Pages

9.1.15

• Cronograma Capilar • Hidratação

Na publicação passada, expliquei como funciona o Cronograma Capilar. Como prometido, hoje vou aprofundar a fase de Hidratação, reunindo o máximo possível de informações, portanto, acompanhem.

O que é?
A Hidratação consiste na reposição de água e nutrientes aos fios. Cabelos que passam constantemente por processos mecânicos de escovação e chapinha, que são expostos muito tempo ao Sol e o uso de alguns produtos como laquês, gel e tinturas tendem a perder umidade e portanto, desidratam-se, daí vem o principal sintoma de falta de hidratação nos fios: o ressecamento. Isso significa que cabelos que estão ressecados e sem brilho necessitam urgentemente de Hidratação! Repare que não estou falando sobre cabelos quebradiços ou elásticos e sim, ressecados. Digamos que o ressecamento dos fios seja o problema capilar "nível um", já que problemas como porosidade e quebra possuem outros danos além da falta de umidade e requerem um tratamento mais intensivo.

É claro que a Hidratação não serve somente para cabelos que já estão ressecados e sem vida, mas também são necessárias como prevenção também. Até mesmo cabelos virgens sofrem com os danos de agentes externos, como o Sol, por exemplo. Todo e qualquer tipo de cabelo necessita que essa reposição de água seja feita pelo menos uma vez por semana. A necessidade é maior em cabelos que passam constantemente por processos químicos e mecânicos.

Como fazer?
Para fazer uma boa Hidratação nos cabelos, não precisa gastar muito. Dentre os produtos recomendados para uma boa hidratação estão os shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes cuja maioria dos princípios ativos são hidrofílicos, ou seja, são compatíveis com água. São exemplos as vitaminas, os aminoácidos e sais minerais. Há também alguns silicones que são hidrossolúveis, mas aprofundarei esta questão em outra publicação. Essas substâncias além de reter a água nos fios também a atraem, como é o caso da Glicerina. Resumindo, para fazer uma boa hidratação, opte por cosméticos à base de vitaminas, aminoácidos e sais minerais, como máscaras cujo princípio ativo seja Vitamina A, Vitamina E, cítricas - que geralmente também são antioxidantes - Aloe Vera, Babosa, Jaborandi, e afins.

Dica: Use Glicerina apenas em dias úmidos, para não ocorrer o efeito oposto. A Glicerina tem o poder de absorver a água do ar e também, diminuir a velocidade com que a água evapora do fio, no entanto, se usada em dias secos, ela poderá retirar a umidade do próprio fio, ressecando-o.

Princípios ativos hidratantes:
Vitaminas do Alfabeto (A, B, C, D, E, etc); ativos de frutas cítricas como limão, laranja, tangerina e maracujá, aloe vera; aminoácidos da seda; colágeno hidrolisado; DNA Vegetal; d-pantenol; uréia; lanolina; colágeno vegetal; extrato de coco; dentre outros. Vale ressaltar que alguns princípios ativos também podem ser considerados nutritivos, porém, sua quantidade determinará se ele está agindo como princípio hidratante ou nutritivo em uma determinada máscara.

Dica: Evite máscaras de tratamento que contenham "Paraffinum Liquidum", "Mineral Oil" e "Petrolatum" em suas composições. Em uma próxima postagem pretendo aprofundar este assunto, mas por ora, se você ainda não sabe o que significam esses nomezinhos, saiba que eles prejudicam os fios porque "grudam" e impedem a entrada de princípios ativos de tratamento, sendo necessário muito shampoo - que geralmente contém sulfato de sódio - para retirá-los.

O termo "Hidratação"
Comumente falando, o termo "Hidratação" também é usado de forma generalizada sobre todo e qualquer tratamento feito no cabelo que não seja à base de químicas. No entanto, essa etapa do Cronograma propõe algo mais específico do que "qualquer máscara no cabelo" e sim, um produto especificamente hidratante, conforme a definição de hidratação. Ao predispor-se à seguir o Cronograma, tome cuidado com os rótulos e embalagens dos produtos e certifique-se de ler a composição para adquirir uma boa máscara hidratante, para não sobrecarregar os fios com outros tratamentos que sejam mais nutritivos ou reconstrutores, por exemplo. O segredo está no rótulo!

Simplificando
Eu costumo utilizar uma linha hidratante completa para a fase de hidratação, com direito a shampoo e condicionador hidratantes, além da máscara e leave in. No entanto, se a grana tá curta, ou você prefere fazer as coisas de modo mais simplificado o possível, compre apenas uma boa máscara hidratante e utilize-a junto com seu shampoo e condicionador de costume. Dentro do Cronograma Capilar, a Hidratação pode ser feita de duas à três vezes por semana, pois não sobrecarrega os fios. Escolha uma boa máscara e voilà!

Dica: É claro que pode utilizar receitinhas caseiras para hidratações! Basta estar atento ao princípio ativo utilizado na misturinha. Meu creme preferido para bombar com ampolas hidratantes é o Yamasterol branco.

Cosméticos Hidratantes que Indico:
Abaixo criei uma listinha de produtos hidratantes que eu uso/já usei e recomendo para a fase de hidratação. Alguns possuem resenha aqui no blog, outros não, porém, foram todos utilizados e aprovados por mim. Vale lembrar que cada cabelo corresponde de uma forma aos produtos, no entanto, fica como sugestão para experimentos. Não esqueçam de deixar suas indicações nos comentários, são sempre bem vindas! 

Shampoo e Máscara Hidratantes que estou usando no momento.
Linhas Hidratantes:
• Linha Rainbow, The Beauty Box
• Linha Gengibre Fresh Ginger, Inoar

Máscaras Hidratantes:
• Máscara Matizadora Legalmente Loira, Lola Cosmetics

Outros:
Yamasterol branco: Como ele é multifuncional, isto é, pode atuar como condicionador e também, creme de tratamento, inclui na categoria "outros". É um ótimo creme base para bombar com ampolas hidratantes e utilizar diariamente, também é meu melhor amigo na praia e piscina.
• •
Sintam-se à vontade para perguntar, acrescentar mais informações e dar dicas de produtos hidratantes que funcionam com vocês! Obrigada pela visita!

10 comentários :

  1. Sempre quis usar algo da Beauty Box, acho tão amor. Nunca tentei fazer cronograma capilar porque realmente não tenho disciplina, haha


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o cheirinho dos produtos é tão bom! *-* E quanto a disciplina, é tão simples, menine, só colocar na sua rotina de banho, nos dias em que lava o cabelo que nem dá trabalho!

      Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. Adorei seu blog!!!
    Só não entendi como seria pronuncia para ler o nome xD
    Sucesso!

    •☆• Memórias de uma Guerreira •☆•

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pronúncia seria "Asphyxia", "Asfixia". O 4 é só por similaridade com a letra A! xD Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Ameei, sempre quis fazer um cronograma capilar mais nunca tive paciencia haha' Já estou seguindo!
    beijos :*

    umanerdfashionista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a primeira parte, você vai ver como é fácil, fácil! Obrigada pela visita! <33

      Excluir
  4. Adorei o cronograma capilar! Antes eu só usava shampoo e condicionador, hoje em dia tenho vários produtos pro cabelo. Um que eu gosto muito é o leave-in da Alfaparf, ele tem água termal e foi ótimo pro meu cabelo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos da Alfaparf geralmente são excelentes, mesmo! Qual é o nome do que você usou? Obrigada pela visita, menine! <3

      Excluir
  5. Oi, adorei seu post, explicou bem e de forma simples a etapa da hidratação. Prefiro usar misturas naturais, e recentemente comecei a fazer co-wash também. Me explica uma coisa, sobre o yamasterol. Todo mundo fala super bem na net, mas quando eu fui olhar o rótulo descobri que tinha parabenos! Então, como lidar?
    Beijocas!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Quando eu chegar em casa vou olhar, faz um bom tempo que venho usando e não tinha reparado nisso. Ainda sim, eu gosto muito dele pra misturar ampolas e diluir tintas, tem sido minha melhor opção até o momento... Vou dar uma olhada! Obrigada por ter compartilhado isso! <3

      Excluir

Muito grata pelo contato, espero sempre ajudar! :3
You can contact me in english too! Be welcome! ♥

© 4SPHYXI4 - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: JAQUELINE CAMPOS .
Tecnologia do Blogger .
imagem-logo
The Alien