• Tutorial • Cabelos Brancos e Platinados

27.1.15

Minha última experiência cabeleirística foi platinar os cabelos, então, resolvi montar esse Tutorial sobre como conseguir cabelos brancos/platinados baseado nos estudos que realizei em diversos meios pra conseguir fazer tudo sozinha, já que adoro fazer as coisas em casa. Meu objetivo é ajudar a esclarecer o máximo de dúvidas possíveis para ajudar à todas aquelas (e aqueles) que querem e gostam de fazer o cabelo em casa também. Já aviso de antemão à todos que tem receio de fazer o procedimento em casa que procurem um profissional, pois é um processo que requer bastante disciplina e cuidados especiais com os cabelos! Agora, quem assim como eu curte fazer suas experiências em casa e precisam de uma luz nesse caminho, espero que eu os ajude! De modo geral, podemos dividir todo o procedimento em três partes: Descoloração, Coloração e Neutralização. Na verdade, existem outros modos de alcançar o branco/platinado, mas essa forma foi a que funcionou com menos danos para mim. E é sobre esses passos que falarei agora. Acompanhem.

Primeiro Passo: Analise o estado do seu cabelo.
Seja sincero e realista consigo mesmo ao analisar a situação atual dos seus cabelos. Tenha em mente que um tom claríssimo como o platinado e o branco não são alcançados do dia pra noite, principalmente se houver muitas químicas em seu cabelo. Se você faz algum tipo de progressiva ou alisamento, é extremamente importante saber se os produtos utilizados são compatíveis com descoloração. Eu mesma abri mão de progressivas desde quando entrei na vida de colorida, uma vez que as descolorações seriam constantes. Também é importante avaliar a estrutura do fio. Fios ressecados, quebradiços e fracos requerem um tratamento muito intensivo para recuperá-los antes de qualquer procedimento químico. Seja extremamente cuidadoso nos tratamentos para que não haja nenhum problema de queda/quebra na hora da química. Descoloração não é brincadeira!

Segundo Passo: Tratamento Intensivo antes de Descolorir.
Prepare seus cabelos para passarem por essa fase level hard que é a descoloração. Eu costumo fazer uma semana pré-química cujos tratamentos são focados no suprimento de cada uma das fases do Cronograma Capilar. Caso tenha tinta nos cabelos, use bastante shampoo antirresídios para ir ajudando a desbotar. Escolha bons produtos e trate com carinho. Em breve, escreverei um Tutorial sobre Descoloração que abordará esse processo com maior profundidade.
• Terceiro Passo: Descoloração.
Essa é a parte mais dolorosa do processo e a que requer muito mais cuidado e paciência. Antes de qualquer coisa, escolha bons produtos para a descoloração e faça teste de mecha. Eu costumo usar o Blond Me e a oxigenada de mesma marca, de 30vL e o Igora Extra Power, com a oxigenada da Alfaparf, também de 30vL. Pesquise bastante e evite utilizar descolorantes de qualidade duvidosa para um processo de clareamento muito alto como este - na verdade, evito produtos sem qualidade para qualquer tipo de procedimento. Usar produtos bons é um ótimo investimento, uma vez que acaba economizando em tratamentos para recuperação dos fios depois.

Se você tem os cabelos saturados por tintas, recomendo fazer várias lavagens com shampoo antirresíduos e/ou utilizar o Dekap Color para desbotar bastante a cor antes da primeira descoloração. Vale lembrar que, para alcançar o resultado desejado, pode ser necessário de 2 a 5 descolorações, dependendo da cor atual do seu cabelo.

Para descolorir, lembre-se de começar das pontas para a raíz e seja rápido, para que não haja grandes variações de tempo entre os quadrantes da cabeça. É necessário começar pelas pontas, pois elas demoram mais tempo para clarear do que a raíz, por conta do calor do corpo.

Dica: para quem, como eu, é lentinha na aplicação do descolorante, recomendo dividir a cabeça em duas partes e aplicar primeiro em uma parte, enxaguar e depois fazer a outra. Isso evita que fiquem partes manchadas. Eu costumo dividir e fazer a frente primeiro, e depois atrás.

Nunca exceda 40 minutos com o produto no cabelo. Deu o tempo, enxague e trate seus fiozinhos. Se não descolorir o suficiente, trate bastante e volte a descolorir em outro dia. Um passo já foi dado.

É muito importante ter paciência nesse procedimento, porque uma descoloração pode não ser suficiente, principalmente para cabelos escuros (virgens e pintados de preto) e vermelhos, que são os pigmentos mais difíceis de remover. Dê pausas entre as descolorações, trate intensivamente os fios e eles lhe agradecerão. Recomendo uma semana de intervalo entre as descolorações, ou até o fio estiver ok para uma nova descoloração. É bem melhor ficar uns dias com o cabelo estranho, do que fazer tudo de uma vez só e estragá-los.

• O objetivo das descolorações, obviamente, é clarear o máximo possível. Chegando num amarelo bem clarinho, já não precisará mais de descoloração.
Quarto Passo: Coloração.
Este quarto passo acaba funcionando como uma alternativa para a descoloração quando os cabelos já estão bem clarinhos. Chega uma hora que os cabelos já estão numa cor amarelinho bem suave, mas ainda não o suficiente para uma Neutralização. Ao invés de descolorir mais uma vez, há uma opção: a coloração. Há tintas no mercado que abrem bastante o tom dos fios, como os loiros claríssimos e numerações acima de 11/12. Eu gosto da Alta Moda e da Alfaparf. Há também potencializadores de clareamento, como o 0SP da Alfaparf que também ajudam bastante. Na minha opinião, terminar de platinar com coloração prejudica menos os cabelos porque os poupam de mais uma descoloração quando eles já estão clarinhos e consequentemente, mais frágeis. É importante ressaltar que tinta não clareia tinta, portanto, é necessário que os cabelos estejam beeeeem claros antes da coloração!

Quinto Passo: Neutralização.
Ao alcançar um tom super clarinho - e precisa ser muito claro mesmo, basta-nos apenas a cereja do bolo: a Neutralização. Há diversos neutralizadores - também conhecidos como tonners, que servem para esta finalidade. Até o momento, os únicos que consegui testar foram o Tonalizante Polar Ice, da Keraton e a Violeta Genciana (VG). Mas existem outros, como o White Tonner, da Directions, Virgin Snow, da Manic Panic, entre outros matizadores/neutralizações que podem ser encontrados nas casas de cosméticos. Há um novo tonalizante brasileiro da marca Lola Cosméticos que também contará com um tonner, se não me engano o nome será Proposta Indecente, que estou super ansiosa para testar!
Sexto Passo: Tratamento Constante.
Cabelos extremamente descoloridos como os brancos e platinados requerem cuidados extra, bem mais do que um cabelo com somente uma cor fantasia, por exemplo. Invista em bons produtos para tratamento, e siga uma rotina baseada em muitas hidratações, nutrições e reconstruções. É super importante também programar seus retoques de raíz para serem quinzenais ou mensais, assim evita a raíz enorme e o trabalhão para igualá-la depois. Use linhas matizadoras, neutralize uma vez por semana - nem que seja com VG que é baratinho - e mantenha seus cabelos com protetores térmicos principalmente quando for sair ao sol e piscina/praia.

Espero que tenha ajudado e solucionado algumas dúvidas de vocês. Qualquer dúvida remanescente, podem ficar à vontade para comentar, mandar e-mails ou mensagens através do Facebook! Qualquer correção e sugestão também são bem vindas! Logo mais posto algumas fotos do resultado dos meus cabelos e alguns review de produtos que me ajudaram nessa saga!
*Imagens extraídas do Google Images*

You Might Also Like

14 comentários

  1. Amei, Jaque! Super explicadinho e fácil de acompanhar! :)
    Eu nunca tentei essa cor, por achar que não ficaria bem! Mas adorei em você! Costumo dizer, que dependendo do corte de cabelo, essa cor passa um ar replicante! Acho foda! :D
    Beijoks
    Bianca do GlamNoir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia <333 Você falou replicante e lembrei logo de Blade Runner! Eu também não esperava ficar bem com essa cor e sinceramente, não é das que eu mais gostei, mas mesmo assim quis experimentar! Logo, logo já vou pintar novamente! *-*

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Gente, que trabalheira, mas vale a pena o resultado fica lindo.
    *-*

    PS: tô esperando seu e-mail ;)

    Beijo
    www.chamedoqvcquiser.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem trabalhoso mesmo menine. :c
      E pode deixar que assim que chegar em casa lhe mando um e-mail bem detalhado, explicando todos os detalhes! *-*

      Excluir
  3. Nossa, cabelos platinados parecem dar mais trabalho que qualquer outra cor! >_<
    Mas eu vim te trazer um lembrete!
    Está chegando ao final do mês e eu gostaria de saber se você conseguiu fazer as metas estabelecidas!
    Caso não tenha conseguido, não desista, temos o ano inteiro pela frente.
    Amanhã já irei postar minhas respostas e no começo de fevereiro já iniciarei uma nova lista com novas metas.
    Estou torcendo para que você tenha conseguido cumprir as suas! Não desista!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muito trabalho mesmo, porque a raiz é a coisa mais chata de igualar! E pode ficar tranquila que meus resultados já estão programados pra sair no último post do mês, numa publicação chamada "Resumo de Janeiro". Obrigada pela visita! <33

      Excluir
  4. hmmm me diz uma coisa. Meu cabelo, por baixo do rosa, tá descolorido, mas é aquele tom amarelado (que o descolorante deixa em certos tipos de castanhos). Se eu quiser ficar com um loiro claro, por exemplo, eu escolho a tinta da Alfa e junto preciso passar o potencializador? Ou o potencializador é só pra quem quer platinado?
    Entom, se eu quiser ficar loira, o processo seria: descolorir raiz + passar tinta loira com oxi de 20??
    Ah e uma vez eu passei um loiro acinzentado no meu cabelo descolorido e ele ficou esverdeado. Só depois alguém disse que poderia acontecer mesmo em alguns casos. Só que a medida que o esverdeado foi saindo, ficou um loiro bem legal.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro passo: enfrente a saga que é tirar o rosa. Daí em diante você poderá ter mais noção do que fazer.
      Dependendo da cor que ficar a base, após você tirar o rosa, pode ser que uma neutralização seja suficiente pra deixar o cabelo da cor que você quer. Ou no mínimo, deixá-lo bem mais claro. No entanto, se o seu objetivo for um outro tom de loiro, basta pintar após a neutralização.

      Eu recomendo as tintas da Alta Moda porque são baratas e rendem bastante no meu cabelo, no entanto, aquela cor 12.11 acinzenta horrores, fica o cabelo cor de rato por algumas semanas mesmo. /: Já a 12 fica champagne e vai clareando, com um bom matizador (como o Legalmente Loira, da Lola Cosmetics) já fica bem branquinha...

      Tudo depende do seu objetivo e da base que seu cabelo vai estar quando sair do rosa, por isso não tenho como te dizer nada com total certeza nesse momento. Me procura se ainda houver dúvidas. <33

      Excluir
    2. Nossa o que me faz sempre ponderar sobre "ficar loira" é a trabalheira que dá! Essa Alta Moda tem gente que ama e gente que fala que ela fica cor de rato né? Puxa nunca vi uma tinta tão controversa kkkkk

      Excluir
    3. Pois é. Eu não gosto muito do resultado dela nos primeiros dias, fica realmente cor de rato. Mas conforme vai lavando e saindo o "efeito cinza" ela é uma das melhores em matizar e tirar aquele amarelado que fica após as descolorações. É por isso que eu ainda insisto. xD

      Excluir
    4. hmmm e se jogar um shampoo anti resíduos nas primeiras lavagens após a aplicação? Será que acelera o desbotamento do "rato"? kkkk

      Excluir
    5. Nunca lavei imediatamente com shampoo antirresíduos por medo de ressecar, já que a tinta por si só já resseca um pouquinho. Mas é uma ideia a ser testada! xD Eu gosto de pintar, viver pelo menos um dia de mickey e depois lavar com antirresíduos. É como costumo fazer. Ela não demora muito pra sair não, em duas lavagens com um shampoo convencional normal já desbota bastante! xD

      Excluir
  5. Tá arrasando nas divul e os resultados estão aparecendo, Jaquelinda ;)

    Adoro seus tutoriais, manda maiiis *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amooo, você voltou! *-* Acredita que não estou divulgando quase nada? UHASUHAS Só publico e posto nos mesmos grupos de sempre, que são uns três. Tô feliz que está tendo mais visitas, mais pessoas lindas pra eu conhecer! <333

      Excluir

Muito grata pelo contato, seja sempre bem vindo! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

HAIRTRANSFORMATIONS

INSTAGRAM

LOOKS