções também, assim seu cabelo fica mais forte para quando for retocar as mechinhas! Obrigada pela visita e pelo comentário! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

Cabelos Coloridos

Instagram Pessoal

Outfits no Instagram!