Pages

21.1.15

• Cronograma Capilar • Reconstrução

Finalizando as publicações sobre o Cronograma Capilar, hoje falaremos sobre a Reconstrução.

O que é?
Nem só de Hidratação e Nutrição vivem os fios, é necessário também que sua massa seja reposta periodicamente, é aí que entra o papel da Reconstrução! Os fios perdem sua massa principalmente devido à processos químicos agressivos, como por exemplo: a descoloração, tinturas excessivas, entre outros. Quando ocorre essa perda de massa, os cabelos passam a ficar com um aspecto elástico, geralmente quando molhados, e quebradiços, quando secam. Cabelos muito elásticos e quebradiços tendem à romper-se com muita facilidade - até mesmo ao pentear! É assim que ocorre um corte químico. Pode-se concluir então, que o corte químico é um dos piores problemas capilares, pois quando ele ocorre, não há volta. Uma vez que o cabelo "cai", não há maneiras de recuperá-los, mas enquanto ele ainda está elástico, há uma solução: a reposição de massa! Até aqui, vocês já devem ter ligado os pontos e concluído que repôr a massa significa reconstruir o fio, mas então, como fazer isso?

Vale lembrar que todo cabelo quimicamente tratado necessita de reconstrução, pois essa reposição de massa os mantém fortes e prevenidos contra as quebras e cortes químicos. Dificilmente um cabelo virgem precisará de reconstrução, no entanto, é sempre bom fazer nem que seja uma vez ao mês, para fortalecê-los. Também gostaria de enfatizar que o problema aqui discutido é a quebra dos fios e não a queda, que é um problema associado ao couro cabeludo e pode ter diversas outras causas.

Como fazer?
Invista em produtos com alto teor reconstrutivo, como por exemplo: máscaras repositoras de massa à base de queratina, que é a principal constituinte dos fios. A Queratina é uma proteína sintetizada pelos animais para formar diversas estruturas do corpo, uma dessas estruturas são os cabelos (pelos), logo, a reposição de massa deve ser feita com essa mesma proteína. No entanto, ela também é formada por diversos aminoácidos que também podem "ajudar na causa", que são: a cisteína e arginina, portanto, máscaras com esses dois últimos princípios ativos também podem ser usadas para reconstrução.

Costumo utilizar uma linha completa para a fase de reconstrução. Como faço várias descolorações durante o ano, é uma prevenção que precisa ser muito bem feita em cabelos como os meus, para prevenir cortes químicos e cabelos fragilizados após esses processos químicos. Portanto, a reconstrução é uma das fases mais importantes do Cronograma para mim.

Atenção! Muito cuidado com o excesso de reconstrução, pois o acúmulo de muita massa pode enrijecer o fio e como consequência, ele pode partir-se. Saiba identificar quando seu cabelo realmente necessita de massa e faça os tratamentos com moderação, alternando entre as demais fases do cronograma com equilíbrio. É por esse motivo que as fases de reconstrução são mais espaçadas. Em casos de urgência, quando o fio precisa muito de massa, as reconstruções são mais frequentes, no entanto, é necessário saber quando diminui-las, para não ocorrer o efeito oposto.

Princípios ativos reconstrutores:
O principal princípio é a queratina, porém, cosméticos à base de cisteína, creatina, arginina, colágeno, também cumprem com papel reconstrutor. É muito importante observar o rótulo e constatar se esses princípios estão "em primeiro plano", ou seja, mais próximos do início da composição, para que a máscara realmente tenha um alto teor de reconstrução. Para quem não sabe, as composições dos cosméticos são organizadas por ordem decrescente de quantidade, ou seja, do componente em maior quantidade para o de menor quantidade. Por exemplo: um cosmético que tenha em primeiro lugar o componente "Aqua", significa que é composto em maior quantidade por água, e assim por diante.

Cosméticos reconstrutores que indico:
Assim como nas demais publicações, aqui também irei indicar produtos que utilizei/utilizo na fase de Reconstrução do meu Cronograma e deram/dão certo para mim. Gostaria de ressaltar que cada cabelo reage de uma forma à cada produto, portanto, a listinha serve como indicações para quem não sabe bem o que utilizar e precisa de uma ajudinha. É claro que vocês podem deixar sugestões do que usam nos comentários! 
Linhas reconstrutoras:
• Linha RMC Gold Black, Amend Cosméticos
• Linha de Reconstrução, Acquaflora

Máscaras Reconstrutoras:
• Repositor de Massa Capilar Gold Black, Amend Cosméticos
• Máscara de Reconstrução, Acquaflora

Outros:

Deixem seus comentários, sugestões e indicações de produtos também! :3

10 comentários :

  1. Eu tenho os cabelos virgens, atualmente estão sem tintura alguma, no entanto estão bem secos e realmente não sei qual creme seria o ideal para dar um hidratada. Vejo todo mundo comentando dessa marca Lola, queria muito experimentar algum produto, vc saberia me indicar algum, pois acho que esse kit que vc citou talvez não sejam as mais indicadas... enfim adorei o post, pois eu não saco nada de cabelos!! Bjs


    De Coturno & Spikes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então menine, o kit CronoLola da Lola Cosmetics é indicado para todo tipo de cabelo, pois o modo de uso dele é customizável conforme as necessidades do seu cabelo. Ele pode ser usado para danos severos, moderados ou leves, dependendo do que você precisar. Eu estou usando agora e estou no início, por isso ainda não fiz nenhuma resenha, mas já notei uma boa melhora no ressecado que deu quando platinei meu cabelo há um mês mais ou menos. E sim, o pouco que usei já deu pra notar que a Lola realmente tem produtos muito bons... Em breve vai dar pra eu falar sobre isso com mais certeza!

      E indicaria pra você ler o post sobre hidratação, já que seu problema é ressecamento. Nesse caso, a linha da The Beauty Box é uma boa escolha, sempre uso após descolorações quando meu cabelo tá bem ressecado. Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar à vontade! <3

      >> http://4sphyxi4.blogspot.com.br/2015/01/cronograma-capilar-hidratacao.html

      Excluir
  2. Até hoje estou adiando a pintura toda (com cores fantasia, os mais comuns já faço haha) por conta de não saber/ter tempo pra cuidar mesmo do cabelo, o máximo que faço de manutenção é uma hidratação semanal. :) Mas excelente post :D

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada no post inicial sobre o Cronograma Capilar, Camila! Aí você vai perceber que apesar de parecer bem difícil (porque meu texto enorme explica com detalhes e pode parecer coisas demais) é, na verdade, bem simples! Ai você vai poder voltar pras suas cores fantasias sem medo, nem dó, nem piedade! *-* Obrigada pela visita!

      >> http://4sphyxi4.blogspot.com.br/2015/01/tutorial-cronograma-capilar.html

      Excluir
  3. Adorei essa série de cronograma capilar, ficou tudo bem explicado e já anotei vários produtos ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, menine, fico feliz! <33

      Excluir
  4. Gostei muito dos posts sobre cronograma capilar, ficaram muito bem explicados e já anotei alguns produtos para usar nos meus cabelos ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu estou utilizando a linha da Acquaflora para reconstruir meus fios danificados pelas luzes/mechas. Pra falar a verdade foi esses produtos que devolveram minha alegria de viver com meus novos cabelos, porque até então eu estava angustiada com minhas luzes!!! É um produto super, ultra, mega incrível!!! Não fico sem ele mais... comecei fazendo a reconstrução 1 vez por semana porque realmente estava precisando, hoje faço de 15 em 15 dias, mas já poderei espaçar mais o tempo de reconstrução daqui a alguns dias. Meu cabelo já reage melhor a outros produtos!!! Pretendo usar um kit de cronograma capilar da linha Lola Cosmetics no mês que vem e volto aqui pra falar o que achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte mesmo! Acho que quando meus produtinhos que comprei recentemente terminarem, vou usar esses também porque todo mundo sempre fala tão bem. E os que tô usando agora me fizeram amar a Lola! <3333

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien